O Alcobia reef 2, nasce de uma evolução natural do Reef Alcobia 2, em que era pequeno, (antigo agua doce convertido em salgado), deu para me iniciar neste mundo fantástico, mas depressa ficou pequeno.
Neste novo protejo, que espero manter por alguns anos, claro planos a longo prazo, são sempre difíceis de prever, mas tem todas as condições para correr bem.
Setup
Aquário – vidro 10mm c/ traves francesas – 120x60x50 ( 3 lados visiveis)
Sump - vidro 10mm – 100x40x40
Total do sistema – 520 litros úteis (efetivos +/- 420L)
Deposito agua doce - 26L
Reposição agua doce - bomba de 200L/h (com sensor óptico)
Reposição – Osmose inversa 5 estágios
TPA´s - semanais de 65L
Rocha viva – 40 Kg, mais 6L de siporax
Escumador Magic Bubble Curve 9
Substrato – 10 Kg de areia de coral
Circulação – Vortech MP40
Retorno – Jabao DC4000
Calha ATI SunPower 8x54W + controlador sunrise/sunset
Método Balling - Jabão 8 vias - Randy´s two part solution
Adição de color elements - fauna marin - 2ml / 3x por semana
Após o resumo do material, mais um pouco sobre este novo aqua, nasceu sem ciclo, ao ser uma evolução do antigo, e como já tinha uma praga de valónias, do antigo foi somente aproveitado o areão todo, a agua, os peixes e os corais todos sem bases e banhados em rx-coral, de forma a controlar uma possível passagem de esporos das valonias.
com esta passagem aprendi que as trocas de agua abundantes, tipo 100L por dia durante 3 semanas foram decisivas para o sucesso da mudança.
A rocha, morta toda ela, sem ser lavada com lixivias ou ácidos, esteve apenas cerca de 1 mes ao sol e depois 2 meses a ciclar dentro da sump com algumas mudas de agua entrecaladas e por fim nas ultimas 2 semanas de ciclo, com reator de pelets N/P reducing, para remover alguns fosfatos/nitratos existentes.
Com os corais, os que mais se ressentiram com a "nova casa" foram mesmo as histerix, as algas castanhas mataram as pontas sensíveis. De resto, acho que correu muito acima das minhas expectativas, que não altura da mudança não permitiram ter 2 aquários na sala.
Neste momento e passados 2 meses do dia da mudança, dia 26/6/2016, encontra-se estabilizado, os consumos de sais estáveis... agora agua do mar, testes e siga
Ficam as fotos da praxe, que afinal nós tanto gostamos de ver