Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pedro Alves Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,
Pouco????
Mais uma vez ... tenho um aquário de 200x80x60 e tenho cerca de 15 a 18Kg de Rocha lá dentro.
Compra rocha morta pukani que é super porosa e fácil de trabalhar!
Abraços,
Rui
Rui mas tu secalhar tens siporax e tens outro tipo de filtração que este aquario nao vai ter por não ter sump.
Penso que isso influencia!
Boas,
Nahhhh ... nem por isso. Tenho só 6 litros de Siporax e garanto-te que se os tirar agora nem sinto no sistema!
Abraços,
Rui
Bem....
vamos lá corrigir o post de ontem, depois de ter trocado a resposta com outro tópico.
Para essas medidas 10Kg eventualmente chegará, mas tudo dependerá da rocha que colocares.
Mesmo dentro do tipo pukani, existem umas mais densas, logo mais pesadas do que outras.
Penso que a decisão deverá passar primeiro pelo layout que pretendes, independentemente do peso que necessitarás.
Obviamente não aconselho um layout que te encha o aquario todo, mas também não coloques só uma "pilarzinho"
Coloca rocha a gosto, escolhe bem o formato das mesmas, de maneira a que possas trabalhar melhor o layout.
Sem abdicares de deixar espaço à volta para a circulação de agua e já agora para os peixes, corais e inverts.
Faço apenas um pequeno alerta, as Tunze 6015 2000lts são muito fraquinhas (alias qq uma de 2000 é fraquinho, e até acho que as tunze dentro desta litragem são as melhores e mais fortes).
Sou apologista de iniciar (quando tal é possível), com rocha morta.
É mais barato, livre de pragas, consegues trabalhar com calma e muito melhor o layout.
Toda a rocha seja viva ou morta vai ter porcaria.
Já comprei rocha viva, e dava 0.80 ppm de fosfatos, já comprei morta a dar menos. Isto ahhhh e tal é de um aquario de confiança...
Quantos optimos aquários temos por aqui, em que se vê valónias, aiptasias, algas, asterinas, etc...?
E tratar da rocha morta é fácil, vê o excelente (a meu ver) passo a passo que o Rui Gaspar fez no tópico dele.
Com rocha viva, já não será tão fácil....
Para teres uma ideia, tenho uma dentro de um "fragario" de 50x50x40 CxLxA e acho pouco.
Abc