tenho alguma experiência em plantados, de momento tenho dois aquarios em funcionamento, um de 54l plantado e um de 540l com um setup mais básico e com menos necessidades, a minha ideia era começar com um salgado na ordem dos 200/300l no máximo, para começar a perceber melhor e ter umas noções básicas e depois era passar para o meu de 540 l (150/60/60).
Como o orçamento não é muito de momento a minha ideia era ir vendendo o material que tenho parado e ir comprando o material aos poucos, deixando o aquário, movel e sump para ultimo, sendo que isso vai ser tudo montado por mim, sendo que paciência é uma virtude e quem se atira de cabeça geralmente corre mal, vai demorar, mas vai ser possível!
Mas antes de mais vou me apresentar, sendo que este é o meu primeiro tópico, e que tenho andado a absorver ao máximo a informação do forum, sou o Jorge Carvalho, residente em Sintra, tenho 20 anos, estou no 3º ano de arquitectura paisagista, por isso a minha falta de orçamento, tenho aquários de agua doce desde que me lembro, ai com os os meus 13 anos comecei a brincar ao plantados, na altura eram péssimos, acho que actualmente já tenho um bom nível de idealização, e finalmente acho que estou tentado a dar o próximo passo nesta mundo da aquariofilia, deixo em baixo algumas fotos dos meus aquários...
o meu aquario de quando eu tinha 16 anos, 200l

o mesmo aquário numa abordagem mais simplista

o meu cubo de camarões

o meu aquário de 54l, a montagem anterior

dos dois que tenho agora não tenho fotos, porque são montagens recentes, mas amanha posso meter!
-----edit---

vamos agora ao que realmente interessa, o meu reef!
Possivel setup
Aquário 75/60/50, não sei se 60 de altura não era melhor aposta...
móvel a ideia é ser maior em comprimento para meter um deposito de um lado e balling do outro, por isso algo 100/60/70
sump, não tenho noção nenhuma...
escumador estava com o Nac 5.5 em mente
kit de osmose, não tenho ideia
iluminação, inicialmente era 100w de 5x20w de leds, agora que vi os projectos aqui, talvez vá para 1x100w, fica um pouco mais barato, os led eram os mesmos!
BOMBA DOSEADORA BUBBLE MAGUS TO-1, só devo comprar já quando tiver o aquario em funcionamento, melhor opções €€ são bem vindas...
bomba de circulação, na ordem dos 3000 litros?
cumps, aguardo mais infos e ajudas pessoal!
desculpem o testamento