Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/jul/2013, 15:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D ,

Pois é ... isto tem andado devagarinho mas tem andado ...

Durante semanas esteve assim:
Imagem

Alguns corais já se andam a sentir com a falta de luz pelo que urge acabar a iluminação rapidamente.

Se tudo correr bem para a semana já recebo os PCBs que me fazem falta para acabar a iluminação como deve de ser.

Entretanto mais uma vez o João Tomás deu cá um salto a casa para ajudar a fazer o layout. Ajudar é como quem diz pois a ideia é toda dele. ^:)^ ^:)^ ^:)^

Ficou fantástico. Acho que é a primeira vez em doze anos que tenho um layout que realmente gosto. Simples e com imenso espaço para colocar corais.

O aquário tem três frentes por isso três fotos. Não liguem aos corais lá postos em cima pois fi-lo só para lhes poder dar mais luz pois há corais que estão mesmo a ressentir-se com falta de luz.

Lateral Direita:
Imagem

Frente:
Imagem

Lateral Esquerda:
Imagem

Espero que gostem.

Próximos passos é acabar a parte eléctrica e de iluminação!

Ao João .... Muito e muito obrigado por tudo o que tens ajudado.

À Guida (Esposa do João) ... Muito e muito obrigado. Acabou por ser ela a tomar conta dos meus filhotes enquanto a malta amassava epoxy :-bd

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jul/2013, 16:20

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

adorei o layout,tem muito potencial :)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 28/jul/2013, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Boas Rui ficou muito porreiro parabéns!!!!

Mas agora a moda esta mais virada para o layout suspenso agora tambem gostava de ter o meu assim :-w :-w :-w

Mensagem 28/jul/2013, 20:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite

Very nice!!! :D

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 28/jul/2013, 21:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Cool ;)

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 4 Beta
Cump.
Anthony

Mensagem 29/jul/2013, 12:50

Carlos Mota Escreveu:
boas

adorei o layout,tem muito potencial :)

Também estou a gostar. Aliás quando mais olho para ele mais gosto!

Ricardo Maia Escreveu:
Boas Rui ficou muito porreiro parabéns!!!!

Mas agora a moda esta mais virada para o layout suspenso agora tambem gostava de ter o meu assim :-w :-w :-w

Pode até ser moda o suspenso e o "clean" mas que dá muito mais jeito para fazer manutenção ... ahhhh isso dá!

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Abraço
Pedro Ferrer

Thanks. Quando é que vamos fazer o teu?

Anthony Neto Escreveu:
Cool ;)

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 4 Beta

Obrigado Anthony.

Abraços,
Rui

Mensagem 29/jul/2013, 13:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Esta bem encaminhado =)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 29/jul/2013, 14:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70

Gostei bastante do teu layout, muitos parabéns a ti e ao João Tomás. Acho que quando tiver os corais em cima ainda se tornará mais elegante. Boa sorte.

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 04/ago/2013, 11:46

Bom dia

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Abraço
Pedro Ferrer

Thanks. Quando é que vamos fazer o teu?

Abraços,
Rui

A ver se nos encontramos para limar arestas!
Esta semana vou estar por casa.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/ago/2013, 21:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Rui esse layout é brutal, muitos parabens, gosto do teu estilo... ;)

Mensagem 04/ago/2013, 22:36

Armando Fernandes Escreveu:
Esta bem encaminhado =)

1 Abraço,
Armando

Obrigado Armando. Parece que sim tirando o ainda problema da iluminação ... Hoje espero que fique resolvido.

António Durães Escreveu:
Olá Rui,

Gostei bastante do teu layout, muitos parabéns a ti e ao João Tomás. Acho que quando tiver os corais em cima ainda se tornará mais elegante. Boa sorte.

Cumprimentos.
António Durães

Epá ... os parabéns aqui são para o João Tomás ... eu só amassei epoxy :ymblushing:

Pedro Ferrer Escreveu:
A ver se nos encontramos para limar arestas!
Esta semana vou estar por casa.

Abraço
Pedro Ferrer

Epá ... limar arestas é coisa que gosto de ouvir.
Não queres dar cá um salto a casa já que estás de "férias"? Vias as coisas, podes trazer a famelga e passar a tarde na piscina.

Hoje correndo bem acabo a calha e depois tenho que voltar ao Arduino e às respectivas caixas.

Paulo Pinto Escreveu:
Rui esse layout é brutal, muitos parabens, gosto do teu estilo... ;)

Obrigado Paulo ... também acho o layout brutal. De dia para dia gosto mais. Ainda tenho que amassar mais um pouco de epoxy para tapar as bracadeiras mas isso está para segundo plano enquanto não acabar a calha.

Novidades no próximo post ;)

Abraços,
Rui

Mensagem 04/ago/2013, 23:29

E pronto ... cá vamos nós para o próximo post.

Com tudo montado comecei a sentir os corais a ressentir-se. O porquê já sabia há muito mas faltava-me vontade e material para resolver o problema. ILUMINAÇÃO.

Finalmente este FDS decidi pôr mãos à obra. Ainda não está a 100% pois falta receber os PCB que vão levar os LDD-700H mas espero que fique funcional até os receber.

Só não vou implementar o controlo de iluminação por Arduino mas a seu tempo quando montar finalmente os PCB (espero recebê-los esta semana) isso fica resolvido.

Assim começou a saga de desmontar as calhas com a montagem antiga. Retirar os leds, limpâ-los de massa térmica, dessoldar os fios, fazer fios novos, estanhar pontas e soldar tudo de novo. Ainda por cima fui fazendo calha a calha para os corais não ficarem sem luz durante dois ou três dias.

Aqui está o material velho. Se alguém o quiser terá que o ir buscar ao caixote do lixo mais perto de minha casa. :ymdevil: Não tenho coragem para dar e muito menos para vender ... 40€ directo para o caixote.
Imagem

Depois foi terminar a parte mecânica da coisa. Furações (total de 620 furos) mais limar arestas, mais suportes para a calha, suporte para a fonte, suporte para os PCB, etc ...
Imagem

Tarefa seguinte? Começar a colocar os LEDS com massa térmica, parafuso, porca e anilhas.
Imagem

Nesta fase já estava em contagem decrescente (e desesperante). O João para não variar é que me aturou.
Imagem

Imagem

Imagem

Depois desta fase pronta ... Vai de testar tudo primeiro. Alguém consegue orientar-se nesta fiarada toda? Eu confesso que me vi um pouco aflito.
Imagem

Ainda bem que decidi testar antes de cortar, descarnar e soldar fios ... Apanhei um LED queimado (já estava na calha antiga)
Imagem

Cada 5 LEDS estão a consumir 700mA e 33V (aqui acho que vou ter que puxar só um bocadinho a fonte para cima. Está regulada para 36V mas os limitadores de corrente dão à saída menos 3V que na entrada. Para chegar aos 35V à saída (5 LEDS x 7V) tenho que puxar a fonte mais um pouquito.
Imagem

E pronto ... fiozitos já todos organizados. Lembram-se no inicio de ter aqueles ligadores eléctricos? Aquilo fazia perder um pouco de tensão na calha pelo que optei por soldar todos os fios. Para além que fica mais limpo e vai pemitir uma melhor refrigeração.
Imagem

Entretanto e enquanto podia fazer barulho aproveitei para furar o tecto para suportar a calha. Coloquei a calha em cima do aquário e com um nível laser marquei o tecto. Depois foi só cobrir para o aquário não apanhar aquele pó e pronto ...
Imagem

Tou só à espera que o meu filhote adormeça de vez para poder ir acabar a calha. Falta montar a fonte, os limitadores de corrente, as ventoínhas e pronto.

Espero que amanhã os corais e peixes já acordem com a nova iluminação.

Tenho também que medir o PAR da calha pois estou desconfiado façe aos iniciais 40PAR no areão a 40cm de coluna de água. Agora com 55cm quero ver o que é que eles fazem. :ympray: :ympray: :ympray:

Estou mesmo em modo "reza" e modo "dedos cruzados" ...

João, já sabes ... não te esqueças de trazer o seneye amanhã!

Abraços,
Rui

Mensagem 05/ago/2013, 00:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
grande calha, até deve cegar os corais :D se soube-se tinha lhe pedido para guardar as calhas antigas... :( vá colocando os progressos

Mensagem 05/ago/2013, 01:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas Rui ...

Isso esta muito bom quer a nivel de layout como de calha ...

Esse layout esta simplesmente brutal parabens ao Joao tomas, prevejo ai umas belas acroporas a crescer e uns belos lps a sombra das pedras , sim senhor gosto muitooooooooo ...

Quanto a calha devo te dizer que é preciso ser doido ;) ;) tanto fio , axo que eu so soldava a primeira fila ;) :) ...

Assim que tiveres mete ai umas fotos da calha a trabalhar ...

Abração

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/ago/2013, 08:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Rui,

Antes de mais obrigado por nos receberes (mim e a Isabel), na tua casa nova =)

De facto tens ai um local perfeito para as tuas ideias e projectos, o layout está excelente... falta é limpares um bocadinho o aquário, essas algas verdes não ficam ai nada bem :P

Em relação a calha, gabo-te a paciência... mas agora é ver o resultado final por cima do aquário =)

Obrigado pelas dicas do arduino =)

Ps: o carro ainda tem bateria? :))

1 Abraço,
Armando

Mensagem 05/ago/2013, 09:00

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Muito bom aspeto!

E uma foto já montada? Isso é que era! :)

Mensagem 05/ago/2013, 13:34

Boas ;) ,

Paulo Pinto Escreveu:
grande calha, até deve cegar os corais :D se soube-se tinha lhe pedido para guardar as calhas antigas... :( vá colocando os progressos

Que calhas antigas? o Alumínio e o acrílico?

Para que é que querias aquilo? Para dissipação de calor em leds não de certeza ... :D

Paulo Oliveira Escreveu:
Boas Rui ...

Isso esta muito bom quer a nivel de layout como de calha ...

Esse layout esta simplesmente brutal parabens ao Joao tomas, prevejo ai umas belas acroporas a crescer e uns belos lps a sombra das pedras , sim senhor gosto muitooooooooo ...

Quanto a calha devo te dizer que é preciso ser doido ;) ;) tanto fio , axo que eu so soldava a primeira fila ;) :) ...

Assim que tiveres mete ai umas fotos da calha a trabalhar ...

Abração

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

Epá .... e ainda está pior em termos de fiarada (ver próximo post). O que vale é que é temporário que vai ficar tudo arrumadinho assim que receber os PCB para colocação dos drivers da meanwell.

Armando Fernandes Escreveu:
Rui,

Antes de mais obrigado por nos receberes (mim e a Isabel), na tua casa nova =)

De facto tens ai um local perfeito para as tuas ideias e projectos, o layout está excelente... falta é limpares um bocadinho o aquário, essas algas verdes não ficam ai nada bem :P

Em relação a calha, gabo-te a paciência... mas agora é ver o resultado final por cima do aquário =)

Obrigado pelas dicas do arduino =)

Ps: o carro ainda tem bateria? :))

1 Abraço,
Armando

Foi um prazer Armando. Quando quiserem aparecer estão à vontade.

Só faz falta mesmo é água no teu aquário .... Isso está para quando?

Epá algas é normal. O aquário está em ciclo e nunca limpei os vidros. Muito bom está ele :D
Mas agora que pendurei a calha já vou tratar de limpar e aspirar o areão.

Sim, deixei o carro a trabalhar durante 10m e no dia seguinte estava porreiro. Obrigado. Safaste-me o dia.

Hugo Figueiredo Escreveu:
Muito bom aspeto!

E uma foto já montada? Isso é que era! :)

Ver próximo post .... :D

Abraços,
Rui

Mensagem 05/ago/2013, 13:47

E pronto ... novo post.

Finalmente ao fim de um ano e um mês desde que comecei a montar estes LEDS .... fez-se luz. :p

Fiarada ainda há muita pelo ar por falta dos PCB. Quando chegarem e ficarem montados 90% dos fios desaparecem.

Imagem

Vejam a confusão :-o
Imagem

Ainda tem bracadeiras para segurar tudo mas isso desaparecerá pois os PCB irão ser aparafusados à calha.

Teste de luz pronto. Falta um LED azul que queimou mas amanhã já vou buscar outro para substituir.

Imagem

Calha pendurada. Definitivamente tenho que ir aspirar o areão!
Imagem

Não o fiz antes mesmo por impossibilidade. O João Tomás que o diga tal era a quantidade de leds e fontes de alimentação e fios em cima do aquário. Como é que aquilo não caiu tudo lá dentro para mim ainda é um milagre, mas como precisava de luz para os corais ... olha ... foi o que se conseguiu. O certo é que não me atrevia a chegar perto quanto mais a meter a mão dentro do aquário para limpar vidros ou areão.

Verdade seja dita também que me parece que para um aquário em ciclo a coisa até está muito boa.

E Deus disse ... "Faca-se luz ..."
E a luz fez-se :D
Imagem

Uma coisa é certa ... os corais deviam estar mesmo com muita fominha .... Passados 10m da nova luz ligada a extensão de pólipos era inacreditável comparada com o antes ...

Falta só medir o PAR para ver se está alguma coisa de jeito. Confesso que se não estiver isto vai tudo para o caixote do lixo directo. Não gasto nem mais um tostão ou mais 1 minuto que seja da minha vida para tentar compôr. (bem aparte do trabalho que falta para montar os PCB e substituir o LED azul.

Espero que gostem.

Abraços,
Rui.

P.S: agora que acabou estou oficialmente aborrecido =)) =)) =))

Mensagem 05/ago/2013, 14:08

Bom... e então qual é mesmo o próximo DIY ? :D
Ayrton Senna

Mensagem 05/ago/2013, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Grande maratona oh Rui :D

Bem isso ta a mandar uma bujarda!!! tenho de ir ai medir o PAR a isso antes que cosas os corais!!!

O layout pelo feedback ficou mesmo fixe, era o que eu dizia...so me apetecia era agarrar no teu layout e levar pro meu eheheh

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros