Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/Oct/2012, 14:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas Pedro ;) ,

Pedro Ferrer Escreveu:
Esse conjunto chapéu/móvel é dos mais bonitos que vi até hoje!

Desculpa que este teu comentário passou-me ao lado e só agora é que o vi.

MUITO OBRIGADO ... :ymblushing: :ymblushing: :ymblushing:

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/Oct/2012, 14:13

Boas César ;) ,

César Soares Escreveu:
Rui,

A forma mais fácil é, com o sistema a funcionar, colocar uma pequena bomba na sump e ir adicionando o sal.
Eu como só tinha água em cima, coloquei as bombas de circulação a funcionar e fui, aos poucos, adicionando o sal.

Cuidado que se adicionares com muita rapidez, pode haver precipitação e ficares com a água turva.

Acho que ainda não o referi aqui, mas como tenho um casal de oceallaris e um de kauderni decidi (enquanto tenho tempo) utilizar o Tank Transfer Method para "quarentenar os peixes"

Hoje enquanto estava a preparar o batch de água salinizada para usar no segundo tanque surgiu-me a ideia. Vou retirando água do aquário para um balde, aerizando, colocando sal e quando estiver completamente dissolvido ... pimba para dentro do aquário. depois tiro mais um pouco e por aí adiante até ter o aquário com a densidade que quero.

Imagem

Pode demorar um pouco mais mas assim garanto que não irei ter percepitações.

Já agora ... hoje é a primeira mudança do TTM. Não faço questão de colocar remédios ou fazer tratamentos prébióticos pois estes casais já estão comigo à pelo menos um ano e não apresentam doenças nenhumas.

Abraços,
Rui

Mensagem 04/Oct/2012, 23:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
A ideia é ligares isso ao arduino, certo?
Já trataste disso?

Boas Hugo,

Sim a ideia é essa mesmo.
Ainda não tratei disso pois tenho outras coisas para fazer primeiro.

Afinar o sistema do ATO
Criar o sistema de TPA automática e enchimento do depósito de osmose
Sistema de controlo de temperatura.
Sistema de iluminação Moonlight.

e só depois é que vou tratar disto! Ainda vai demorar bastante pois estou sempre sem tempo.

Já agora olha aqui:
Imagem

E também os depósitos para o liquidos balling: 1,5 litros em cada divisão!
Imagem

Abraços,

Olá Rui,

1,5 litros para o depósito do KH, parece-me muito curto; o meu aquário, embora um pouco maior (700 l), gasta 300ml, em média, de solução de bicarbonato por dia.
Acho que devias redimensionar isso.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 05/Oct/2012, 09:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148

1,5 litros para o depósito do KH, parece-me muito curto; o meu aquário, embora um pouco maior (700 l), gasta 300ml, em média, de solução de bicarbonato por dia.
Abraço

Cesar ,como o Rui vai optar praticamente por ricordeas e muito pouco duros nao vai ter nem perto nem de longe gastos desses, por isso serve perfeitamente e realmente tem demorado mas esta tudo pensado ao pormenor, chamo a isto sucesso!!!
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 05/Oct/2012, 10:03

Paulo Bravo Escreveu:
Olá Rui,

Abraço

Cesar ,como o Rui vai optar praticamente por ricordeas e muito pouco duros nao vai ter nem perto nem de longe gastos desses, por isso serve perfeitamente e realmente tem demorado mas esta tudo pensado ao pormenor, chamo a isto sucesso!!!

Boas César,

Pois é. O Paulo tem razão. E a somar a isso o meu aquário tem 3x menos volume. Estamos a falar de 240 litros reais.
Pelo que acho que o depósito mesmo com SPS me aguentará pelo menos uma semana.

Grande Paulo,

Obrigado pelas tuas palavras.

Agora um pouco de história. Porque é que começou o Ricordea Dream? Na altura não havia dinheiro (foi uma fase complicada) e a única maneira de manter aquário era arranjar forma de ter baixos consumos. Não me podia dar ao luxo de estar a gastar 100 a 150€ de electricidade por mês (como no aquário anterior) para manter SPS.
O meu acerto de electricidade nesse ano foi de 350€ a somar aos 80€ que já pagava mensalmente.
Assim com um aquário maioritariamente de peixes e Ricordeas conseguia ter consumos na ordem do 20€ por mês de manutenção para tudo. Electricidade, Água, TPAs, etc ...

O que é facto é que para perseguir este objectivo consegui provar que é possível manter aquários de recife sem muito orçamento. Só é preciso adequar o recife à carteira e não o contrário. Neste momento (e atenção que não está optimizado) não estou a gastar mais de 120W/h com luzes ligadas a 100% o que na realidade me dará um consumo mais baixo.

Mesmo de inverno com o estudo que fiz o ano passado e desde que o inverno se mantenha não terei os aquecedores (200 e 150w) ligados mais que 3 horas no total por dia.

Agora com esta perseguição de baixar consumos e com o advento dos LEDS, balling, biopellets e outros métodos começa a ser possível manter também SPS com baixo consumo. Dada a dificuldade de conseguir arranjar Ricordeas pode se requalifique o aquário para uns zoanthus também e mais um ou outro duro. Vamos ver.

Abraços,
Rui

Mensagem 05/Oct/2012, 10:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Pois, os consumos serão de facto menores, mas mesmo assim acho pouco; se meteres aí meia duzia de outros corais, o que penso será inevitável, vais ter que andar permanentemente a encher o depósito.
Eu tenho um depósito com 15 litros, faço 5 litros de cada vez e é uma das tarefas que mais me chateia fazer; se tens espaço, prevê um depósito maior.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 05/Oct/2012, 13:09

Boas ;) ,

César Silvério Escreveu:
Pois, os consumos serão de facto menores, mas mesmo assim acho pouco; se meteres aí meia duzia de outros corais, o que penso será inevitável, vais ter que andar permanentemente a encher o depósito.
Eu tenho um depósito com 15 litros, faço 5 litros de cada vez e é uma das tarefas que mais me chateia fazer; se tens espaço, prevê um depósito maior.
Abraço

O tempo o dirá. Se necessário fôr logo coloco um depósito maior.
300ml por dia daria para 5 dias o depósito como o aquário será 3 vezes menor e com menos corais SPS acredito mesmo sabendo que não deverá ser uma conta proporcional deverei ter 100ml diários. Ou seja 1,5l de depósito darão para qualquer coisa entre 10 e 15 dias. Dado que farei aos 5l de cada vez de solução que irei armazenar na dispensa acho que pelo menos os 5l darão para um mês inteiro.

Mais uma vez. O tempo o dirá!

Abraços,
Rui

Mensagem 20/Oct/2012, 12:58

Boas :D ,

Já fazia falta aqui uma actualizaçãozita ... não é muito mas para mim são "milestones" extremamente importantes.

Acabei o "Tank Transfer Method" tal como recomendado pelo César e foi altura de colocar os peixitos dentro do aquário.

* Um casal de Oceallaris
* Um casal de Pterapogon Kauderni

Também por alguma imposição dado que tenho tudo espalhado pela casa à mais de seis meses.

Finalizei o Layout (12Kg de Rocha Morta - na prática são só 3 pedras), retirei um pouco de areão (devo ter cerca de 10Kg agora), fiz um suporte em egg crate para colocação de Siporax na SUMP (1 litro) e coloquei logo de início NP Biopellets dentro do reactor.

Imagem

A propósito a luz neste momento é assegurada por uma calha com 10 LEDS brancos e outra com 10 LEDS azuis. Ainda me faltam acabar 3 calhas e montar mais duas para perfazer o total de 5. Mais uma vez é uma situação temporária.

Este reactor não serve para Biopellets pelo menos com a bomba que trás de 300l/h teria que ser qualquer coisa mais na onda dos 500l/h para que funcionasse como deve de ser pelo que vai ser substituido por um Deltec PF509 com derivação da bomba de retorno ou então alimentado por uma Eheim 1000 que tenho aqui.

O siporax está montado de modo a que tenho "torres" de 4 cerêmicas todas juntas de modo a que a água possa fluir livremente sem acumulação de detritos.

O problema disto tudo é que não tinha controlo de temperatura nem controlo de nível de água dentro do aquário (e ainda não tenho) pelo que urgia acabar a programação do Arduino no que respeita ao sistema de ATO e controlo de temperatura.

Está quase, quase pronto. Ontem estive a programar até cerca das 3.30h da manhã e consegui finalizar o ATO e leitura de temperatura. Agora é só o controlo de temperatura que é muito simples e montar tudo dentro do móvel para que possa dormir um pouco mais descansado.

Imagem

Com isto tudo já vamos com duas semanas de ciclo. Estou a adicionar também nesta fase inicial e para tentar minimizar o impacto nos peixes o MicroBacter 7 da Brightwell

Espero que gostem.

Abraços,
Rui

Mensagem 20/Oct/2012, 14:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Aquário com uma programação há maneira :D

Em termos de layoute axo que está bem conseguido apesar de axas 12 kilos de rocha pouco, mas como estás a optar por ter o siporax na sump parace-me que está tudo controlado.

Estas trocas muito rapidas já com a colocação de peixes são sempre uma dor de cabeça para que corra tudo bem. Como estás a fazer ? estás a fazer o cilo com os peixes e vais adicionando microbacter ? Se for desta forma e um pouco arriscado pois os picos de nitrititos e amónia vão existir... Mas presumo que estajas a fazer isto de outra forma :D

Mensagem 20/Oct/2012, 18:27

Hugo Rafael Escreveu:
Aquário com uma programação há maneira :D

Em termos de layoute axo que está bem conseguido apesar de axas 12 kilos de rocha pouco, mas como estás a optar por ter o siporax na sump parace-me que está tudo controlado.

Estas trocas muito rapidas já com a colocação de peixes são sempre uma dor de cabeça para que corra tudo bem. Como estás a fazer ? estás a fazer o cilo com os peixes e vais adicionando microbacter ? Se for desta forma e um pouco arriscado pois os picos de nitrititos e amónia vão existir... Mas presumo que estajas a fazer isto de outra forma :D

Boas,

Sim Hugo os peixes estão no meio do ciclo, mas já passaram por tanto comigo que isto é um passeio no parque para eles.
Além disso monitorizo amónia de dois em dois dias. Se começar a subir faço TPA.

Abraços,
Rui

Mensagem 20/Oct/2012, 19:29

Previ que tivesses a ter esse cuidado ;) .

Mas é sempre arriscado. Principalmente quando se recomeça com rocha morta que demora uns tempos valentes a colonizar. O meu aquário está com 21 dias e ao que me dá a entender e pelos testes que tenho ainda estou com o pico de nitritos.

Apesar de ter duvidas com a qualidade dos testes (de cores)já deu para ver que demora bastante mais o ciclo.

COntinuação de bom projecto :ymapplause:

Mensagem 21/Oct/2012, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas amigo ...

Sinceramente adorava perceber essas programações de arduino, gostava mesmo, vejo que o pessoal que tem programações assim está um passo a frente em relação ao controlo do aquário ...

Quanto ao layout, se bem que pode ser provisório, porque depois mexe-se sempre aqui ou ali, mas está muito porreiro ... Com espaço para o peixes nadarem ..

Esse siporax que meteste na sump está dentro de alguma caixa, ou como fizeste ??

Vou acompanhar a evolução do teu reef , e acredito que o aquário aos poucos vai ficar a destoar do nome, vai virar mais para sps dream ... Hehe

Abração

Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/Oct/2012, 16:33

Paulooliveira Escreveu:
Boas amigo ...

Sinceramente adorava perceber essas programações de arduino, gostava mesmo, vejo que o pessoal que tem programações assim está um passo a frente em relação ao controlo do aquário ...

Quanto ao layout, se bem que pode ser provisório, porque depois mexe-se sempre aqui ou ali, mas está muito porreiro ... Com espaço para o peixes nadarem ..

Esse siporax que meteste na sump está dentro de alguma caixa, ou como fizeste ??

Vou acompanhar a evolução do teu reef , e acredito que o aquário aos poucos vai ficar a destoar do nome, vai virar mais para sps dream ... Hehe

Abração

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Boas Paulo,

Epá ... isso das programações não tem nada que saber. Tens imensos casos por essa comunidade fora que não percebem nada disto e já estão bem mais à frente que eu. Vê o caso do Fernando Garcia por exemplo.

No layout não vou poder mexer nada pois vês três ilhas que na realidade são 3 pedras apenas. Vai dar na boa.

Pois, tenho um pouco medo mas se calhar é mesmo isso.
A realidade é que isto começou por ser um projecto de Ricordeas desde o tempo em que comprei o aquário ao Vitor Pestana para montar numa estufa num quintal que tinha em casa.

O meu objectivo sempre foi conseguir manter um recife com muito baixo orçamento (também para provar a outros que o hobby não é assim tão mais caro de manter. O problema é que a malta quer mantêr aquários com SPS e anémonas e não percebe que isso encarece imenso o hobby.

É perfeitamente possível adequar um aquário à carteira ... É só isso que pretendo provar. E mesmo assim, só a mim mesmo.

Vejam na próxima foto .... Bomba de retorno, escumador, duas calhas leds (ainda faltam 3) a trabalhar a 100%, reactor fluidizado, bombas de circulação e ...... AQUECEDOR ....

Imagem

Quando o tempo arrefecer mais o consumo subirá um pouco, mas não acredito que seja assim tanto. A realidade é que tenho mais condições agora do que tinha com o Ricordea Dream v1 e consumo menos agora do que com a iluminação do v1

O siporax fiz-lhe uma "gaiola" de egg-crate.
Imagem

Dá para perceber? coloquei na divisória pois assim garanto que a água passa toda por lá!

E pronto ...

Abraços,
Rui

Mensagem 21/Oct/2012, 17:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

Perfeitamente , fiquei elucidado e gostei da ideia .... eu tenho as minhas siporax dentro dos sacos na sump , mas como tenho um cubo da vodafone a fazer de quebrabolhas debaixo da queda de água , estou a pensar passar a siporax para esse cubo , assim passa a agua toda e não acumula lixo , se bem que a minha sump não acumula muito lixo , é aspirada de 2 em 2 semanas ;) ;) ...

Quanto ao consumo , nem Comento , isso gasta menos do que duas das minhas T5 @-) @-) ...

em relação aos SPS penso que um ou outro nao inviabiliza o projecto Ricordia , e ficava muito bem , claro que pode encarecer um bocado o hobie , mas que fica bem fica, até parece que estou a imaginar essa Ilha da esquerda com Umas acroporas :ymdevil: :ymdevil:

abração ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 21/Oct/2012, 18:10

Paulooliveira Escreveu:
Boas ...

Perfeitamente , fiquei elucidado e gostei da ideia .... eu tenho as minhas siporax dentro dos sacos na sump , mas como tenho um cubo da vodafone a fazer de quebrabolhas debaixo da queda de água , estou a pensar passar a siporax para esse cubo , assim passa a agua toda e não acumula lixo , se bem que a minha sump não acumula muito lixo , é aspirada de 2 em 2 semanas ;) ;) ...

Quanto ao consumo , nem Comento , isso gasta menos do que duas das minhas T5 @-) @-) ...

em relação aos SPS penso que um ou outro nao inviabiliza o projecto Ricordia , e ficava muito bem , claro que pode encarecer um bocado o hobie , mas que fica bem fica, até parece que estou a imaginar essa Ilha da esquerda com Umas acroporas :ymdevil: :ymdevil:

abração ..

Boas,

A ideia não é minha .... Foi o Paulo Bravo que me falou disto. Tenho 4 argolas empilhadas umas em cima das outras a fazer um tubo e depois como vês na foto uma série de tubos. Assim a água flui livremente e não acumula lixo.

Pois ... o consumo para mim é que é mesmo muito bom. E quando tiver dinheiro para mudar de bomba de retorno e de escumador espero ainda o baixar mais.

Os SPS para a ilha da esquerda vão aparecer. Vou começar com uma montipora digitata verde e depois logo se vê.

Abraços,
Rui

Mensagem 21/Oct/2012, 22:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite

Há diversos exemplos na internet acerca da melhor disposição do Siporax.
São semelhantes à tua disposição. Facilita a limpeza do Siporax.

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... post921671

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... post915546

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 23/Oct/2012, 23:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Tive o prazer de ver esta montagem ao vivo a primeira coisa que salta à vista é o consumo muito baixo com tudo a funcionar é brutal mesmo @-) . O projecto ainda não esta pronto mas vai ser qualquer coisa vou estar super atento

Oh Rui ainda estou aqui a pensar qual o ruido que te incomoda é que eu nao ouvi nada :-?

Muito obrigado pelas dicas dei um grande passo hoje em conhecimentos....obrigado pela areia

Mensagem 24/Oct/2012, 00:35

Boas :D ,

BV29 Escreveu:
Tive o prazer de ver esta montagem ao vivo a primeira coisa que salta à vista é o consumo muito baixo com tudo a funcionar é brutal mesmo @-) . O projecto ainda não esta pronto mas vai ser qualquer coisa vou estar super atento

Oh Rui ainda estou aqui a pensar qual o ruido que te incomoda é que eu nao ouvi nada :-?

Muito obrigado pelas dicas dei um grande passo hoje em conhecimentos....obrigado pela areia

Ricardo, foi um prazer ter-te cá.
Como te digo e se tiveres oportunidade "cola-te" ao Carlos Mota. Estás muito bem entregue.

Cria lá mas é um post com o teu Setup nem que seja só com uns rabiscos de ideias para a malta começar a opinar.

Abraços e aparece quando quiseres.
Rui

Mensagem 24/Oct/2012, 08:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia Rui

BV29 Escreveu:
Oh Rui ainda estou aqui a pensar qual o ruído que te incomoda é que eu não ouvi nada :-?

??

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 24/Oct/2012, 10:19

Rui gostei da ideia do siporax na sump. Continua passivo que é a forma como faz mais efeito mas pode ter um inconveniente nessa localização que é a maior possiblidade de acomulação de detritos. Nada que uns abanões 1 vez por semana não resolva ;)

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros