Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby De Plantados aos Salgados, AJUDAS...

De Plantados aos Salgados, AJUDAS...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
Boas como o titulo diz, estou a pensar em iniciar um salgado, estou bastante curioso e babado com os corais!
tenho alguma experiência em plantados, de momento tenho dois aquarios em funcionamento, um de 54l plantado e um de 540l com um setup mais básico e com menos necessidades, a minha ideia era começar com um salgado na ordem dos 200/300l no máximo, para começar a perceber melhor e ter umas noções básicas e depois era passar para o meu de 540 l (150/60/60).

Como o orçamento não é muito de momento a minha ideia era ir vendendo o material que tenho parado e ir comprando o material aos poucos, deixando o aquário, movel e sump para ultimo, sendo que isso vai ser tudo montado por mim, sendo que paciência é uma virtude e quem se atira de cabeça geralmente corre mal, vai demorar, mas vai ser possível!

Mas antes de mais vou me apresentar, sendo que este é o meu primeiro tópico, e que tenho andado a absorver ao máximo a informação do forum, sou o Jorge Carvalho, residente em Sintra, tenho 20 anos, estou no 3º ano de arquitectura paisagista, por isso a minha falta de orçamento, tenho aquários de agua doce desde que me lembro, ai com os os meus 13 anos comecei a brincar ao plantados, na altura eram péssimos, acho que actualmente já tenho um bom nível de idealização, e finalmente acho que estou tentado a dar o próximo passo nesta mundo da aquariofilia, deixo em baixo algumas fotos dos meus aquários...

o meu aquario de quando eu tinha 16 anos, 200l
Imagem
Imagem

o mesmo aquário numa abordagem mais simplista
Imagem

o meu cubo de camarões
Imagem
o meu aquário de 54l, a montagem anterior
Imagem
Imagem

dos dois que tenho agora não tenho fotos, porque são montagens recentes, mas amanha posso meter!
-----edit---
Imagem

vamos agora ao que realmente interessa, o meu reef!

Possivel setup

Aquário 75/60/50, não sei se 60 de altura não era melhor aposta...
móvel a ideia é ser maior em comprimento para meter um deposito de um lado e balling do outro, por isso algo 100/60/70
sump, não tenho noção nenhuma...
escumador estava com o Nac 5.5 em mente
kit de osmose, não tenho ideia
iluminação, inicialmente era 100w de 5x20w de leds, agora que vi os projectos aqui, talvez vá para 1x100w, fica um pouco mais barato, os led eram os mesmos!
BOMBA DOSEADORA BUBBLE MAGUS TO-1, só devo comprar já quando tiver o aquario em funcionamento, melhor opções €€ são bem vindas...
bomba de circulação, na ordem dos 3000 litros?

cumps, aguardo mais infos e ajudas pessoal!

desculpem o testamento
Editado pela última vez por Jorge Carvalho em 24/jan/2014, 11:29, num total de 2 vezes.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

Antes de mais Bem vindo ao forum e a este "mundo" dos salgados ...

Aquário 75/60/50, não sei se 60 de altura não era melhor aposta... -- OK mas uma vez que tens espaço porque querias fazer o movel maior , faz o aquario 100x60x50 e metes o balling la dentro ...
móvel 100/60/80
sump, não tenho noção nenhuma... uma sump de 60x40x40 Deve chegar ...
escumador estava com o Nac 5.5 em mente - Serve
kit de osmose, não tenho ideia - Aquili de 5 estagios
iluminação, inicialmente era 100w de 5x20w de leds, agora que vi os projectos aqui, talvez vá para 1x100w, fica um pouco mais barato, os led eram os mesmos! - Depende do tipo de corais que quiseres manter, mas parece-me curto e ficará mal distribuido 1 x 100...
BOMBA DOSEADORA BUBBLE MAGUS TO-1, só devo comprar já quando tiver o aquario em funcionamento, melhor opções €€ são bem vindas... Serve perfeitamente
bomba de circulação, na ordem dos 3000 litros? - OK ...

Abraço e espero ter ajudado ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ...

Antes de mais Bem vindo ao forum e a este "mundo" dos salgados ...

Aquário 75/60/50, não sei se 60 de altura não era melhor aposta... -- OK mas uma vez que tens espaço porque querias fazer o movel maior , faz o aquario 100x60x50 e metes o balling la dentro ...
móvel 100/60/80
sump, não tenho noção nenhuma... uma sump de 60x40x40 Deve chegar ...
escumador estava com o Nac 5.5 em mente - Serve
kit de osmose, não tenho ideia - Aquili de 5 estagios
iluminação, inicialmente era 100w de 5x20w de leds, agora que vi os projectos aqui, talvez vá para 1x100w, fica um pouco mais barato, os led eram os mesmos! - Depende do tipo de corais que quiseres manter, mas parece-me curto e ficará mal distribuido 1 x 100...
BOMBA DOSEADORA BUBBLE MAGUS TO-1, só devo comprar já quando tiver o aquario em funcionamento, melhor opções €€ são bem vindas... Serve perfeitamente
bomba de circulação, na ordem dos 3000 litros? - OK ...

Abraço e espero ter ajudado ...

Boas Paulo, mantinhas discus? se sim, acho que falava contigo no msn ahah!

100/60/50 parece-me uma boa aposta e assim fica mais rectangular, que era a minha ideia!
escumador estava com o Nac 5.5 em mente - Serve o escumador assim não fica curto?
iluminação, inicialmente era 100w, que me dizes se eu meter então este led, visto que tem 5 canais, metia a centro brancos, 2 violetas e 2 azuis, e depois metia mais 2 leds hibridos de 20w com brancos e azuis, razão de 2 para 1?
fica a faltar alguma coisa?
testes e assim que é realmente preciso?

cumps e desde já obrigado

Boas sim Jorge e se és quem penso Lembro-me de ti ...

Tinha discus , o aquario DiscusSpot :D :D :D

Este

Imagem

Confere ???

Voltando ao Sal ...

Para mim 100x60x50 é muito bom ... melhor so 1.20 , mas isso ja obriga a escumador maior, outro tipo de calha etc etc ...

Que tipo de corais pretendes manter duros, moles , LPS, ja tens ideia ??

Escumador para esse aquario assim a começar por baixo ia para um curve 5 ...
http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=77&pid=1048

Em relação aos leds , o led de 100 W é o dream chip ??

Testes ...

Inicialmente

Refractometro
Amonia - raramente vais usar mas precisas no inicio e da sempre jeito ter
PH
KH
Nitratos
Fosfatos

depois
Calcio
Magnesio
K
Ferro
Iodo

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Bemvindo Jorge,

O Paulo já te disse quase tudo. Apenas outra idéia:
Porque não um cubo? Eu pessoalmete gosto muito de cubos e para esse dreamchip de 100 estás mesmo a pedir um cubo tipo 60*60*50, 70*70*50 ou algo do genero.

Visto que não queres gastar muito dinheiro não vejo necessidade em comprares a doseadora para o balling. Se fores disciplinado consegues mante-lo apenas a dosear manualmente pelo menos nos primeiros 2 anos, mas como depois queres mudar para um maior, depois logo compravas. Se não fores rigoroso, esquece, compra a dosadora senão vais ter problemas principalmente se apostares muito em SPS. Se não estás a pensar em carregar em sps e queres apenas um misto então nem vale a pena. Testes também ficava de inicio só por densidade, Nitrito, KH e CA. Depois mais tarde logo verificas se precisas de mais.

Visto que estás a começar, aconcelho-te a mais do que leres, a visitar vários aquários e várias lojas. Pergunta mutio, verifica diferentes estilos de aquários, sistemas e manutenções. Como já andas nisto á muito tempo deves ter um tipo de rotina e manutenção, e vais ter de escolher qual o sistema que queres para o teu reef.
Depois é seres rigoroso e disciplinado e o sucesso vai aparecer. Boa sorte! ;)

o cubo é sempre uma hipotese como disse o marco e olha que ficm muitooooo Bons os cubos , como o marco também sou fã de cubos ou Espécies de cubos .. Pensa bem ... :D :D

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Bem vindo antes de mais!
Se vens dos plantados - estilo holandês - (como eu :D ) os salgados vão ser canja. Continuo a dizer, por experiência própria, que um plantado - estilo holandês - dá 10x mais trabalho que um salgado!

O Paulo já disse praticamente tudo, embora possa ter sobrevalorizado um pouco 2 aspetos e e sub valorizado outro, na minha opinião :ymdevil: , vamos por partes:

O aquário
100x60x50 também me parece boa aposta, para começo! Apesar de eu gostar de cubos e darem boas hipóteses de aquascaping quando vistos pelo menos por 2 frentes. Mas vindo tu dos plantados e sendo arquiteto paisagista vai dar mais hipoteses de aquascaping.

Iluminação
Para este aquário 2 dreamchip ou equivalente de 100W dão e se gostares de coisas mais "ousadas" até um pode dar apenas um, numa dinâmica deste género:
Imagem

Escumador
Normalmente quem começa nos salgados começa com um aquário +/- dentro dos 100L e mais cedo do que tarde, passa para um maior. Ainda mais pelo teu background, não duvido mesmo nada que isso irá acontecer! :-B
Nos salgados a noção de espaço é um pouco diferente da água doce. Há peixes que só se conseguem manter a partir dos 200L, os corais ocupam mais espaço que as plantas, etc... por isso a necessidade de um aquário maior rapidamente surge, ao contrário dá água doce.
Por este motivo eu acho que devias já pensar nisso na compra do escumador! Não poupar aqui e pensar já num escumador que te possibilite esta mudança de aquário sem ter de comprar novo escumador!
Há muitas hipoteses, e não vou indicar nenhuma marca. Investiga as hipóteses e depois a malta ajuda na escolha! ;)

Testes
Fundamentais: Calcio, KH, Magnésio e Nitrato (salifert são bons e baratos)
Importantes: Amonia, potassio (e depois os outros que o Paulo referiu que são mais para melhoramente de cores dos corias e afins)

Deixei 3 parâmetros fora disto de propósito que são o fosfato a densidade e o PH, porque é muito importante serem controlados com precisão e por isso recomendo o teste de fósforo da hanna para o fosfato, um monitor de PH permanente (caneta em laternativa - esquece testes de cor para o PH) e um refractómetro.

Outras dicas:
- Aposta numa boa osmose! É essencial!
- Podes poupar para já na bomba doseadora, que só é preciso mais à frente quando tiveres mais corais e pode nem ser preciso. Lá chegaremos... Com o valor aqui poupado aposta na osmose e no escumador! :)
- Se a osmose não tiver filtro re resina, acrescenta um no final dos estágios!
- Não sei onde ficará o aquário, mas se for de exposição, pensa numa forma de colocar um deposito para reposição de água evaporada dentro do móvel, de preferência acima da sump para aproveitar a gravidade e poupar em bombas e afins.
- Como também sou maluco pela estética e paisagismo se quiseres trocar umas ideias de layouts eu tenho muitos links com fotos interessantes, para veres todas as possibilidades (se é que não as sabes já sendo tu arquiteto :)).

Qualquer dúvida coloca aqui que a malta responde e força com isso!

Paulo Oliveira Escreveu:
Boas sim Jorge e se és quem penso Lembro-me de ti ...

Tinha discus , o aquario DiscusSpot :D :D :D

Este

Confere ???

Voltando ao Sal ...

Para mim 100x60x50 é muito bom ... melhor so 1.20 , mas isso ja obriga a escumador maior, outro tipo de calha etc etc ...

Que tipo de corais pretendes manter duros, moles , LPS, ja tens ideia ??

Escumador para esse aquario assim a começar por baixo ia para um curve 5 ...
http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=77&pid=1048

Em relação aos leds , o led de 100 W é o dream chip ??

Testes ...

Inicialmente

Refractometro
Amonia - raramente vais usar mas precisas no inicio e da sempre jeito ter
PH
KH
Nitratos
Fosfatos

depois
Calcio
Magnesio
K
Ferro
Iodo

Confere tínhamos uns irmãos logo no inicio desse teu aquario se não me falha a memoria...

No máximo os 100cm pq depois já tenho um com 150cm com agua doce neste momento, mas parecem me umas boas medidas, mas o cubo também me parece uma boa ideia, e deve funcionar melhor com dreamchip, também deve depender da lente... posso sempre optar por dois de 50 w...

Escumador entre um nac 5 e o 7...

Testes também pode ser das ultimas coisas, neste altura quero ver se arranjo o escumador e a luz, dps osmose, com bois de níveis? Ou isso é algo que não faz assim tanta falta?

Marco Madeira Escreveu:
Bemvindo Jorge,

O Paulo já te disse quase tudo. Apenas outra idéia:
Porque não um cubo? Eu pessoalmete gosto muito de cubos e para esse dreamchip de 100 estás mesmo a pedir um cubo tipo 60*60*50, 70*70*50 ou algo do genero.

Visto que não queres gastar muito dinheiro não vejo necessidade em comprares a doseadora para o balling. Se fores disciplinado consegues mante-lo apenas a dosear manualmente pelo menos nos primeiros 2 anos, mas como depois queres mudar para um maior, depois logo compravas. Se não fores rigoroso, esquece, compra a dosadora senão vais ter problemas principalmente se apostares muito em SPS. Se não estás a pensar em carregar em sps e queres apenas um misto então nem vale a pena. Testes também ficava de inicio só por densidade, Nitrito, KH e CA. Depois mais tarde logo verificas se precisas de mais.

Visto que estás a começar, aconcelho-te a mais do que leres, a visitar vários aquários e várias lojas. Pergunta mutio, verifica diferentes estilos de aquários, sistemas e manutenções. Como já andas nisto á muito tempo deves ter um tipo de rotina e manutenção, e vais ter de escolher qual o sistema que queres para o teu reef.
Depois é seres rigoroso e disciplinado e o sucesso vai aparecer. Boa sorte! ;)

Gosto do desafio do cubo, o meu problema é o crescimento dos corais, eu ainda não percebi bem quanto crescem e em quanto tempo!

Um problema que tenho neste momento é o desenho do sistema, mas isso também tenho tempo e já vimque há muito pessoal para pedir umas ajudas ahahah

Tenho que ver se há pessoal na zona de Sintra, Lisboa e Cascais para ir chatear e ir ver ao vivo para conseguir perceber e "experimentar"!

Hugo Figueiredo Escreveu:
Bem vindo antes de mais!
Se vens dos plantados - estilo holandês - (como eu :D ) os salgados vão ser canja. Continuo a dizer, por experiência própria, que um plantado - estilo holandês - dá 10x mais trabalho que um salgado!

O Paulo já disse praticamente tudo, embora possa ter sobrevalorizado um pouco 2 aspetos e e sub valorizado outro, na minha opinião :ymdevil: , vamos por partes:

O aquário
100x60x50 também me parece boa aposta, para começo! Apesar de eu gostar de cubos e darem boas hipóteses de aquascaping quando vistos pelo menos por 2 frentes. Mas vindo tu dos plantados e sendo arquiteto paisagista vai dar mais hipoteses de aquascaping.

Iluminação
Para este aquário 2 dreamchip ou equivalente de 100W dão e se gostares de coisas mais "ousadas" até um pode dar apenas um, numa dinâmica deste género:

Escumador
Normalmente quem começa nos salgados começa com um aquário +/- dentro dos 100L e mais cedo do que tarde, passa para um maior. Ainda mais pelo teu background, não duvido mesmo nada que isso irá acontecer! :-B
Nos salgados a noção de espaço é um pouco diferente da água doce. Há peixes que só se conseguem manter a partir dos 200L, os corais ocupam mais espaço que as plantas, etc... por isso a necessidade de um aquário maior rapidamente surge, ao contrário dá água doce.
Por este motivo eu acho que devias já pensar nisso na compra do escumador! Não poupar aqui e pensar já num escumador que te possibilite esta mudança de aquário sem ter de comprar novo escumador!
Há muitas hipoteses, e não vou indicar nenhuma marca. Investiga as hipóteses e depois a malta ajuda na escolha! ;)

Testes
Fundamentais: Calcio, KH, Magnésio e Nitrato (salifert são bons e baratos)
Importantes: Amonia, potassio (e depois os outros que o Paulo referiu que são mais para melhoramente de cores dos corias e afins)

Deixei 3 parâmetros fora disto de propósito que são o fosfato a densidade e o PH, porque é muito importante serem controlados com precisão e por isso recomendo o teste de fósforo da hanna para o fosfato, um monitor de PH permanente (caneta em laternativa - esquece testes de cor para o PH) e um refractómetro.

Outras dicas:
- Aposta numa boa osmose! É essencial!
- Podes poupar para já na bomba doseadora, que só é preciso mais à frente quando tiveres mais corais e pode nem ser preciso. Lá chegaremos... Com o valor aqui poupado aposta na osmose e no escumador! :)
- Se a osmose não tiver filtro re resina, acrescenta um no final dos estágios!
- Não sei onde ficará o aquário, mas se for de exposição, pensa numa forma de colocar um deposito para reposição de água evaporada dentro do móvel, de preferência acima da sump para aproveitar a gravidade e poupar em bombas e afins.
- Como também sou maluco pela estética e paisagismo se quiseres trocar umas ideias de layouts eu tenho muitos links com fotos interessantes, para veres todas as possibilidades (se é que não as sabes já sendo tu arquiteto :)).

Qualquer dúvida coloca aqui que a malta responde e força com isso!

Gostei do layout desse aquario parece-me bem jogado, nos salgados é importante espaço para os bichas nadarem muito?

Vou te enviar uma pm para falarmos sobre esses layouts tenho andado a ver bastantes, e gostava de fazer algo quase que pensado do inicio, mesmo a nível de corais... já vi por ai pecas bastantes interessantes!

Agora vou tentar fazer um breve resumo para ver se não me escapou nada!
Escolher entre cubo e retangular...

Encontrar um vencedor para escumador entre nac 5 ou 7, ou penso já num para o de 600L, posso procurar nos usados?

Escolher os leds, 100 w não chega para 200/300 litros? Pelo menos para os primeiros meses? Tenho também ai em casa, uma calha 4x39w de 100 e uma hqi de 250w mas uma lampada para aquilo deve ser os olhos da cara e do c# ...

ver kits de osmose...

E ver dos testes

De resto por agora é ler muito e ver muito e chatear muito ahah estão tramados!

A minha ideia é ver quanto preciso, despachar o que tenho parado e o resto vai os poucos... ultimo caso vendo o meu plantado de 54l

Cumps

E muito obrigado mesmo

Boas amigo ..
Isso mesmo tinha mos discus irmaos ...

Quanto ao desenho depois de saberes as medidas faço em 3d para veres ... E quando for para montar dou te uma ajudas e quiseres porque costumo ir a sintra de 15 em 15 dias mais coisa menos coisa e dou te uma mao se precisares ...

Sent from my iPad using Tapatalk

Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo ..
Isso mesmo tinha mos discus irmaos ...

Quanto ao desenho depois de saberes as medidas faço em 3d para veres ... E quando for para montar dou te uma ajudas e quiseres porque costumo ir a sintra de 15 em 15 dias mais coisa menos coisa e dou te uma mao se precisares ...

Ahah
Agradeço muito essa ajuda, não me querendo fazer convidado, achas que depois podíamos combinar para eu ir ver o teu menino?

Osmose V2 Pure 100 é uma boa compra? Usado?

É quando quiseres ... Vens ca um dia com tempo e eu explico te como trabalha tudo ... Sem problema ...

Muito obrigado, apareceu um deltec APF 600 e um custom reef cone 150, se conseguir o negocio, ou acham o nac7 melhor?

Aquario acho que vou para um retangular

Já tenho um layout pensado... :)) :))

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Deltec também sem dúvida. Vê é com muita atenção a bomba e abre para ver se o rotor não está partido nem nada!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Por acaso tinha ideia que o CR 150 era um pouquinho melhor que o Deltec, mas Deltec é Deltec, apesar de ser um escumador com muitos anos, estaria capaz de apostar que deve ser dos escumadores mais usados desde sempre em todo o mundo!

Atenção ao que diz o Rui e que também já te tinha alertado. Confirma qual é a bomba e vê se o rotor está ok! ;)

ficam ambos quase ao mesmo preço, porque o deltec precisa de levar um rotor, e pelo que tenho visto só o rotor fica-me em 50 euros, o outro por mais 70 euros, que o deltec, vem com uma bomba...

entretanto, já pedi mais informações de ambos, ao respectivos donos, estou à espera...

quanto à iluminação, acham que os dreamchip são melhor aposta que as calhas chinesas do ebay?

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Jorge Carvalho Escreveu:
ficam ambos quase ao mesmo preço, porque o deltec precisa de levar um rotor, e pelo que tenho visto só o rotor fica-me em 50 euros, o outro por mais 70 euros, que o deltec, vem com uma bomba...

entretanto, já pedi mais informações de ambos, ao respectivos donos, estou à espera...

quanto à iluminação, acham que os dreamchip são melhor aposta que as calhas chinesas do ebay?

Boas,

Embora uma parte super importante no aquário, a saúde e côr dos corais não dependem só da calha.

Tens excelentes aquários com essas calhas chinesas e tens excelentes aquários com os dreamchip.

Agora se queres um efeito mais tipo T5 então calha chinesa

Se queres um efeito mais HQI então dreamchip

Outra coisa a considerar é o teu jeito e gosto para DIY.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Entre o apf600 e o cr150, sem duvida o ultimo.

Tenho o cr250 e é uma maquina de tirar porcaria. Já vi o 150 a funcionar e parece-me ter bem mais capacidade que o deltec.

Atencao a questão dos veios...ve como esta o interior da bomba.

A grande questão é eu arranjo um deltec com bomba, mas a precisar de um rotor, pelo mm preço que o CR 150, sem bomba, e por mais 60 euros o CR com bomba, mas não é nova...

Qual é a opção, que escolhiam?

Posso sempre tentar comprar o deltec sem bomba e dps comprar uma bomba...

Não sei, estou meio perdido...

A iluminação acho que vou para as duas calhas do eBay, ficam me quase em menos 100 euros que os dreamchips...

Cumps

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292

desculpa estar a dar a minha opinião, mas ao ler o teu post lembrei-me que tinha visto um escumador que parecia bom noutro sit..

deixo o link: http://www.sharemyfrags.com/frag/3410

PS: não tenho nada a ver com a venda do mesmo mas achei que podia ajudar.

abraço

Próximo

Voltar para Novo no hobby