Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo Nano Reef - 160l

Novo Nano Reef - 160l

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 04/fev/2013, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Boa noite.

Estou a planear a montagem do meu primeiro aquário de água salgada. Já tenho lido algumas coisas sobre o assunto mas como em tudo acho que a experiência é essencial à aprendizagem.

O tanque terá o tamanho de 60x60x45cm (CxLxA) com uma sump com medidas ainda por confirmar (35x55x35).
Tenho andado a ver o material a adquiri mas a oferta é tanta que ainda não me decidi. Entretanto surgiram duas opções de escumador em 2º mão que me estão a interessar:

Custom Reef Pro-Series 120 ou H&S 150 sei que são muito diferentes mas acho que ambos chegam perfeitamente para o meu aquário sendo a diferença de preço enorme.

Circulação estou a pensar em duas Tunze 6025 ou outras que entretanto apareçam nos classificados.

Tenciono fazer reposição de água com adição de Kalk num reator construido por mim.

A iluminação não está decidida. Tenho em cima da mesa duas opções que levarei a cabo com diy: 1x150W HQI 12K ou 30W leds cree (combinação, potência e lentes ainda a definir).

Terei controlo sobre os níveis, bombas e iluminação com recurso a um autómato Omron ZEN, eventualmente com disparo de alarmes via GSM.

Por enquanto preciso de ajuda para o primeiro passo, montar o aquário. Preciso de esquemas/desenhos da coluna seca, furação e tubagens sendo que é imperativo que os tubos não furem o tampo do móvel. Isto é, os tubos tem que passar pela traseira do móvel. A bomba de retorno já tenho e é uma Newjet 2400 l/h.

Espero pela vossa contribuição para fazer um bom trabalho.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 04/fev/2013, 21:11

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

Sei que é de outro fórum mas ainda não passei para aqui.

Aqui tens a descrição detalhada da minha coluna seca externa.

Escumadores tens também o Bubble Magus NAC7 que é muito porreiro.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2013, 22:23

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Sei que é de outro fórum mas ainda não passei para aqui.

Aqui tens a descrição detalhada da minha coluna seca externa.

Escumadores tens também o Bubble Magus NAC7 que é muito porreiro.

Abraços,
Rui

Viva.

Desde já obrigado pela ajuda.

Gostei desse sistema de coluna. Os tubos são de 22mm de diâmetro? Qual é o tamanho dos furos que tenho de fazer? 25mm?

Será que podes dar-me uma part list das peças em pcv que preciso? E já agora umas fotos com mais pormenor?

Onde é que posso comprar loc line igual? Existe em branco?

Ainda te recordas do código da RS das boias de nível? Vou fazer uma encomenda amanhã e mando vir isso, mas não para aplicar num sistema tão complexo.

Não cheguei a ler o tópico todo mas vi algures que estavas a tentar controlar a velocidade de rotação das bombas de circulação, chegaste a alguma conclusão?

De entre os dois escumadores que indiquei, fico bem servido por uns tempos?

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 04/fev/2013, 22:35

José Carlos Santos Escreveu:
Viva.

Gostei desse sistema de coluna. Os tubos são de 22mm de diâmetro? Qual é o tamanho dos furos que tenho de fazer? 25mm?

Será que podes dar-me uma part list das peças em pcv que preciso? E já agora umas fotos com mais pormenor?

Ainda te recordas do código da RS das boias de nível? Vou fazer uma encomenda amanhã e mando vir isso, mas não para aplicar num sistema tão complexo.

Não cheguei a ler o tópico todo mas vi algures que estavas a tentar controlar a velocidade de rotação das bombas de circulação, chegaste a alguma conclusão?

Cumprimentos,

Zé.

Zé ...

Foi rápido ler aquilo ... :D
És de Lisboa? Se quiseres dás cá um salto a casa e faço-te o esquema da tubagem e Não ouves aquilo a funcionar ...

São furos de 25mm sim.

Ainda não peguei nisso mas conheço quem já o tenha feito. Procura pelos DIY do Pedro Ferrer que ele montou um esquema de controlo de marés em função da fase lunar e controla bombas tunze electrónicas.
Mas as bombas tem que ser electrónicas as 6025/6045 não dá para isso!

Para a minha bomba retorno a RS5000 isso tem controlador próprio e podes fazê-lo manualmente.

O escumador ficas bem servido sim. conheço o H&S e só posso dizer bem daquilo. faz é muito barulho para o meu gosto e à 10 anos atrás eram caríssimos. Muito mais que os Deltec.

LocLine eu comprei na "fish-street store" mas acho que há lojas cá a vender isso. Só conheço em azul, laranja e preto.

Epá não. não me recordo ... mas queres mesmo boias laterais? Posso ir à procura que acho até que tenho uma a mais e tudo.

Abraços,
Rui

Mensagem 04/fev/2013, 23:15

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Viva.

Cumprimentos,

Zé.

Zé ...

Foi rápido ler aquilo ... :D
És de Lisboa? Se quiseres dás cá um salto a casa e faço-te o esquema da tubagem e Não ouves aquilo a funcionar ...

São furos de 25mm sim.

Ainda não peguei nisso mas conheço quem já o tenha feito. Procura pelos DIY do Pedro Ferrer que ele montou um esquema de controlo de marés em função da fase lunar e controla bombas tunze electrónicas.
Mas as bombas tem que ser electrónicas as 6025/6045 não dá para isso!

Para a minha bomba retorno a RS5000 isso tem controlador próprio e podes fazê-lo manualmente.

O escumador ficas bem servido sim. conheço o H&S e só posso dizer bem daquilo. faz é muito barulho para o meu gosto e à 10 anos atrás eram caríssimos. Muito mais que os Deltec.

LocLine eu comprei na "fish-street store" mas acho que há lojas cá a vender isso. Só conheço em azul, laranja e preto.

Epá não. não me recordo ... mas queres mesmo boias laterais? Posso ir à procura que acho até que tenho uma a mais e tudo.

Abraços,
Rui

Viva.

Não li tudo, li na diagonal e parei nas partes que me interessam por agora. No entanto já tinha lido grande parte daquele tópico numa outra altura.

Quanto à variação das bombas era mais por diversão. Queria ver a cara da minha namorada depois de eu pendurar uma breadboard em cima do aquário. X(

Não precisam de ser laterais mas dava jeito, para além disso o aspeto é maravilhoso.

Os loc lines já tinha visto na fish-street, em último recurso vem azul.

Quanto ao escumador com barulho não pode ser... A minha Maria afoga-me no aquário se houve aquilo a zurrar... Sobre o Custom Reef Pro-Series 120 sabes alguma coisa quanto a ruído e a desempenho? É que é bastante mais barato.

Sou de V. N. Gaia, e já não vou frequentemente a Lisboa. :(

Obrigado,

Zé.

Mensagem 07/fev/2013, 21:42

Boa noite.

Ainda não tenho aquário mas já tenho escumador!

Adquiri um H&S 150-F2001 que entretanto vai ser "kitado" com uma bomba nova e que, segundo o "Engenheiro" de escumadores que é patrocinador cá do fórum, vai ficar com um desempenho superior ao original... =p~

Ora se o fabricante afirma que o escumador serve para aquários até 1000l acho que nos meus 200 vai funcionar lindamente. :-bd

Já tenho um aquecedor de 300W da Eheim. Sei que é demais mas como vai ficar na sump e está como novo vou mantê-lo.

Amanhã chega o móvel e para a semana vou mandar cortar os vidros. :)

Será que quem tem uma coluna seca exterior me podia dar-me as medidas que usou no dimensionamento?

Cumprimentos,

Zé Carlos.

Mensagem 08/fev/2013, 11:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Boas, como vais quitar isso?

Mensagem 08/fev/2013, 12:16

Bom dia.

Não sou eu quem vai proceder à alteração.

Fiz a aquisição de uma nova bomba que tem um desempenho superior à original. Esta bomba irá aumentar a entrada de água e de ar. Ou seja bolhas mais pequenas e em maior número dentro da câmara do escumador. A adaptação vai ser feita por um profissional, patrocinador cá do fórum mas que não divulgo por uma questão ética.

Continuo a precisar de apoio na questão da coluna seca, quero mandar cortar os vidros mas tenho que saber as medidas corretas... :(

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 08/fev/2013, 15:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Perguntei pois também tenho esse escumador e poderá ser uma opção interessante. Que bomba vais usar?

Não tenho coluna seca exterior mas isso tu podes fazer com as medidas que quiseres. Queres ter quantos furos?

Mensagem 08/fev/2013, 17:18

Boas.

A bomba que escolhi foi a Sicce Syncra PSK 1000.

Para ser montada no H&S precisa de uma ligeira alteração na tubagem por isso é que não serei eu a instala-la. O vendedor garante um desempenho superior ao obtido com a bomba original (Aquabee 2000/1).

Posso fornecer o contacto via mp mas aviso já que é cá no norte.

Irei usar 3 tubos: Descida, ladrão e retorno. Os tubos não podem furar o tampo do móvel.

Cumps,

Zé.

Mensagem 08/fev/2013, 18:46

Boas,

A coluna seca exterior faz o mais larga que puderes de modo a teres a maior captação de água possível.

Profundidade tenho 10cm e altura tenho 20cm mas aconselho a fazer um pedacito mais alta. Ajuda a ter uma queda de água que vai ajudar a retirar melhor a gosdura de superfície.

Furos de 25mm. Como um esta sempre submerso consigo lidar na boa com 5000 l/h de água.

Abraços,
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2

Mensagem 08/fev/2013, 19:53

Boa noite.

Desde já obrigado.

Chegou o móvel :) Em breve coloco fotos.

Quando dizes o mais larga possível queres dizer, por exemplo, em toda a extensão da traseira do aquário?

Para um tanque 60x60x45(CxLxA) serviria uma coisa do tipo 50x5x8 (CxLxA)? Em principio usarei os dois tubos de descida em 32mm pois já tenho cá em casa os acessórios de pvc necessários. Para essa "caixa" chega um vidro de 5mm? Pensei em fazê-la em acrílico mas tenho receio que não cole bem ao vidro...

Às tantas faço um desenho para se perceber melhor.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 11/fev/2013, 11:46

Bom dia.

Algumas fotos do móvel e do escumador. Quando puder tiro fotos do móvel no lugar definitivo. As dobradiças vão ser "besuntadas" com vaselina para atrasar a corrosão. Vou tentar diminuir a humidade dentro do móvel com recurso uma tampa na sump e ventilação forçada na traseira.

Imagem

Imagem

Imagem

Quero ver se esta semana mando cortar os vidros. Pode ajudar com a questão da coluna? As medidas que propus dão? O acrílico cola no vidro?

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 12/fev/2013, 17:15

Boas.

Para além da coluna seca que me levanta muitas dúvidas, principalmente se posso ao não contrui-la em acrílico e cola-la ao vidro sem problemas, estou a interrogar-me se devo ou não usar esta combinação de lâmpadas na minha iluminaria DIY:

PLL 55W 5500K CRI 90 + PLL 55 W 8000k CRI 80 + 2x18W T8 Marine Blue todas com balastros dimáveis, refletor de aço inox polido e com vidro protetor. Custo da calha ZERO €.

Acham que para arrancar serve?

Estou a negociar uma bomba Polario 15000, penso que será mais do que suficiente.

Aguardo pelas vossas sugestões.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 28/fev/2013, 21:50

Boas.

Para além da coluna seca que me levanta muitas dúvidas, principalmente se posso ao não contrui-la em acrílico e cola-la ao vidro sem problemas, estou a interrogar-me se devo ou não usar esta combinação de lâmpadas na minha iluminaria DIY:

PLL 55W 5500K CRI 90 + PLL 55 W 8000k CRI 80 + 2x18W T8 Marine Blue todas com balastros dimáveis, refletor de aço inox polido e com vidro protetor. Custo da calha ZERO €.

Estou a negociar uma bomba Polario 15000, penso que será mais do que suficiente.

Cumprimentos,

Zé.

Boas,

Acrilico e vidro não ... não cola como deve de ser.
Faz em Vidro.

Quando à coluna já te respondi. Se quiseres podes ir lá a casa ver a minha e tirar ideias.

A calha se server??? depende do que queres manter. Para moles e alguns SPS ... sim, sem problemas. Mas se queres algo mais não vai dar!

Para um aquário de 60x60 sinceramente a polario parece-me demais ...

Abraços,
Rui

Mensagem 01/mar/2013, 03:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 256

Boas.

Cumprimentos,

Zé.

viva,

A calha serve na boa , principalmente para quem está a iniciar o hobby, ainda por cima a custo ZERO!!Maravilha!!

Esquece a Polario, já tive 1 durante 2 anos! Funcionam muito bem se a colocares simplesmente para criar circulação atrás das rochas e evitar acumulação de detritos, mas como bomba de circulação principal, deixa mesmo muito a desejar, para alem do barrulho que faz, um asobio constante. No teu caso optaria por 1 ou 2 Vortech MP10 ou mesmo 1 ou 2 Tunze 6045 que são 5*****, mas mesmo assim acho que essas são muito fortes!!!

Deves sempre colocar 2 bombas, mesmo sendo mais fracas, evitando assim a circulação laminar num so sentido, deves ter 2 bombas em cantos ou lados opostos para o fluxo das bombas se cruzarem e fazer chegar corrente a todos os cantos do aquário evitando dessa forma a acumulação de deritos!

Eu não queria desanimar-te, mas acho que esse móvel vai ser um problema daqui a algum tempo! O espaço parece-me curto, o escumador ocupa quase metade da área e pouco sobra para o resto do equipamento! Bem isso é apenas a minhã opião que não vale nada.

Boa sorte para o hobby.

abraço
Carlos
Carlos Basaloco

Mensagem 01/mar/2013, 11:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Concordo com o Carlos em praticamente tudo exceto na questão da polario! Tive uma que me tive de desfazer dela devido ao layout mas acho uma bomba excelente e sem concorrência para quem a conseguir "esconder" que não foi o meu caso!

A minha era a de 20.000l/h e nunca notei qualquer ruído. Muito mais cagaçal faz a vortech!!! Mas de longe!!!

Ainda por cima pelo que percebo é uma compra em 2ª mão e pode ser um bom negócio!

Queria apenas deixar esta experiência (curta é certo :( ) com a bomba para não deixares de fazer um bom negócio por causa do comentário do Carlos que sendo verdade em grande parte só mostra os lados menos positivos da bomba! :D

Concordo também com o Carlos na questão do móvel! Ou esse escumador é muito grande para esse aquário ou a sump é muito pequena para esse escumador! =))

Mensagem 01/mar/2013, 12:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Pensei que ainda ias alterar o interior do movel, não???

é que vai ser mesmo apertado...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 01/mar/2013, 14:57

Boa tarde.

Antes de mais obrigado por não deixarem morrer o tópico.

A Polario ficou de lado. Iria ser difícil de esconder tendo em conta o layout desejo. Ainda vou ver a minha disponibilidade financeira, o look clean das Vortech é sem dúvida mais fácil de enquadrar num aquário que irá ser pequeno em quase tudo, a começar pelo móvel.

De facto foi uma argolada ter feito o móvel tão pequeno... Agora tenho que me arranjar. O escumador cabe dentro compartimento desejado e possibilita retirar o copo para limpar no entanto desconfio que para o tirar da sump tenho de tirar a sump completa. Ainda assim cabe lá o escumador com a respetiva bomba, o aquecedor, a bomba de retorno e um pequeno reator de kalk. O interior levou um verniz especial de corrida para melhor resistência à humidade mas como haverá ventilação forçada acredito que não terei problema por aí.

A iluminação é que me anda a dar dores de cabeça pois como tenho muito material não queria estar a comprar, no entanto não consigo resultados visuais tão bonitos quanto as calhas de fábrica... Precisava de arranjar uma estrutura de uma calha, tipo alguém cuja calha avariou e só tenha aproveitado o chassis ou assim...

Sobre o aquário ainda não mandei cortar os vidros, tenho dúvidas na coluna seca, queria não fazer coluna (nem interna nem externa) e simplesmente furava o aquário na traseira com duas saídas e uma entrada tudo em 25mm. Queria algo parecido com o sistema Xaqua mas diy. Sabem se funciona?

Em breve dou novidades.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 01/mar/2013, 15:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 256

Hugo Figueiredo Escreveu:
Concordo com o Carlos em praticamente tudo exceto na questão da polario! Tive uma que me tive de desfazer dela devido ao layout mas acho uma bomba excelente e sem concorrência para quem a conseguir "esconder" que não foi o meu caso!

A minha era a de 20.000l/h e nunca notei qualquer ruído. Muito mais cagaçal faz a vortech!!! Mas de longe!!!

Ainda por cima pelo que percebo é uma compra em 2ª mão e pode ser um bom negócio!

Queria apenas deixar esta experiência (curta é certo :( ) com a bomba para não deixares de fazer um bom negócio por causa do comentário do Carlos que sendo verdade em grande parte só mostra os lados menos positivos da bomba! :D

Concordo também com o Carlos na questão do móvel! Ou esse escumador é muito grande para esse aquário ou a sump é muito pequena para esse escumador! =))

Pois, cada um teve a sua experiência, quem conheceu a minha Polario a trabalhar conhece bem o asobiar dela, mas como disse cada tem a sua experiência!

Abraço
carlos
Carlos Basaloco

Próximo

Voltar para Novo no hobby