Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação aos Aquários de Água Salgada

Iniciação aos Aquários de Água Salgada

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Boa tarde,

Tenho o escumador totalmente inundado de água.. não percebo lá muito daquilo... Eu tenho uma dúvida que é, o escumador tem a entrada do ar e tem uma outra (parece saída) que tem uma borrachinha que está tapada, conseguem ver nas fotos que coloquei no post anterior.. Do que li na internet e no manual nada me diz para tirar aquela borrachinha... e se a tirar, a água vai simplesmente sair do aquário... mas será que estou a fazer alguma coisa de errado com o escumador?? Vou tirar agora fotos dele, já aqui ponho.

O aquário está montado (com água do cabo raso 1.030 salinidade) desde Domingo passado e está com rocha viva e um caranguejo que veio na rocha (nunca mais o vi, apenas no primeiro dia) desde a passada 3f. Não tenho feito mais nada... apenas 2 horas de luz e mais nada.. A salinidade estou para ajustá-la entre hoje e amanhã para os 1.026 adicionando um pouco de água de osmose, mas o sistema ainda não está montado. Há problema a rocha viva estar em 1.030 durante estes dias?
Não tenho medido parâmetros, não tenho feito mais nada...

Deverei fazer TPA's semanais durante o ciclo? O Aquário tem um total de 30L, TPA estou a pensar fazer mais ou menos de 3L / 5L.

Obrigada

Aqui vão umas fotos:

Peço desculpa de ir ao contrário esta...
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Nesta foto a seguir tirei a tal borrachinha, o copo do escumador mesmo estando cheio vai saindo água por ali... Será o correcto?

Imagem

Obrigada

Ora boas de novo,
Mais outra coisa...neste TMC 30L o termostáto fica naquelas câmaras atrás.. por isso mesmo a água dentro dessas câmaras está nos seus 26 graus e cá fora está sempre nos 23 graus... não consigo subir...
Opções:
Por o termostato cá fora... mas vou ficar ainda com menos espaço
Que outra opção tenho :S

Hoje coloquei uma bomba de circulação pequena no aquário para movimentação.

Obrigada

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
o escumaodr não tem um nível de agua? do estilo no plástico uma linha com o máximo nível de agua ?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Quanto ao aquecimento não tens de pôr o termostato cá fora. Havendo a circulação devida deverá estar tudo a mesma temperatura...
Imagem

Boa tarde,
Ja coloquei agua de osmose no aquario e ajustei a salinidade para os 1.024. Abri um outro post sobre a agua de osmose.. fiquei um pouco baralhada com o PH.

Comeco a medir os outros parametros de agua tambem?

O escumador continuo na duvida..
A rocha viva continua com bom aspecto.

(Peco desculpa deste post nao ter acentuacao)

Obrigada

Bom dia,

Na minha rocha viva reparo que esta a aparecer uns tufozinhos de alga. Alguem sabe identificar? Comeca a ser preocupante?
Nesta foto ve-se um dos tufos. Ao lado esta um ser que tem o formato de uma estrela. Tenho varios destes nas rochas vivas? Eles mechem-se. Alguem sabe o que sao? :)

Obrigada, boas Festas

Imagem

Imagem

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Tranquilo, tudo normal!!!
Ainda vais ter muito mais algas, descansa! ;)

Nesta fase podes apenas medir amónia e nitratos (nitritos também se tiveres o teste) e quando amónia (e nitritos) ficarem a 0 e os nitratos abaixo dos 20, podes colocar o 1º peixe.

Não stresses, estás a fazer tudo certo! :ymapplause:

Obrigada!

Boa tarde,

Tirando o facto do meu zoanthus estar minado de uns bichinhos, os quais já entendi que são inofensivos num outro tópico que coloquei neste Forum, penso que está tudo a caminhar bem.
Ainda vou esperar mais tempo antes de começar a por o primeiro peixe.
Tenho um caracol que penso chamar-se Turbo snail ?!

Amanhã vou fazer as primeiras medições de parâmetros de água a sério.

O Zoanthus por vezes fica fechado e fecha quando aqueles bixinhos andam em cima dele... são bastantes :( e vejo eles a crescer... (gammarus spp) Confesso que não gosto muito de ver a infestação daqueles minúsculos seres, como o aquário é pequeno parece que só vejo eles...

Cumprimentos e um Feliz Ano Novo para todos.

A ver se combinamos que tenho lá umas xenias (se quiseres)!
Ainda bem que está tudo bem!

Estás a fazer mudas de água?

Coloca aí umas fotos novas! ;)

Sim estou a fazer TPA's de mais ou menos 5L semanais. Coloquei água do mar, mas na altura em que ainda não tinha vida no aquário (quer dizer vida tinha, pois tenho a rocha viva), coloquei a água do mar e ajustei com água da osmose a salinidade, pois esta água que recolhi veio com salinidade muito alta segundo percebi.. O meu objectivo agora daqui para a frente será fazer TPA com água de osmose preparada com sal...condições agora do mar estão complicadas.. mas mesmo assim ainda vou pensar.. apenas preciso de poucos litros de cada vez :)

Tenho fotos, o que acho de momento é que tenho o aquário um pouco cheio de mais.. (recordo que ou montava este TMC 30L ou o Red Sea MAX 130D... pois.. já estou a começar com isto.. e já olho para o meu RedSea 130D com olhos de quem... vens a seguir.. lol) .. mas como dizia, cheio talvez de muita rocha viva... ao por o zoanthus tive de fazer ali uma remodelação às rochas para encaixar o coral..

Estou a por luz durante 6 horas e tenho uma bomba de circulação dentro do aquário pois achei que a água estava um pouco parada demais.. claro que com a bomba menos espaço tenho..

Aqui vão umas fotos:

Aqui o zoanthus, não tinha os pólipos (penso que se chama assim) todos abertos pois a luz ainda só estava acesa há uns 15minutos. O que reparo é que os tais bichinhos andam lá por cima e ele fecha muito devido a eles..

Imagem

Imagem

Nesta foto consegue-se ver os dito cujos bichinhos..

Imagem

Obrigada, cumprimentos a todos

Boa tarde,

Hoje efectuei os primeiros testes - recordo que aquário tem mais ou menos umas 3 semanas de existência com rocha viva e água do mar recolhida no Cabo Raso (Cascais).

A última TPA foi de 5L no dia 2 Janeiro.

PH - 8.0
NH3/NH4 - 0.25 ppm :(
N02 - 0.1 ppm (o que me faz pensar que o ciclo está de facto a começar)
NO3 - 0.0 ppm
Salinidade - 1.023
Temperatura - 25ºC

Olhando para estes valores penso que o facto de já haver nitritos é resultado de que o ciclo está de facto a começar...
(Amónia --> Nitritos --> Nitratos)

Tenho um zoanthus no aquário, centenas de mini crustáceos (gammarus spp penso eu) e um turbo snail.

O que acham? Está a ir no bom caminho penso eu..

Obrigada,

Mais uma vez: estás a fazer tudo certo, descansa! ;)
Continua assim e não coloques mais nada no aquário! Quando o ciclo terminar voltamos a falar. :)

Isso ainda nem tem algas! :ymdevil:

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Eu só afastaria a rocha do vidro. Vais ter muitos problemas de limpeza assim!

De resto é como diz o Hugo .... paciência!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Obrigada pelas dicas e sugestões :)

Eu já vejo uns mini fios de algas, muito pequeninos, mas andam por lá. :)

Depois vou dando novidades.

Olá,

Aqui vão as medições desta semana:

NO3 - 0
NH3 / NH4 - 0, mas talvez a puchar um pouco para perto dos 0.25... mas não tanto como na semana passada
NO2 - 0.1
Salinidade - 1.024 (subiu, penso que tenha sido devido à evaporação)

Portanto o aquário tem mais ou menos agora 4 semanas e uns dias de existência com a rocha viva, 1 zooanthus, 1 turbo snail e água recolhida no cabo Raso Cascais.

Ainda não fiz a TPA desta semana, não tenho água do mar e não tenho maneira de ir buscar agora nos próximos dias... Não existe problema de eu agora colocar água de osmose salinada? (Vou ter de a fazer para a TPA - nunca fiz a água salgada... portanto vai ser a primeira experiência.. nem sei ainda que quantidade de sal colocar para mais ou menos 5L de água de osmose....)

Igualmente tenho os testes de Magnésio, Alcalinidade e de Cálcio, agora para o início há algum teste que aconselhem que faça também?

O que aconselham?

Vejo algas, tenho uma parte da rocha viva, toda completamente repleta de alga vermelha, aqui vai a foto, no areão igualmente vejo uns fios de algas..
É tudo normal?
Quando poderei começar a introduzir mais fauna? Eu adoraria ter um casal de palhaços, mas já sei que o aquário é demasiado pequeno para isso... há quem os tenha assim, mas não sei ainda..

O coral noto que está a crescer... chegou-me ao vidro :| (falo dos pólipos claro)

Façam comentários please..

As algas que falam estão nesta primeira foto:

Imagem

Imagem

Continua com as trocas de água semanais que está tudo certo!
Os nitratos ainda terão de aumentar e depois descer e aí logo se pensa no casal de palhaços... :-B

Isso ainda não são algas de jeito, vais ter ainda muito mais. ;)

Está no caminho certo!

Ok :) Muito obrigada

Eu quero ir bem devagarinho, para depois não ter desilusões maiores. Ainda bem que tenho paciência, acho que a adquiri com os meus outros aquários de água doce, hehe. :)

Em termos de carga orgânica no aquário tenho a bicharada minuscula que por lá anda, são montanhas deles (já falei deles aqui no forum), tenho o tal turbo snail e a rocha viva.

Não tenho dado comida.. será que deveria por algo para o caracol? Ele tem andado bem... eu penso que devo ter algures no aquário um mini caranguejo, mas confesso que nunca mais o vi, apenas no dia da introdução da rocha viva lol.

Muito obrigada pelo conselho.

Já agora uma outra questão. Posso preparar água de osmose e deixar guardada num garrafão normal daqueles de plástico por uns dias? Dava-me jeito ligar a osmose e fazer já uma boa quantidade, mas como o meu aquário é pequeno, claro que não a vou usar toda. Há algum problema de guardar água de osmose (sendo sem sal ou mesmo até com sal??)

Para um garrafão de 5L que quantidade de sal devo por mais ou menos? Tenho o sal da RedSea...

Obrigada

Podes guardar água salinada ou natural, sim, mas SEMPRE em "contentores" (ou o que seja) totalmente sem luz!

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby