Hummm...
Na minha opinião, na prática o carvão não reduz muito os nutrientes (acho que há confusão entre nutrientes e compostos organicos/inorganicos).
O carvão ajuda a tirar impurezas organicas da água sejam elas gasosas ou não-gasosas, nesse caso particulas e retira também alguns nutrientes (elementos quimicos como o cloro, ferro, sulfato, cobre etc).
Isso em ultima instancia, assim como dizia o Ricardo pode ajudar ou não no ciclo do azoto, ou seja, na transformação amonia - nitrito - nitrato - nitrogenio (gases de azoto). Quando digo ajudar ou não, pode ter a ver com a quantidade de carvão usado e no tipo de substancias organicas que ele realmente está a retirar da água ou não... e que vá interferir no ciclo do azoto.
Eu não uso carvão regularmente, uso apenas pontualmente quando a água do mar vem mais amarela que transparente.
Acho que faz mais mal que bem mas não te posso provar isso!... é meramente espéculativo e apenas dedução dos meus anos no hooby, ou seja, experiencia empirica. Mas o que te posso dizer é que contribui muito pouco para o ciclo do azoto, não tira grande percentagens de nutrientes, e se não for colocado nas devidas proporções e com qualidade, basicamente não faz grande coisa.
Se me disseres que ele ajuda a que a água fique mais clarinha... até concordo! Tem a ver com a obsorção de compostos organicos associados aos fenóis que dão o amarelamento natural da água com o passar do tempo. Isso pode ser resolvido de outras maneiras mas o carvão foi a forma mais facil que arranjaram de o fazer nos aquários, no fundo para evitar TPAs.
...de uma maneira geral existe muita informação sobre carvão e o seu uso mas poucas pessoas realmente tentam saber o que ele realmente faz.
Outra coisa é a diferença entre compostos organicos que interferem no ciclo do azoto e nutrientes. Nutrientes empriricamente estão associados a nutrientes quimicos. Compostos organicos e inorgancios contribuem para a má qualidade da água e em ultima instancia para a formação de amonia.
Talvez aqui ajude... para mim umas das melhores explicações sobre filtração biologica, mecanica e quimica e boa informação sobre o uso de carvão, vulgo GAC.
http://reefkeeping.com/issues/2002-06/dw/index.php