Boas

,
Gil Miguel Escreveu:
Boas Rui
Essa sump está um um luxo! A queda de agua, o vidro para apoiar as tubagens,etc!
O resto com a tua experiência e dedicação vai ao lugar rapidamente
Abraço
Luxo não sei mas que é grande para caraças lá isso é ...
De resto é como disse mais atrás ... Se isto agora não correr bem é mesmo asneira do dono.
Paulo Oliveira Escreveu:
OMG ... Esta é A SUMP TOP .... Está demais , Adoro , tudo bem organizado , tudo mesmo no ponto ...
Agora é meter esse aqua a bombar , alguma ajuda que precises ja sabes apita amigo ... mas digo-te já que essa sump deixa-me invejoso

Epá tens material e espaço para fazer o mesmo ...
Anthony Neto Escreveu:
Bem porreiro
De certeza que vai sair dai um bom aquário

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Bem o aquário já está montado à mais de 7 meses ... e tenho tido muitos problemas para controlar nutrientes. Ou tenho a menos ou tenho a mais ...
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite Rui
Qualidade e sabedoria!
Abraço
Pedro Ferrer
Obrigado Pedro ... Isto está é uma treta para ir buscar água! Temos mesmo que encher mas é o teu.
Paulo Bravo Escreveu:
Já sao dois!!!!Sabedoria , dedicaçao e muita força de vontade!!!
Obrigado Paulo ... Conheces a SUMP?
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Ola Rui,
Tenho estado ausente da aquariofilia e consequentemente não tenho acompanhado o teu tópico.
Está a ficar tudo top como sempre.
E acabamentos exteriores? No teu aquário anterior o móvel também enchia o olho.
Precisas mesmo do zeovit nesta altura? Não é uma complicação a mais para um sistema que esta a evoluir?
Abraço
ps: os meus sentimentos pelas tuas perdas recentes
Acabamento exteriores não há ... Isto é um espaço só meu e os acabamentos exteriores são vigas de betão
Não Sérgio. Tenho mesmo um problema com nutrientes. Ou tenho a mais ou tenho a menos não consigo equilibrar o aquário. Ao fim de 6 meses já era para estar em condições.
Já tentei de tudo. TPA semanais, de 15 em 15 dias, mais água, menos água, controle com anti-fosfatos, etc ...
Por isso quando me falaram de Zeovit decidi experimentar. O método logo na primeira parte faz exportação de nutrientes e produz alimentação para os corais ao mesmo tempo. O resto que não será para já será depois para "afinar" as cores. Mas para já o meu principal objectivo é controlar nutrientes e manter os corais alimentados como deve de ser.
E actualização do teu aquário?
Ricardo Oliveira Escreveu:
Muito bom.
Tudo muito bem organizado.
Tem tudo para dar certo. É ver ai a coralada a crescer

Pois ... isso da coralada a crescer é o que a malta quer ...
Entretanto a evolução da coisa.
Falta acabar a parte electrica (que está quase) e a tubagem que irá ligar à terceira torneira para me fazer a circulação de água internamente na SUMP para não deixar assentar detritos.
Comecei hoje o método de Zeovit depois de fervido o carvão activado e de ter os Zeolitos de molho durante 24h.
Aproveitei que estou a começar Zeovit para ajudar com o ciclo de areia que coloquei nova. Sugar size que esteve de molho em água de osmose durante 2 semanas (com trocas de dois em dois dias até a água medir fosfatos a zero).

É uma camada de areia mesmo muito fininha só mesmo para tapar o fundo. Aquilo que notei imediatamente depois de meter o areão é que a porcaria dos peixes não assenta no fundo e mantêm-se na coluna de água até sair para a SUMP.
Estava um pouco preocupado que fosse areão pelo ar mas pelo contrário não tive nada disso. Vamos ver amanhã como é que está. Tenho só que reforçar com uns turbos e uns strombus a equipa de limpeza.
Espero que gostem.
Abraços,
Rui