Rui Manuel Gaspar Escreveu:
ReefSET, Lda. Escreveu:
Boa noite,
A ver se posso dar uma ajuda,
A saída da UV deveria ser colocada junto da entrada da bomba de retorno, ( o ideal seria colocar a saída directamente no aquário.) mas junto ao retorno já está bom.
A agua que sai de uma UV não deveria passar por sistemas de filtragem de preferência, seria pescada depois do ultimo ponto de filtração mecânica e largada o mais perto da entrada de agua do aquário possível ou mesmo no próprio aquário.
Fernando Santos
Boas Fernando,
Porquê? Não entendo porquê,
O objectivo de uma UV para mim é matar bicharada sejam bactérias, parasitas, etc.
Queremos essa matéria toda a circular no aquário para termos picos de amónia?
Ou deve ser retirado tudo o mais depressa possível?
Houve um colega nosso do forum que usou UV para resolver o mesmo problema que eu tive e teve sérios problemas com um pico enorme de amónia que lhe dizimou tudo ... Ou então foi só coincidência ...
Importa-se de explicar melhor?
Obrigado,
Rui
Bom dia,
Acho que a preocupação com os picos de amónia está a ser um pouco exagerada, é um problema, é certo, mas é temporário desde que tenhamos uma boa colónia de filtração biológica.
Esta é a minha opinião, e espero que não leve a mal, acho que o Rui anda a mexer muito no aquário e em espaços muito curtos, o que está a provocar ao aquário ciclos contínuos. Os testes que faz em nada vão ajudar enquanto não estabilizar o ciclo.
Eu faria o seguinte, na sump desligava tudo com excepção de escumador e UV. Com esta TPA que fez eu esperaria 2 a 3 semanas ou até mesmo 4 semanas antes de fazer o que quer que fosse. Deixaria inclusive os nitratos subirem. Corre o risco de perder os corais, mas no meu entender, é melhor arriscar e seguir em frente com tudo certinho. Depois é que iniciaria o combate aos nitratos e nutrientes, pois acho que o Rui está a querer combater algo que ainda não tem no aquário que mereça intervenção. O aquário é muito novo. Só depois deste tempo passado é que faria uma TPA.
Quanto á UV ser o ultimo elemento antes da entrada da agua no aquário, primeiro devemos fazer a filtração mecânica, depois a filtração química e biológica, só a seguir a esterilização. Os animaizinhos que morrem no UV não vão de forma alguma provocar picos de amónia são muito pequenos para que a sua decomposição origine amónia em valores de risco suficientes para criar nitrito e depois nitrato. Mas se isto acontecer...é bom...assim sabe que no fim destas 4 semanas o seu ciclo ficou completo e não vai ter mais problemas, se não vai continuar o Rui em ciclo atrás de ciclo.
Por isso quando coloca a UV na entrada do escumador, está a juntar agua esterilizada com agua carregada de matéria orgânica, que elimina grande parte do efeito de esterilização da UV uma vez que a agua vai ficar em contacto com oxigénio (bolhas do escumador) e matéria orgânica dissolvida concentrada, que os bichinhos gostam para se multiplicarem.
Resumindo, tentar separar sempre as aguas, primeiro filtração mecânica (filter bags, escumadores..) depois filtração química e biológica ( bioballs, filtro areia, carvão activado, biopellests...) no fim a esterilização ( Uv, ozono...).
Realço novamente que isto seria o que eu faria, serve meramente como informação pessoal.
Fernando Santos