Joao Tomas Escreveu:
Obrigado Nuno! E o teu aquario como está? Quando metes aí umas fotos para a malta ver?
Abraço
Boas João.
Está a melhorar, pelo menos assim o espero.
Depois de falarmos refiz a montagem do zero, nova rocha, nova areia, agua salinada, apenas se manteve o equipamento.
Ciclou por 3 meses e fui passando os vivos.
Ao fim de dois meses e tal, de novo os sps (pinocos) a morrerem, uns pelo meio, outros pelas pontas e outros pela base...
Uma vez que não estava a adicionar rigorosamente nada, a atenção recaiu para o Bailling.
Poderia ter sido a causa, uma vez que estava a ser o único produto adicionado ao aqua. Para reforçar esta minha suspeita, foi exatamente o mesmo bailling que usei nos últimos 3 meses da outra montagem, data de inicio dos problemas.
Estava a usar o 2 part solution, pelo que, sem qualquer prova ou o CA ou o KH podia estar marado.
No entanto os valores estavam como se querem. Aqui nada a apontar.
Também as borrachas das jebao wp40, estavam a largar algo tipo "tinta", para teres uma ideia lavei com agua corrente durante 5 minutos estas borrachas, passei com uma esponja e com uma escova de dentes e acabei por desistir porque a tinta que ia saindo não diminuía.
Acabei por retirar as borrachas das bombas (reparei que nem fazem qualquer diferença) e mudei também a marca dos sais.
Até os moles se estavam a ressentir, apenas as euphylias e as caulestreas continuavam bem.
Como já não tinha grande coisa de corais, iniciei umas tpas valentes para diluir o quer que fosse.
Num mês e meio levou com 2000 lts de tpas
isto para um sistema de 750Lts. Seja para diluir o que poderia estar na agua, na rocha e na areia. Não me estava a apetecer voltar a montar o sistema todo a partir do 0.
Agora nota-se alguma melhoria bem acentuada, nos poucos corais que por lá tenho.
Agora é voltar à normalidade e ver como corre.
Fotos, ainda não há nada para mostrar, apenas agua, rocha peixes e meia dúzia de corais...
Mas assim que se começar a compor, posto.
Abc