Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Aquários Marinhos com iluminação em Leds

Aquários Marinhos com iluminação em Leds

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Bom dia,

Hoje resolvi abrir um tópico dedicado a aquários marinhos com iluminação em Leds

A aquariofilia é um hobby em que a tecnologia vai aparecendo dando o seu contributo para evoluir os sistemas no aquário.
Neste caso falamos da iluminação, que já passou por várias tecnologias e que neste momento a mais recente é a iluminação em Leds. Não veio corrigir nada que estivesse errado nas iluminações já testadas de HQIs ou de T5s. Veio no sentido de dar mais conforto quer no consumo, quer na parte estética, ou ainda na possibilidade de criar um ambiente mais natural do ciclo da iluminação ao longo do dia (nascer do sol e por do sol).

No inicio, como todas as tecnologias, foram aparecendo soluções de Leds que fracassaram, é assim em tudo na vida, foi assim em quase todas as industrias, automóveis, computadores, electrodomésticos, etc etc.

Várias foram as queixas que levaram a que esta tecnologia evoluísse, falta de luz, má distribuição da luz, queimar corais, etc.
Isto fez com que muitos condenassem ao insucesso esta tecnologia só porque tiveram uma má experiência neste tipo de iluminação. Hoje já existe em Portugal aquários repletos de acroporas bastante exigentes em iluminação e que utilizam este tipo de tecnologia sem que fiquem a dever nada às iluminações mais que testadas de HQIs e T5s.

Mas vamos ao que interessa, até porque eu pretendo ajudar aqui as pessoas que querem iniciar o hobby e têm algumas dúvidas na iluminação em Leds.

A primeira ponto que convém definir é que tipo de aquário se pretende:

1 - Aquário basicamente para peixes e corais fáceis e pouco exigentes ao nível da iluminação (corais moles e alguns LPS)

Eu diria que qualquer iluminação até com barras de LEDs se consegue ter é uma questão de número de barras em função do tamanho do aquário, desde que a profundidade deste não seja superior a 50cm.

2 - Aquários com peixes e corais com exigência de boa de iluminação (corais moles, LPS e alguns SPS)

Neste ponto não aconselho as barras de LEDs mas consegue-se com algumas calhas baratas ou focos de Leds e exige uma distribuição de corais por zonas de mais ou menos luz

3 - Aquários com peixes e corais com dependência máxima de iluminação (corais moles, LPs e todos SPS)

Aqui é preciso ter algum cuidado com a escolha das calhas de Leds, nomeadamente calhas de marca já testadas sejam elas baratas ou caras. Normalmente as mais caras têm a vantagem de serem mais económicas, mas não criem ilusões porque a economia não deverá ser mais do que 30% a 40% das soluções de T5. Há corais que exigem uma iluminação em toda a sua envolvência e não se dão muito bem com zonas de sombra como é o caso de algumas acroporas. Aqui é uma deficiência das calhas de leds e mais ainda quando se fala de focos com lentes com ângulos inferiores a 90º. A iluminação em Leds são muito direcionada verticalmente e muitas vezes para que a intensidade penetre em profundidade necessitam de lentes de ângulos tipo 60º o que obviamente não vão proporcionar uma iluminação lateral.
Então porque é que há calhas que usam lentes de 90º e 60º? É simples as lentes permitem um rendimento maior nos leds o que implica uma calha mais económica e isso vende, os fabricantes gostam desta última parte ;) .
Se a opção é um aquário tipo 2 então perfeito, mas para este tipo de aquários com acroporas, não aconselho. Daí se falar de pessoas experientes em aquários trocarem as lentes ou mesmo retira-las. Mas isto significa que se tenha que usar calhas mais próximas umas das outras e/ou fazer uma combinação de lentes. Ver desenho para melhor perceberem o esquema da iluminação.

Imagem

Acho que a tecnologia ainda vai melhorar, baixar os preços porque ainda tem tempo para evoluir no sentido de eliminar sombras. Eu, com as soluções existentes no mercado ainda acho que uma combinação de Leds e T5 são a melhor opção, mas um dia posso mudar de ideia...

Ficam aqui alguns exemplos de aquários dos membros do fórum usam iluminação unicamente em Leds e em habitats com exigência máxima ao nível da iluminação.

ReefPrata
Charles Reef
Aquário de César Silvério
H2O+Something II

Há muito mais e mais vão certamente aparecer.

Já agora quem coloquem aqui uma foto geral dos aquários com Leds para que os que estão a começar verem.

Cumprimentos
Miguel Pinho
Editado pela última vez por Miguel Pinho em 03/nov/2015, 13:36, num total de 1 vez.

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Miguel... bom tópico e excelente iniciativa!
Acrescenta o nome das pessoas, os leds que usam e o link para os tópicos, que ainda fica mais porreiro!! ;)

Tens ainda os seguintes aquários que começaram e mantem leds:

- Rui Manuel Gaspar (Radions) - http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3496
- Sérgio Jacinto (Radions) - http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1400
- Carlos Mota (Vertex) - http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3481
- Marco Madeira V. 4 (Par 38 + Kessil) - http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=458
- João Ferreira (Vertex) - http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=5289
- Carlos Basaloco (Chinesas?) - http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=4577

Obrigado Marco,

Vou retirar o comentário de forma menos corrosiva e mais construtiva. Podes apagar também a transcrição do mesmo.

O Rui da Silva podes apagar... Não correu bem a mudança para LEDs acho que regressou às T5. Aliás o risco está aí.... A mudança ... Como tudo nos aquários, todos sabemos que alterar sistemas corremos riscos.

Este tópico é mais para quem vai começar e não para mudar... Eu não recomendo a quem tenha um aquário já estabilizado com T5 a mudarem, porque há muitos casos em que os corais estranharam a mudança e acabaram por morrer, pelo menos os relatos indicam isso e fazem sentido.

Abraço
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Miguel Pinho Escreveu:
Obrigado Marco,
Este tópico é mais para quem vai começar e não para mudar... Eu não recomendo a quem tenha um aquário já estabilizado com T5 a mudarem, porque há muitos casos em que os corais estranharam a mudança e acabaram por morrer, pelo menos os relatos indicam isso e fazem sentido.

Abraço
Miguel

Miguel, nesse sentido também não podes indicar como referência o aquário do César Silvério e do Ricardo Prata, porque houve também uma mudança de iluminação!

Joao Tomas Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Obrigado Marco,

Abraço
Miguel

Miguel, nesse sentido também não podes indicar como referência o aquário do César Silvério e do Ricardo Prata, porque houve uma mudança também de iluminação!

João,

Realmente não são exemplo, isto até porque os corais no caso do César os corais cresceram com outro tipo de iluminação. Mas no aquario do Ricardo Prata já a não é bem assim. Mas tens razão e fizeste bem em chamar a atenção. Aqui interessa é ver um aquário nascer com LEDs e ver o estado dele actual.o do Carlos Amorim "Charles reef" será um bom exemplo

Abraço
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Muito bom tópico...

Ralação ao rui da Silva realmente existiu uma mudança de T5 para leds, mas foi o melhor aquario com leds que vi ao vivo estava brutal...

Marco em relaçao as bocas nao ligues a isso, porque ha ai uns quantos arrogantes que "ajudavam" o amigo miguel pinho quase diariamente e que nunca deixavam de lhe responder no chat quando ele precisava, mas fartaram-se de apanhar dentadas ...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Paulo Oliveira Escreveu:
Muito bom tópico...

Ralação ao rui da Silva realmente existiu uma mudança de T5 para leds, mas foi o melhor aquario com leds que vi ao vivo estava brutal...

Aquele abraço

Pois mas esse não conta ... Eu esse vi ao vivo já era brutal com T5, nunca vi com leds excepto em fotos.

Paulo Oliveira Escreveu:
Muito bom tópico...

Marco em relaçao as bocas nao ligues a isso, porque ha ai uns quantos arrogantes que "ajudavam" o amigo miguel pinto quase diariamente e que nunca deixavam de lhe responder no chat quando ele precisava, mas fartaram-se de apanhar dentadas ...

Aquele abraço

Quem é o Miguel Pinto =))

Esquece lá isso, o tópico aqui é para outro assunto

És tu mesmo.. Ja corrigi o nome...

Pois com leds ficou muitooo melhor...

Abraço

Paulo Oliveira Escreveu:
És tu mesmo.. Ja corrigi o nome...

Pois com leds ficou muitooo melhor...

Abraço

E então que se passou?

Nada...

Abraço

Eu acompanhei de perto o aqua do Rui, até lhe ajudei a montar as Radion e ficámos desde logo muito bem impressionados com a resposta de alguns corais. Ums meses depois voltei lá e estava qualquer coisa :ymapplause: !!
Tenho a minha opinião pessoal sobre o que se passou e na altura falei com ele sobre isso mas não interessa para agora. O que interessa é que estava brutal com pormenores de algumas acros que nunca tinha visto dentro de um aquário.

Miguel e Paulo, voltando ao que interessa...
acho que como o titulo indica é qualquer aquario que apenas tenha leds e não se houve mudança para leds depois do começo. Se assim não for, diz que eu corrigo os links e deixo apenas os que são só de leds desde o começo do aqua.

Marco Madeira Escreveu:
Eu acompanhei de perto o aqua do Rui, até lhe ajudei a montar as Radion e ficámos desde logo muito bem impressionados com a resposta de alguns corais. Ums meses depois voltei lá e assim estava qualquer coisa!!
Tenho a minha opinião pessoal sobre o que se passou e na altura falei com ele sobre isso mas não interessa para agora. O que interessa é que estava brutal com pormenores de algumas acros que nunca tinha visto dentro de um aquário.

Miguel e Paulo, voltando ao que interessa...
acho que como o titulo indica é qualquer aquario que apenas tenha leds e não se houve mudança para leds depois do começo. Se assim não for, diz que eu corrigo os links e deixo apenas os que são só de leds desde o começo do aqua.

A ideia era essa mesma. Quem começa convem ver exemplos não viciados ou seja que começaram só com LEDs eu é dei dois maus exemplos.

Miguel, já agora e em relação a mudanças...

como bem sabes qualquer mudança em Reef é sempre um perigo se não for bem feita! O não recomendares uma mudança para quem tem T5 ou outra iluminação qualquer para leds na minha opinião não é um bom conselho. Dou-te um exemplo... É como dizeres a uma pessoa que tem sempre o KH estável a 11 para não mudar para KH de 7... isto porque se for bem feito é possivel e exequivel, caso contrário e for mal feito pode dar problemas ou perderes o aquário todo.

Mudar de iluminação é perigoso... mudar todas as lampadas ao mesmo tempo em T5 é perigoso, mudar uma lampada de HQI de 20K para 10K é perigoso, mudar o sistema do aquário é perigoso, mudar a politica de TPAs é perigoso, enfim acho que ficaste com uma idéia. Eu troquei á poucos dias a minha lampada de HQI para uma marca e temperatura de cor diferente e estou todos os dias a rezar para que nada ocorra ainda que tenha adoptado bons procedimentos #:-s .

A questão é que tem de ser bem feito... e nos leds não havia ainda até á pouco tempo nocão de como se fazer a troca ou qual a melhor maneira de o fazer sem perder corais ou ter grandes perdas. Felizmente mais pessoas em Portugal e no mundo vão fazendo a troca e relatando as suas experiencias e mais conhecimento empirico existe sobre a troca e é por ai que acho que nos devemos guiar.

Uma coisa é certa... mudanças bruscas e repentinas em Reef são sempre más seja em que aspecto for e não apenas trocas de qualquer tipo de iluminação anterior para leds.

Ok, eu retifico e coloco links apenas de aquas que começaram e continuam com leds.

Marco,

Plenamente de acordo, como sempre. Quando digo que não aconselho é o mesmo que dizer que se fosse eu não o faria. isto porquê? Porque quem tem corais grandes e gosta deles ;) com a mudança podem sofrer um stress e perde-los de vez... há dezenas de exemplos desses na net e até aqui no fórum. Não queria ser uma má influência, até porque tenho falta de experiência nesse campo.

Abraço
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Belo tópico de conversa...
Eu uso uma calha OceanRevive T-247 num cubo de 50cm e só tenho a dizer bem dela, silenciosa e com bom aspecto, e tenho registado bons crescimentos dos SPS...e algas, mas isso o problema é outro... :ymhug:
Agora vou transferir o cubo para um watercube de 120X50X50 com vidro extra claro e estou à espera de mais uma OceanRevive T-247B para avançar com o projecto...entretanto fica a foto do cubo...

Imagem

Abraço

Obrigado por participares. Aquário muito bonito. :ymapplause:

Calha perfeita para a escolha dos corais. Boa distribuição de corais. Parabéns.

Aqui fica o meu:

120x60x60
2x calhas chinesas b/ww (120w cada) + 3xPar38 (18w cada)

url=http://s1278.photobucket.com/user/miguelpinho/media/Geral_zpsbt9luoaa.jpg.html]Imagem[/url]

Depois actualizo a foto. Estou em remodelação. :)

Cumps
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá boa tarde
mais um contributo para este tópico
este novo aquário montado em Junho de 2014 sempre com Leds, 1º uma calha artesanal com leds de 3W num total de 471W, depois em Abril deste ano comprei três calhas chinesas de 165W cada .

Imagem
Editado pela última vez por Antonio Afonso em 06/nov/2015, 16:06, num total de 1 vez.
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,
Como tudo é preciso cuidado.
Para mim os leds têm dois problemas. Demasiada luz para o que se vê e demasiada concentração.

Posto isto tenho o meu aquário de 2m com 3 radion e sei que não chega. Devia ter 5 ...

Eu ajudei o césar na transição para leds com calhas chinesas ... Medimos o par das T5 e ele tinha 40 Par no fundo. Com as chinesas com lentes tinha 200 par ... Retiramos as lentes o que ajuda a distribuir a luz e reduz o efeito sombra e regulamos as calhas para 50 par no fundo ...

Foi tranquilo.

Abraços,
Rui

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,
Como tudo é preciso cuidado.
Para mim os leds têm dois problemas. Demasiada luz para o que se vê e demasiada concentração.

Posto isto tenho o meu aquário de 2m com 3 radion e sei que não chega. Devia ter 5 ...

Eu ajudei o césar na transição para leds com calhas chinesas ... Medimos o par das T5 e ele tinha 40 Par no fundo. Com as chinesas com lentes tinha 200 par ... Retiramos as lentes o que ajuda a distribuir a luz e reduz o efeito sombra e regulamos as calhas para 50 par no fundo ...

Foi tranquilo.

Abraços,
Rui

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Discussão Geral