Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 31/jul/2013, 15:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Artur,

Porque é que não fazes análises a um lote de água preparada com esse sal?

Eu de vez em quando mudo de sal, porque me parece que usando sempre o mesmo sal podemos correr o risco de com as sucessivas TPAs, criar desiquilibrios no aquário resultantes da eventual falta ou do excesso de determinado elemento nesse sal.
Quando mudo de sal, normalmente faço os testes básicos para tentar compreender eventuais oscilações nos parâmetros da água.

Há um tópico neste forum (titulo???), onde eu em tempos, publiquei alguns dos testes que ia fazendo à água salinada e onde desafiei outros a fazerem o mesmo, pois pareceu-me que podia ser útil para quem, precisasse de com TPAs tentar corrigir algum parâmetro, mas como ninguém pareceu interessado nisto, deixei de o fazer; se calhar se tivessem ouvido o meu apelo, agora saberíamos indicar-te um sal com um teor de magnésio baixo...

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 01/ago/2013, 17:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
César Silvério Escreveu:
Porque é que não fazes análises a um lote de água preparada com esse sal?

Eu de vez em quando mudo de sal, porque me parece que usando sempre o mesmo sal podemos correr o risco de com as sucessivas TPAs, criar desiquilibrios no aquário resultantes da eventual falta ou do excesso de determinado elemento nesse sal.
Quando mudo de sal, normalmente faço os testes básicos para tentar compreender eventuais oscilações nos parâmetros da água.

Há um tópico neste forum (titulo???), onde eu em tempos, publiquei alguns dos testes que ia fazendo à água salinada e onde desafiei outros a fazerem o mesmo, pois pareceu-me que podia ser útil para quem, precisasse de com TPAs tentar corrigir algum parâmetro, mas como ninguém pareceu interessado nisto, deixei de o fazer; se calhar se tivessem ouvido o meu apelo, agora saberíamos indicar-te um sal com um teor de magnésio baixo...

Boas César,

Como me informaram na loja dos valores médios dos parâmetros deste sal dispensei os testes... Mas acho que realmente vou fazer pelo menos do Magnésio a ver se não estará muito alto no próprio sal.

Entretanto tenho visto na net vários testes do mesmo sal com valores diferentes... achei pouco fiáveis...

Mostraram-me também este software excelente para Balling, sais, etc.: Aqua Calculator
http://www.aquacalculator.com/acalc/Home-en.html
Nas FAQ tem uma secção com uma lista de sais e os respectivos parâmetros (Ca, Kh, Mg) ;)
http://mathgame.de/Aqua/WaterParameter_FAQ_eng.pdf (ver página 51)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/ago/2013, 21:04

Boas de novo César,

Acabei de testar agora o sal que uso, Coral Sea, com água de osmose: [Actualização: 08 Setembro 2013]

Temperatura = 23ºC (Seneye)
Densidade = 1024.5 (Densímetro) [correcção: Densidade = 1028.5!!!] Ignorar todas as medições seguintes...
Cálcio = 450ppm (Salifert)
Magnésio = 1410ppm (Salifert)
KH = 132ppm = 7.392ºd (Hanna Checker)
Potássio (K) = 370ppm (Salifert)

Agora a dúvida... acham que continue a usar este sal com os parâmetros de Ca e Mg elevados? Usar outro sal? Ou misturar com outro sal que tenha valores mais baixos?

Que tal este?
Imagem
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 09/set/2013, 02:57, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 04/ago/2013, 09:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Podes sempre aplicar mangues no teu sistema...
O Magnésio desceria... quase de certeza!

http://aquabahiasergipe.com.br/2010/07/ ... o-marinho/

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/ago/2013, 11:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Podes sempre aplicar mangues no teu sistema...
O Magnésio desceria... quase de certeza!

http://aquabahiasergipe.com.br/2010/07/ ... o-marinho/

Abraço
Pedro Ferrer

E porque não meter mais corais?

Abraços,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/ago/2013, 12:22

Olá Artur,

Pois, esse sal parece ser, pelo menos até o Mg baixar um pouco uma solução, mas se calhar depois vais ter que intervir para corrigir por exemplo o Kh, que está dentro dos parâmetros pretendidos e ao menor consumo ...

Acho que estás a ser demasiado fundamentalista; isto não é uma ciência exacta e não me parece que esse valor de Mg justifique grandes cuidados; isso com os consumos normais e se calhar com mais alguns corais, como diz o Pedro, vai ao sitio.

O óptimo, é inimigo do bom e isso como está, a mim parece-me quase bom.

Abraço

Mensagem 04/ago/2013, 18:51

Boas Pessoal,

A ideia dos mangues é boa mas já tive uns no refúgio e tive sempre dificuldade com a iluminação... a calha era demasiado baixa e eles iam queimando algumas folhas... e tipo meio ano depois não notava vantagens nos fosfatos e nitratos, então acabei por desistir deles... mas realmente dizem que consomem Magnésio especialmente na fase inicial em que formam as folhas e raízes.

A ideia de aumentar os corais também interessante. Especialmente para aumentar os consumos de Kh e Ca para afinar melhor o Balling. Haverá alguns corais que consumam mais Magnésio?

César, o meu receio em relação aos níveis elevados dos parâmetros tem mais a ver com a segurança que não dão no caso de haver um corte repentino nos consumos diários... com os parâmetros mais modestos, se houver uma queda nos consumos, o Balling vai subir os parâmetros ao longo de vários dias e dará hipótese para detectar o problema mais rapidamente. Se usarmos os parâmetros já nos limites (especialmente Ca e Mg), se houver falha nos consumos, os valores rapidamente ultrapassam os valores ideais então poderá ser prejudicial...
Em tempos li um excelente post no blog do João/Vasco Gomes sobre isto do Balling e do Sal:
Balling Light…tentar sempre manter os valores: Ca 400, Mg1250, Kh 8
Valores de Ca muitos elevados na ordem dos 500 geralmente provocam morte de alguns corais!! Na nossa experiência é sempre preferivel ter valores mais baixos do que valores muito altos de KH e Ca… Tivemos um episodio de descontrolo de Ca e KH que atingiram valores de 500 e tal e de 10 ou 11 que provocaram a morte de alguns SPS…Istoa conteceu a seguir a um episodio de AEFW que nos atacou as acroporas e assim dimuiu os consumos bruscamente…

TPAS, TPAS, TPAS….quantas mais melhor
Mas sempre com os parametros iguais aos que temos ou queremos manter no aquario, caso contrario desiquilibra-se a adicções de balling! Dai que a escolha de um sal que tenha os valores ideias de agua de um Reef seja imperativo!! Nós usamos neste momento o sal Red Sea normal! No passado, com a introduçao do novo sal da Red Sea Coral Pro que apresenta valores muito elevados de KH (12) e de Ca (480), a 1,025 provoco nos um desequilibrio de valores no aquario que levou a perda de varios corais!!! Entre 10-20% por semana é o que faço agora com bons resultados.

http://reefcentral.pt/2012/12/13/erroslicoes-dos-ultimos-3-anos-de-reef/
;)
Imagem

Mensagem 04/ago/2013, 19:13

Entretanto há um problema que me assola nos últimos dias, tipo desde quinta/sexta-feira...

De um momento para o outro as Euphyllias, os actinodiscus, a Sinularia, retrairam os pólipos... e desde então ainda não voltaram ao normal... uma foto para ilustrar:
Imagem

Na quinta-feira fiz um teste de Potássio que deu 380ppm e de seguida adicionei 150ml da solução de Cloreto de Potássio para subir uns 15ppm.

Na quinta-feira também aumentei o doseamento do Kh de 20ml/dia para 40ml/dia, mantendo o de Ca nos 5ml/dia. No Sábado e vendo que o Kh apenas se mantia (nos 6.6ºd), aumentei o Kh para 60ml/dia, mantendo os 5ml/dia do Ca.

Na sexta-feira limpei e aspirei a Sump e o Refúgio. E retirei o carvão activado que tinha num saco de rede já com 4 a 5 semanas, substituindo por um novo reactor fluidizado com 500ml de carvão Tunze novos. E retirei o filter bag de 200 microns (a Sump ficou lotada, tenho de arranjar espaço a ver se consigo meter o suporte do filter bag de novo).

No Sábado fiz uma TPA de 90 litros com água de osmose + sal CoralSea, a ver se estes sintomas passavam mas continuam os corais com pólipos retraídos...

Fiz testes do Kh quinta, sexta e Sábado, e em todos eles deu o valor de 6.608ºd.

Suspeitas:

O novo reactor fluidizado trazer algum tipo de poluente químico?

O doseamento desequilibrado do Ca e Kh (com o aumento apenas do Kh) ter alterado o Ph? E actualmente estou com o Seneye sem slide então o Ph é dos únicos parâmetros que não tenho medido...

Nível de Magnésio demasiado elevado (1455ppm)?

PS: Reparem no aspecto óptimo das Euphyllias a 26 Julho:
Imagem
Imagem

Mensagem 04/ago/2013, 20:01

Olá outra vez,

Eu também não sou apologista de manter os parâmetros nos limites superiores.
O meu target é o da média da água natural nas zonas de recife, que anda se não me engano à volta de Kh - 6,5/7, Ca- 400/420 e Mg -1300 , mas como o meu aquário consome, não ando demasiado preocupado em baixar os níveis quando estão um pouco elevados.
Acho que depois de algum período de desregulação, o teu aquário corre agora o risco de "excesso de zelo", o que também não é bom, pois normalmente isso conduz a variações pouco desejáveis; a estabilidade, mais do que a precisão, parece ser uma coisa muito importante para os corais.
Penso que desvios como os que tens no Mg, não justificam grandes mexidas; eu tentataria o sal com menos Mg e pronto.

Abraço

Mensagem 05/ago/2013, 02:34

Testes da semana... 04 Agosto 2013

Temperatura (Seneye) = 25.5ºC
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.03ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 440ppm
Mg (SF) = 1425ppm
Kh (HC) = 122ppm (= 6.832ºd)
K (SF) = 380ppm

O melhor resultado de Fosfatos desde o início do crash! \m/ Cada vez estou mais surpreendido com esta recuperação do sistema... por este andar quer-me parecer que terei condições para manter até os mais difíceis SPS, tipo Acroporas e afins. B-)

O Cálcio e o Magnésio não estão muito longe dos níveis do sal CoralSea. Às tantas o melhor é tentar ajustar os parâmetros para igualar o do sal e ver como as coisas evoluem.

O Kh de ontem para hoje subiu 0.2ºd! Pelos meus cálculos, lá para quarta-feira o Kh deverá atingir os 7.4ºd (igual ao do sal). E então a partir daí reduzir a dose actual (60ml/dia) para uma inferior apenas para manter (talvez os 40ml/dia). B-)

O Potássio andei a tentar subir ligeiramente para nada. Queria os 400ppm mas o sal tem 370ppm então com a última TPA de 90 litros está nos 380ppm. Acho que vou apontar para manter os 370ppm. Futuramente poderei é adicionar uma porção de cloreto de Potássio a cada nova água para as TPA para assim tentar manter um nível de 400ppm se for ideal. (?)

As Euphyllias e corais moles continuam retraídos... não faço a mínima ideia... os parâmetros parecem estar bem razoáveis... pelo sim pelo não, caso se trate de algum químico tóxico/poluente, coloquei mais uns 500ml de carvão activado, no mesmo saco de rede que usava até então, junto da queda de água na Sump.
Imagem

Mensagem 09/ago/2013, 00:23

Novidades... 08 Agosto 2013

Com base nos bons resultados de fosfatos mais recentes (0.06, 0.04 e 0.03ppm), e recorrendo a este excelente artigo:
http://reefbuilders.com/2008/09/03/guide-of-sps-coral-coloration-make-them-more-vivid-bright/
resolvi avançar de novo para SPSs e trouxe hoje 5 frags de Acroporas num bom negócio, cada um sensivelmente equivalente às 5 cores que o artigo refere. :)

Imagem

Da esquerda para a direita: amarela, verde, azul, rosa, violeta.
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Amarela (Acropora Millepora)
Imagem

Verde (Acropora ???)
Imagem

Azul (Acropora Echinata)
Imagem

Rosa (Acropora Millepora)
Imagem

Violeta/Azul (Acropora Staghorn)
Imagem
Imagem

Mensagem 09/ago/2013, 01:19

As cores dos corais nos originais das fotografias ficam um pouco azuladas, acho...

Aqui uma mesma foto...

Original:
Imagem

Tentei corrigir com o Picasa3 (cor automática e contraste automático):
Imagem
A amarela, a verde e a rosa já ficaram com as cores mais reais. B-) A Echinata ainda está em recuperação do azul (ainda estava assim na loja). E a última com a correcção de cor acho que ficou pior... na original a cor está mais parecida com a real.
Imagem

Mensagem 09/ago/2013, 01:51

Em relação aos pólipos retraídos das Euphyllias, Sinularia e Actinodiscos, poderá a ver com um baixo valor de fosfatos (0.03ppm) e um sinal de falta de alimento (nitratos e fosfatos)? :-\
Imagem

Mensagem 10/ago/2013, 23:27

Novidades... 10 Agosto 2013

Precisava de um layout de rocha mais elevado e desde há uns tempos que andava a namorar este pilar da Aquaroche que estava numa loja...

Foto do pilar no aquário de exposição da loja (com flash para se ver melhor):
Imagem

Será o de 35/38cm de altura da Aquaroche:
Imagem

Trouxe hoje e já coloquei no aquário. Ainda não está na posição definitiva, mas agora com este reforço, e para um nabo dos layouts como eu, já será mais fácil ter umas boas bases para colocar corais mais necessitados de PAR mais perto da luz. B-)
Imagem

Mensagem 10/ago/2013, 23:46

Fotos... 10 Agosto 2013

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 10/ago/2013, 23:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite Artur

Sempre a tentar melhorar... evoluir! Parabéns!
E obrigado pelo artigo.
Espero(amos) o feedback desse teste das 5 cores.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 11/ago/2013, 02:42

Pedro Ferrer Escreveu:
Sempre a tentar melhorar... evoluir! Parabéns!
E obrigado pelo artigo.
Espero(amos) o feedback desse teste das 5 cores.

Boas Pedro,

Obrigado. Com a identificação dos problemas há uns meses atrás e adoptando entretanto umas medidas para os corrigir, o sistema parece agora finalmente estar mais preparado para manter os corais mais difíceis. B-)

Ainda tenho pouca experiência com Acroporas mas estou a gostar das cores dos frags. O amarelo ainda é um pouco difícil distinguir se está amarelo ou mais para o esverdeado, pois a cor parece ser essencialmente nos pequenos pólipos. Já a Acropora verde, a rosa com pontas azuis e a azul/violeta, também com óptimas cores aparentes. E a Echinata aos poucos já parece ganhar umas tonalidades azuis especialmente no topo dos ramos.

Aquele artigo é realmente útil e tem umas dicas que até agora desconhecia. Para a cor amarela: ter os Nitratos e Fosfatos reduzidos (igual ou próximo de 0 e 0.03). Para os verdes doseamos Ferro. Os azuis mantemos o Potássio próximo dos 400ppm. E depois os rosas e os lilazes devem ficar com bom aspecto. :)
Imagem

Mensagem 11/ago/2013, 02:51

Este Sábado arranjei também testes Salifert de Iodo de de Estrôncio.

Fiz há pouco os primeiros testes e os procedimentos não são dos mais fáceis, especialmente na comparação com tabela de cores, na identificação da transição de roxo para azul (muito subtil), etc., então estes resultados iniciais provavelmente não são fiáveis. Mas foram estes:
Estrôncio sensivelmente igual a 4.
Iodo (Iodide) <= 0.01.
E a serem fiáveis estão ambos baixos... o Estrôncio idealmente entre 10 e 16 ppm (segundo a Salifert), e o Iodo deveria estar entre os 0.03 e os 0.06 ppm (também segundo a Salifert).

Fiz apenas o procedimento para testar "Iodide". Tem também para o "Iodate". Fala que há diferenças entre os dois mas não refere qual o mais testado. :-\ Supus que o "Iodide".

Como fiz os testes com a iluminação do refúgio já no final, presumo que as macro-algas tenham consumido a maioria destes elementos. Então proximamente novos testes logo uns 10 minutos +- a seguir a adicionar os aditivos de Iodo e Elementos-traço habituais, com iluminação do refúgio desligada e escumador parado, para tirar as dúvidas. :)
Imagem

Mensagem 11/ago/2013, 23:17

Fotos... 11 Agosto 2013

Experimentei tirar fotos com a máquina em modo Manual e usar uma função "Avaliar Balanço Brancos". Parece que resultou, ajustou automaticamente a temperatura de cor (?) e as cores parecem semelhantes às reais. B-)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E mais umas, gerais, igualmente fotografadas após inicialmente fazer o "Avaliar Balanço Brancos". Acho que já não preciso de editar fotos agora. B-)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 13/ago/2013, 22:36

Chelmon Rostratus II [23 Fevereiro 2012 - 13 Agosto 2013] :( Foi fantástico enquanto durou (ainda viveu um anito e meio)... B-)

Imagem
(Fotografia mais recente, de 27 de Julho de 2013)
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros