Olá a todos,
Gostaria de começar por dar os parabéns ao forum. O facto de ele existir é a razão para muitos, como eu, de se manterem no hobby apesar de muitas dúvidas, complicações, de fracassos (temporários) e de sucessos. Eu não sei como é no vosso caso, mas no meu, eu nao tenho nenhum amigo com o mesmo bichinho dos aquários e demorei algum tempo a encontrar algumas boas lojas que me fizeram dar o próximo grande salto. Por isso, a net e em especial os foruns, foram essenciais para a minha aprendizagem.
Já tenho alguns bons 15 anos de experiência em aquários de água doce, mas iniciei-me nos salgados apenas há uns 2 anos. Sobre eles li muito, tive muitas dúvida mas continuei sempre a ler e a seguir muitos post/replys em vários forum. Por isso, decidi montar o meu primeiro reef ainda que nao tivesse todas as condições (equipamento) reunidas. Segui alguns bons conselhos de quem sabe, mas cometi logo alguns erros! Na verdade o meu primeiro e actual reef é um pouco básico mas estou pronta para fazer um upgrade, um mega upgrade. No entanto, a ausencia de algas e o crescimento dos corais, sao sinal que estou no bom caminho.
Actualmente o meu aquário tem 60 litros brutos com 3 quilos de rocha viva e 3 quilos de rocha morta e areia. Primeiro erro, comprei a rocha morta menos indicada. Não é muito porosa e isso comprometeu a função de filtragem da rocha. Inicialmente tinha uma calha odyssea (por ser barata confesso) com 4 lâmpadas T5. Erro número 2...demasiada luz levou a que tivesse sempre algumas algas verdes e os corais, para além de terem crescido a olhos visto, estavam a ficar descorados. Erro número 3, começei com água da torneira mas rapidamente percebi o erro e adquiri um sistema de osmose reversa. Comprei logo um sistema de reposiçao de agua. Que coisa maravilhosa!!
Neste momento, o aquário tem apenas duas lâmpadas redsea actinica e rosa, ciclo de 7 horas, um surface skimmer, uma bomba de fluxo, um termostracto de 50watts e pois, ....um filtro externo eheim 2213 com materia filtrante , GFO (phos guard) e removedor de nitratos (purigen), carvao activado, estes três últimos da da Seachem.
Tenho um casal de palhacosm, um lysmata e tubo snails. Corais: zoanthus com fartura, sarcophyto, caulastrea furcata, mushrooms e sinularia green star polyps. Alimentaçao dos peixes, com pellets e comida congelada
A manutenção é feita todas as semanas com TPA (30%) com água RO e sal Redsea coral pro. Sinfonagem do areão obrigatória. Substituição do GFO e companhia quando necessário. Limpeza do filtro semanal....lilypipes incluidos.
Neste momento, estou a pensar seriamente em fazer um upgrade e ter um aquário mais bonito, com sump e tudo. Estou a pensar num redsea reefer nano.
A apresentação já vai longa, por isso, um abraço a todos