Caro Ricardo, perante os valores de cobre quais as medidas que tomas-te, nomeadamente para detetar a fonte do problema e para combater ou fazer baixar este valor.
Num teste que fiz esta semana deu me um valor mais baixo que o teu "5" mas também detetável...
Obrigado.
HS
Ricardo Pinto Escreveu:
Olá,
Este aquário faz amanhã 6 meses e apesar de estar tudo muito bem nesta altura, decidi fazer um teste do Triton. O objectivo é verificar se os parâmetros químicos estão todos em condições e se não há nenhum desequilíbrio, para não ter andar a correr atrás do prejuízo e tentar evitar que aconteça alguma coisa má ao aquário.
Sem surpresa, dado que os SPS têm estado muito bem, os resultados do teste foram bons na maioria dos parâmetros. A única excepção foi no Cobre, que está detectável. Infelizmente não sei porque apareceu este valor de cobre. No meu aquário anterior fiz dois testes do Triton, e mais um teste à agua do mar que utilizo para TPA's e ambos estes testes estavam bem para o cobre. Para já está tudo bem, mas nos próximos tempos (2-3 meses?) vou vigiar este valor e ver se isto não continua a aumentar. Não adiciono nenhum produto para além do Balling e a única coisa de diferente que fiz nos últimos meses foi a utilização de um medicamento, o "ChemiClean", para remover cianos, no final de Dezembro. Apesar de me ter removido as cianos num ápice, não gostei de utilizar este produto. Os zoanthus ressentiram-se muito - fecharam-se durante umas semanas e uns zoanthus dragon eye perderam cor e só agora estão a recuperar. Não sei se terá sido este produto a provocar a subida de cobre. Foi a única coisa que fiz, diferente do habitual.
Boa Noite! Caro Ricardo, perante os valores de cobre quais as medidas que tomas-te, nomeadamente para detetar a fonte do problema e para combater ou fazer baixar este valor. Num teste que fiz esta semana deu me um valor mais baixo que o teu "5" mas também detetável... Obrigado. HS
Olá Heitor,
Para já não tomei nenhuma medida, pois o valor de cobre era inferior a 15 ppb, o aquário estava bem, os corais estavam saudáveis e a crescer na altura do teste, pelo que decidi não fazer nada. Apenas fiquei a pensar no que poderia ter causado isso. Como não estou a adicionar nenhum produto, pensei que o problema foi na montagem ou será alguma bomba ou outro equipamento que terá libertado cobre para o sistema.
Uma vez mais, como os corais e outros invertebrados estavam bem decidi não mexer. A única coisa que planeei fazer foi repetir o teste agora em Junho (estou atrasado, ainda bem que me lembraste disto). Estou convencido que o cobre teve origem em alguma coisa que usei na montagem ou assim algo esporádico. Se tiver sido esse o caso, o valor de cobre agora no próximo teste estará mais baixo. Caso contrário, vou ter mesmo de me dedicar a encontrar a causa e caso ultrapasse os 15 ppb, irei usar o produto do Triton (DETOX) e fazer mais trocas de água. Como o aquário continua bem, estou convencido que o teste estará melhor desta vez.
Pode ser da comida... Se pensares bem é a único elemento não controlado que entra no aquário e o Randy Holmes explica isso muito bem neste artigo com tabelas (marcas de comida, comida congelada vs metais pesados e macro nutrientes)
Faz algum tempo que não actualizo o tópico e tenciono fazê-lo em breve.
Hoje passei por aqui para partilhar a uma história recente. Há cerca de 2 meses comprei um chelmon rostratus. O peixe estava na loja bonito, muito activo, a comer muito bem artémia e eu tinha um problema de aiptasias difícil de resolver. Em 12 anos que levo neste hobby nunca tinha comprado um chelmon, pois sabia da dificuldade que é manter um e adaptá-lo à comida de aquário. Este não foi excepção e durante algum tempo fui experimentando um pouco de tudo, mas sem grande sucesso. O que vale é que o peixe tinha muitas aiptasias para comer. O problema é que estas começaram a acabar e eu não tinha mais nada de comida para o peixe, a não ser artemia. Foi aí que comecei a ouvir o meu amigo Rui Manuel Gaspar falar-me sobre uma comida (nova no mercado) chamada de Masstick e como esta seria a alimentação ideal para o meu chelmon. Apesar de já ter poucas esperanças, decidi experimentar esta comida e fiquei agradavelmente surpreendido pela aceitação geral por todos os meus peixes, inclusive o chelmon. Cada vez que coloco um pouco disto no aquário é um frenesim e o chelmon é o que fica mais doido. Já há algum tempo que não encontrava assim um produto inovador e que realmente funcionasse tão bem. Fica aqui um vídeo para testemunhar as minhas palavras....
O meu chelmon também fica doido com isso e já me vem comer à mão. De tal maneira que até se ponho a mão sem comida ele vem ao pé e quase que lhe consigo fazer festas ...
Mas de qualquer maneira o seu a seu dono ... a descoberta do Masstick foi do nosso companheiro e amigo de hobby Pedro Gomes (The Island Reef). Ele é que divulgou e inclusivamente mandou-me uma embalagem da Madeira quando não havia cá para comprar.
Grupo:UtilizadoresMensagens: 39 Idade: 35 Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Boas Ricardo,
Bem, sigo aqui uns tópicos tais como o Cunha spot e reef spot e agora sigo ainda mais este. Belos corais e belo sistema! Muitos parabéns pelo excelente aqua e pela selecção de acroporas. Já estou a ver que me tenho de fazer de convidado e ir aí ver ao vivo e claro aprender mais umas coisas. Esse aqua mais pequeno é de frags disponiveis ? Já agora, alguma Acropora red dragon ? Tricolor ?