Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Primeiro Salgado. Duvidas

Primeiro Salgado. Duvidas

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 25/mai/2013, 22:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 241
Ola pessoal

para já quero vos dar os parabens por terem um execelente forum em portugues, sobre este mundo maravilhoso dos salgados.

Ando com algumas ideias,e sem duvida o aquario de agua salgada é algo que me atrai muito. Vou passar a expor as minhas duvidas para ver se as minhas ideias se tornam viaveis. Aqui vai:

Bem tenho um aquario disponivel de 60x40x40 que dá o total de 96L
A ideia era ter algo que não me desse muita dor de cabeça, uns corais moles, TPAS semanais, e um casalinho de ocellaris

No entanto andei a pesquisar e deparei-me com mais espécies de salgados e fiquei com pena de so puder ter um casalinho de peixes no aquario. Gosto bastante dos cardinais tambem

A minha duvida é a seguinte, adicionando uma sump, um escumador (se puderem-me dar uma dica de um bom a um bom preço), acham que puderia ter mais especies? Ou acham que devia optar por um aquario maior? talvez 80x40x40?

O equipamento que estava a pensar era o seguinte:
Aquario: 60x40x40 OU 80x40x40

Iluminação: http://www.ebay.co.uk/itm/400392923121?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649

Escumador: ideias?

Sal: da tropic marine ou da Red Sea

Sump: a equacionar

Bomba de circulação: SunSun 3000L/H

A questão que se prende, é se em 80x40x40 consigo fazer assim uma coisa que não me dê muitas dores de cabeça nem muito trabalho, e assim meio Low Cost :)

Fico a aguardar as vossas dicas pessoal, grande abraço

Tiago Rocha
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 25/mai/2013, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas Tiago,

Dependendo do que queres não dar trabalho é...pouco provável...também é relativo porque o meu cão dá-me mais trabalho que o reef :)

Quanto á iluminação já viste as lampadas PAR38?
Um escumador existem várias marcas low-cost ou um escumador barato em segunda mão, não descures esta parte.
Por outro lado se dimensionares bem o equipamento terás menos trabalho.
A bomba de circulação parece curta, pelo menos 2.
O resto vai com calma e tranquilidade :P

Abraço.

Mensagem 26/mai/2013, 17:00

Ola amigo
obrigado pela tua participação
Quando falo em trabalho, não me expliquei bem. Não quero é que me dê muitas dores de cabeça :)

Quando as medidas e equipamentos, sum e afins gostava de saber a vossa opinião

Sobre lampadas PAR38 podes-me dizer onde se vende? são melhores que a calha que mencionei?
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 26/mai/2013, 17:36

Tenho tambem um aquario de 120cm, 240L, mas tenho medo que a despesa com a mudança para a gua salgada seja muito grande
Tambem a sump que teria para ele, seria muitp pequena acho, talvez 80cm
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 26/mai/2013, 20:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95

Tiago é como te disse na mp quanto maior a litragem melhor, pois fica tudo mais estável.

Eu se fosse a ti usava o aquário de 120x40x50(240 litros) como layout e o de 80x40x40(120 litros) como sump, ficas com um total de 360 litros o que já é muito bom.

O meu sistema é mais pequeno porque de momento não tenho espaço para mais.

Com essa litragem nas TPA's terias de mudar á volta de 36 litros de água.

Abraço

Mensagem 27/mai/2013, 11:29

Sem duvida o espaço é um grande problema

queria saber a vossa opinião sobre um aquario 60x35(altura)x40 sem sump e sem escumador
o que voces acham?
tpa 10% semanal, bomba de circulação, e lampadas par38

o que acham?
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 27/mai/2013, 13:48

Olá Tiago,

pois... é mesmo muito curto...
Uma PAR38, para isso chega, mas o problema é que não vais conseguir manter muita coisa...
O que queres manter a nivel de peixes e corais?
O Escumador é a tua boia de segurança, e em tanques pequenos, mesmo com TPA's semanais, é muito mais fácil ocorrer um desiquilibrio...

Para esse tanque e manutenção que propões creio que o mais indicado seria:
- 1 casalito de ocellaris(e mesmo assim, já é um pouco arriscado);
- 1 Gobie anão
- 1 camarão
e chega de vivos, quanto a corais, uns discossomas e uns zoanthus, na prática, só moles e cuidado com os moles, porque por exemplo os sarcos, podem fazer guerra quimica, e sem escumador então, pode ser o fim da macacada...

Não consegues esticar para os 80X40X40? se conseguires isso e com escumador pode ser que consigas melhorar um pouco.

Abraço.

Mensagem 27/mai/2013, 18:16

Ola amigo, conseguir esticar consigo.
O problema é que já envolveria ter uma sump certo? ou posso continuar sem sump?

Posso esticar para 80x35x40 por exemplo. Mas em termos de iluminação ficaria carito não? o que aconselhavas?
A ideia era ter uns corais moles, e 1 ou 2 vivos. Um escumador tambem é possivel
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 28/mai/2013, 10:16

Boas Tiago,

A Sump como alguem dizia acima é sobretudo para esconder equipamento e dar mais litragem ao aquario(estabilidade).
De uma forma muito simples a relação estabilidade VS Litragem é perceptivel pela seguinte alegoria:
- Deitas 1 litro de lexivia em 10 Litros, seguramente que tudo o que é vivo que coloques lá dentro morre... Se colocares o mesmo litro de Lexivia em 1000 Litros, o efeito será seguramente menor e a concentração dilui.

Quanto á iluminação, se sempre fores para os PAR38, não sei... talvez duas(Já as vi á venda novas por 42€ especificas para aquas de recife). Para manteres Moles com essa altura de água, é mais que suficiente, eu diria que com duas, consegues manter SPS sem problemas.

Abraço.

Mensagem 28/mai/2013, 13:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Soluções low cost há imensas ...

Depende do que queres manter e do trabalho que estás disposto a investir.

60x40x40 com um escumador de mochila ou de pedra difusora + 2x T5 24W consegues mantêr um casal de palhaços e corais moles. e até LPSs ....

TPA religiosa de 20% com água do Mar e siga ...

Tens é que te comprometer com o aquário e não falhar!

Nada de mais peixes ...
E SPS com estabilidade e tempo podes colocar uns mais fáceis ...

Agora eu para um aquário desses nunca colocaria um casal de palhaços.!

Apostaria em dois de entre estes:

Catalina Goby

rainfordi

ou

Escenius Stigmatura

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/mai/2013, 19:25

Que peixes espetaculares que voces me apresentaram.

Eu vou esticar para os 80x35x40
a calha deve ser esta:http://www.ebay.co.uk/itm/400392923121?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649

A sump ando a estudar o espaço, estou mesmo interessado em pôr, nem que seja pa esconder equipamento e adicionar mais rocha viva. Escumador tambem vou pôr =)

coluna seca acham que vale a pena?

agora quero e despachar o aquario de 120x40x50 que tenho cá para poupar espaço, tem uma pequena fuga no silicone tambem
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 29/mai/2013, 19:27

Pessoal sei que estes topicos chão chatos, mas prometo que daqui sairá um aquario, todo documentado aqui no forum
:)
Upgrade aos planos:

Aquario 80x35x40 (35 de altura para ter leds que dizem?)
Sump: algo na ordem de 40-50cm
Iluminação:http://www.ebay.co.uk/itm/400392923121?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649 ou duas par38. Mandei email a empresa portuguesa que arranja, querem 78€ por cada um. Talvez vá para a calha
Escumador: Situação a analizar segundo as ofertas, ja tenho algumas em cima da mesa

Rocha Viva: Grande questão. Compro a membros ou compro na loja? Como comprovar qual a de melhor qualidade? Digo isto porque os preços variam. Na aquaplante custa 16€ o kg, vejo anuncios a 5€ o kg, outros 7€. Que tratamento custam dar a vossa rocha quando a adquirem?

Areão: Devo comprar a algum membro. Vou pôr 1cm de altura, e cerca de 1mm de tamanho do mesmo que dizem? Estou a pensar comprar o areão a algum membro. Se vier vivo devo passa-lo por agua corrente na mesma?

Os peixes é algo que não me importo muito agora, nem as especies de corais, porque é algo que vou ter muuuuito tempo para pensar depois do aquario montado B-)
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 29/mai/2013, 20:50

Boas Tiago,

A rocha podes optar por morta que sai mais barata e eventualmente 1 ou 2kg de rocha viva.

Ab.

Mensagem 29/mai/2013, 23:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5

Essa calha de leds que falas,não terás problemas na alfândega aquando do envio?Parece-me uma boa opção..

Cumprimentos

Mensagem 30/mai/2013, 07:59

Nuno Dinis Escreveu:
Boas Tiago,

A rocha podes optar por morta que sai mais barata e eventualmente 1 ou 2kg de rocha viva.

Ab.

e onde posso adquirir morta fora das lojas?
ja agora, quanto tempo sera o ciclo dessa forma?

Pedro Areias Escreveu:
Essa calha de leds que falas,não terás problemas na alfândega aquando do envio?Parece-me uma boa opção..

penso que nao.
O que achas melhor, a calha ou 2 par38?
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 30/mai/2013, 10:29

Olá Tiago,

O Ciclo leva mais ou menos o mesmo tempo :P
Quer dizer, se calhar consegues ganhar uma semanita, mas... isso compensa gastares mais 50 ou 100€? Alem de que evitas o risco de estar a começar o aquario sem pragas como aiptasias ou majanos.
Se conheceres alguem de confiança que te venda Rocha a preço razoavel em segunda mão é perfeito caso contrário optaria por comprar Rocha Morta numa loja, com a vantagem de poderes moldar a tue gosto.

Relativamente á calha e independetemente do que te disse das PAR38, é uma opção que vais ter de tomar, toma em conta o seguinte:
- A calha do que li tem 15" = 40cm(Aprox), ficas com 20cm de cada lado com menos luz(e com leds nota-se mais, se fossem t5, não notavas tanto).
- A Calha vem de HongKong, e se vier por transportadora(DHL, TNT, etc) tens que pagar alfandega... que equivale a uma taxa de mais ou menos 23% sobre o valor;
- Aliado a isto, a transportadora(se for DHL) ainda te cobra mais 30/40€ só para te entregar os papeis... e poderes ir despachar á alfandega... Eu digo isto por experiência própria...

Ou seja, tens que fazer as contas a isto tudo :(
Não te quero desanimar relativamente á calha, mas valores superiores a 22€ pagam alfandega se lá pararem o que é certo se vier por transportadora. Tenta encontrar uma que venha da UE, ou então vais ter acréscimos deste tipo que não estás a contar...

Outra coisa que vais notar relativamente aos leds, é a quantidade de luz visivel, eu mudei de T5 para leds há cerca de 2/3 meses, e o aquario ficou com menos luz visivel, a luz dos leds é mais focada e menos dispersa que as T5, independentemente da qualidade dos mesmo. Não digo que seja pior, porque o PAR equivalente a chegar ao Substrato é substancialmente maior que a das T5 para valores equivalentes, mas é diferente. Eu estou satisfeito com os meus leds.

Abraço.

Mensagem 30/mai/2013, 13:11

E qual a melhor combinação para os par38?
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 30/mai/2013, 14:20

Como te comentei, depende muito da cor que gostas de ver no aquario, se mais azulada se mais branca, só mesmo vendo ao vivo...
Eu gosto mais de tonalidade azul, mas há quem goste mais de branco frio.
Eu diria que uma de 50:50 entre brancos e azuis e outra de 30:70(4 Brancos e 8 Azuis). Mas como te disse só vendo montad é que consegues ter uma ideia do que gostas mais :)

Assim que tiver as fotos do meu cubo envio-te para veres.
Tenho uma calha no meu que dá para aumentar e diminuir as intensidades dos leds, se quiseres passar por lá, eu mudo para tu veres o tipo de cor que mais gostas e que combinação te parece mais adequada.

Abraço.

Mensagem 31/mai/2013, 10:02

O material está praticamente todo alinhavado

O pessoal de lisboa costuma apanhar agua onde? Onde posso arranjar recipientes para encher o aquario de 130L +- com sump? Vou usar posteriormente sal
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 31/mai/2013, 11:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Tiago Rocha Escreveu:
O material está praticamente todo alinhavado

O pessoal de lisboa costuma apanhar agua onde? Onde posso arranjar recipientes para encher o aquario de 130L +- com sump? Vou usar posteriormente sal

Boas Tiago,
Eu apanho água no guincho, juntos ao Farol. Mas é preciso bomba para ligar à bateria do carro.
Bidons, comprei primeiro 3 de 65 litros cada na cooperativa Agrícola de Loures.
Mas como eram muito pesados para carregar, optei por comprar jerricans de 20 e 25 litros numa casa no cais do Sodré na Rua da Boavista. Pareceu-me serem os mais baratos.
Se procurares no OLX acho que há à venda uns de 25 litros baratos.
Se quiseres os meus de 65 litros podemos fazer negócio :)
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Próximo

Voltar para Novo no hobby