Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/Oct/2013, 11:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Joao Tomas Escreveu:
Isso tem muito bom aspecto ;)

Espera até estar verde .... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/Oct/2013, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Tambem quero...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Mensagem 11/Oct/2013, 16:38

Boas :D ,

Malta ... quem perceba de electrónica ...

Abri a fonte de alimentação pifada e descobri o culpado. O resto da fonte parece estar tudo bem.

Alguém consegue identificar o componente para que eu possa substituir e com sorte ficar com a fonte a trabalhar outra vez?

Já ficava de backup.

Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 11/Oct/2013, 18:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Isso parece ser o condensador que pifou é barato 1€

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 11/Oct/2013, 19:04

José Santos Escreveu:
Isso parece ser o condensador que pifou é barato 1€

Abraço
José

Pois ... o problema é: Que condensador?

Abraços,
Rui

Mensagem 11/Oct/2013, 21:38

Rui, no condensador está escrito de lado os valores, 250V e (xxxpF) picofarad ou (xxxnF) nanofarad.

Abraço
José

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 11/Oct/2013, 21:42

Parece ser 250V 820uf microfarad, :D

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 12/Oct/2013, 01:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
não sei se sera um condensador.... o que diz no componente? tens maneira de medir o ESR do mesmo ?

Mensagem 12/Oct/2013, 10:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
pela imagem que colocaste o que esta pifado ´´e ao lado do condensador , e isso ´´e um varistor. tens de o desoldar para ler o que diz la... isto se ainda der para ler... se nao leva a uma casa de electronica que eles pela cor dele vao la... mas e peça ´´e um varistor. condensador ´´e as duas bobines que estao ha frente.

Mensagem 12/Oct/2013, 11:01

Obrigado a todos pela participação!

A realidade é que não se consegue ver mesmo nada que aquilo queimou e partiu tudo. E não dá mesmo para ver nada porque aquilo desfaz-se em pó quando se lhe toca.

Imagem

Com esta imagem acham que temos consenso sobre o que será?

Abraços,
Rui

P.S: não faço a mínima ideia do que será o ESR.

Mensagem 12/Oct/2013, 11:06

se pifou , e queimou dessa maneira.. verifica tambem a bobine do transformador pois pode estar queimada.. e se estiver mais vale comprar um fonte nova...

Mensagem 12/Oct/2013, 11:11

Boas outra vez,

Será isto?

http://shop.rabtron.co.za/catalog/varis ... lrsgt8g5e7

Abraços,
Rui

Mensagem 12/Oct/2013, 11:19

A ler umas coisas começo a ficar convencido que realmente é um Varistor. Na net uma das coisas que vi é que más soldaduras podem fazê-lo queimar e na realidade aquele componente está tão mal soldado que simplesmente abanando duas vezes o perno fiquei com ele não mão.

Agora, sendo mesmo um Varistor, sendo que a sua função (se percebi bem) é proteger o circuito contra picos de tensão (a resistência é mínima e por isso há um pico de intensidade que queima o componente) quais serão as características dele para que possa comprar um substituto?

Abraços,
Rui

Mensagem 14/Oct/2013, 13:46

Boas ;) ,

Mais uma vez o João Alves indicou-me a referência do Varistor e já vem a caminho para tentar recuperar a fonte de alimentação.

A outra fonte que entretando comprei vem a caminho mas infelizmente ainda não deixou Inglaterra por isso tenho que continuar à espera.

O que me vai safando é o João Tomás que me emprestou a sua antiga calha T5 e vai dando para aguentar o aquário embora gastando mais 200W/h do que aquilo que queria ... mas pronto. É a vida.

Só o que me chateia é a aclimatização dos corais de volta aos LEDs.

Entretanto chegou também o reactor de phyto e já está a lavar com uma solução diluida com lexívia. Depois será largamente lavado com água corrente para garantir que não há possíveis contaminações.

Imagem

Ver se começo a cultura ainda esta semana assim que resolver o problema da iluminação!

Abraços,
Rui

Mensagem 15/Oct/2013, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

essa marca CT, mandaste vir de uk ? como classificas em relação a construção ? e fugas? etc? tava a pensar num reactor de cálcio deles...

Mensagem 15/Oct/2013, 09:38

Pedro Sousa Escreveu:
boas rui, exacto é um varistor!

essa marca CT, mandaste vir de uk ? como classificas em relação a construção ? e fugas? etc? tava a pensar num reactor de cálcio deles...

Boas,

Sim. Mandei vir de UK ...

Quanto à construção posso dizer-te que não tem os acabamentos de um Vertex ou BK mas raios aquilo está construído para durar uma vida.

Extremamente funcional e super robusto.

Veio muito bem embalado, as instruções são claras e vem no site deles e o Dave tem um serviço pós venda muito bom.

E ainda por cima o preço. Mesmo com portes fica baratíssimo. Por exemplo um reactor igual da grotech de 20l custa 500/600€ se mandares vir de fora. Este de 5l com portes (caríssimos) ficou em 75€ e o de 10l é só mais 25€

Abraços,
Rui

Mensagem 15/Oct/2013, 11:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Boas ;) ,

Mais uma vez o João Alves indicou-me a referência do Varistor e já vem a caminho para tentar recuperar a fonte de alimentação.

A outra fonte que entretando comprei vem a caminho mas infelizmente ainda não deixou Inglaterra por isso tenho que continuar à espera.

O que me vai safando é o João Tomás que me emprestou a sua antiga calha T5 e vai dando para aguentar o aquário embora gastando mais 200W/h do que aquilo que queria ... mas pronto. É a vida.

Só o que me chateia é a aclimatização dos corais de volta aos LEDs.

Entretanto chegou também o reactor de phyto e já está a lavar com uma solução diluida com lexívia. Depois será largamente lavado com água corrente para garantir que não há possíveis contaminações.

Imagem

Ver se começo a cultura ainda esta semana assim que resolver o problema da iluminação!

Abraços,
Rui

BoaS Rui

para que servem os amigos... :D
Esse reactor tem bom aspecto, nem tudo tem que ser de marca para ser bom,estive numa fabrica de montagem de leds que monta calhas para 2 empresas muitoooooo conheçidas e que sao consideradas das melhores e olha que nao é isso que se vé lá.... estao la outras marcas e os leds e a construçao sao a mesma, visto inloco.
Para a semana ja tens isso tudo resolvido, superas todos os obstaculos, falta-te é um pouco de tempo.... :((
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 15/Oct/2013, 13:45

Paulo Bravo Escreveu:
BoaS Rui

para que servem os amigos... :D
Esse reactor tem bom aspecto, nem tudo tem que ser de marca para ser bom,estive numa fabrica de montagem de leds que monta calhas para 2 empresas muitoooooo conheçidas e que sao consideradas das melhores e olha que nao é isso que se vé lá.... estao la outras marcas e os leds e a construçao sao a mesma, visto inloco.
Para a semana ja tens isso tudo resolvido, superas todos os obstaculos, falta-te é um pouco de tempo.... :((

Um pouco de tempo Paulo ... nem para me coçar actualmente. Estou com 4 projectos enormes às costas. Tenho feito noitadas atrás de noitadas e não há meio do trabalho ter vazão!

Entretanto recebi a fonte nova hoje ... e os Varistors tb ...
Tava todo contente até ligar a fonte (não funciona) e até resoldar o varistor (mais alguma coisa deve ter queimado que aquilo não funciona)

Deve ter levado porrada forte a fonte pois vinha toda amachucada. Mandei mail para o vendedor que me pediu para a abrir.

Vejam o resultado:

Imagem

Imagem

Tou mesmo em maré não !!!!

Abraços,
Rui

Mensagem 15/Oct/2013, 16:15

eu avisei.. lolol se o varistor pifou , verifica a bobine tambem pois normalmente tambem vai ha vida... basta passar pelo fusivel que nunca vai um componente so ha vida...

Mensagem 15/Oct/2013, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Porra, isso foi porrada da grande que levou X(

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros