Paulooliveira Escreveu:
Boas amigo ...
Sinceramente adorava perceber essas programações de arduino, gostava mesmo, vejo que o pessoal que tem programações assim está um passo a frente em relação ao controlo do aquário ...
Quanto ao layout, se bem que pode ser provisório, porque depois mexe-se sempre aqui ou ali, mas está muito porreiro ... Com espaço para o peixes nadarem ..
Esse siporax que meteste na sump está dentro de alguma caixa, ou como fizeste ??
Vou acompanhar a evolução do teu reef , e acredito que o aquário aos poucos vai ficar a destoar do nome, vai virar mais para sps dream ... Hehe
Abração
Sent from my iPad using Tapatalk HD
Boas Paulo,
Epá ... isso das programações não tem nada que saber. Tens imensos casos por essa comunidade fora que não percebem nada disto e já estão bem mais à frente que eu. Vê o caso do Fernando Garcia por exemplo.
No layout não vou poder mexer nada pois vês três ilhas que na realidade são 3 pedras apenas. Vai dar na boa.
Pois, tenho um pouco medo mas se calhar é mesmo isso.
A realidade é que isto começou por ser um projecto de Ricordeas desde o tempo em que comprei o aquário ao Vitor Pestana para montar numa estufa num quintal que tinha em casa.
O meu objectivo sempre foi conseguir manter um recife com muito baixo orçamento (também para provar a outros que o hobby não é assim tão mais caro de manter. O problema é que a malta quer mantêr aquários com SPS e anémonas e não percebe que isso encarece imenso o hobby.
É perfeitamente possível adequar um aquário à carteira ... É só isso que pretendo provar. E mesmo assim, só a mim mesmo.
Vejam na próxima foto .... Bomba de retorno, escumador, duas calhas leds (ainda faltam 3) a trabalhar a 100%, reactor fluidizado, bombas de circulação e ...... AQUECEDOR ....

Quando o tempo arrefecer mais o consumo subirá um pouco, mas não acredito que seja assim tanto. A realidade é que tenho mais condições agora do que tinha com o Ricordea Dream v1 e consumo menos agora do que com a iluminação do v1
O siporax fiz-lhe uma "gaiola" de egg-crate.

Dá para perceber? coloquei na divisória pois assim garanto que a água passa toda por lá!
E pronto ...
Abraços,
Rui