Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ajuda Em início de salgado

Ajuda Em início de salgado

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 24/jan/2014, 02:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Pois o preço em comparação às equivalentes da tunze ou vortech e bem grande. E também estava aqui a ler que são mais silenciosas que as MP40.

Abraço

Mensagem 24/jan/2014, 09:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Sim isso são , até porque as MP40 têm o motor fora de água ... mas as MP 40 é outro campeonato amigo , são escolhas , eu tenho no meu aqua 2 MP40 e uma MP60 vortech e nao me via com outras , porque detesto ver fios no aquario , mas se nao fosse isso estas Jebao eram a minha escolha ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 24/jan/2014, 14:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Quanto ao escumador, tal como te tinha dito o Curve 9 é muito para o teu aqua, e ruidoso. O Curve 7 se for mais silencioso é de ter em conta.
Paulo quando falas dos veios das bombas dos Bubble-magus é das dos Curve, ou dos Bubble-magus em geral? É que estes têm bombas diferentes dos antigos NAC.
Quanto ao Deltec é uma boa opção.
O Reefset também uma boa opção e tens uma assistência mais facilitada por ser nacional.

Quanto ás bombas de circulação, falta veres testemunhos da fiabilidade da WP. Conheço duas pessoas que têm WP40 a arrancar manualmente, têm de ir lá dar um "empurrão".
Quanto ao barulho não se pode comparar com a Vortech, mas sim com a Tunze.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 24/jan/2014, 15:29

Boas Ricardo ... dos dois , conheço quem tenha partido veios dos dois , mas também pode ter sido falta de cuidado ...

Quanto as bombas ... as que tenho visto trabalham bem , mas também raramente param , agora a nivel de durabilidade nao sei como são ...

Mensagem 24/jan/2014, 16:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Ricardo

A questão da fiabilidade, se pesquisares na net, já há bombas a trabalhar á um ano.

Obviamente não há mais porque a bomba tambem não deve ter muito mais tempo que isso, as vortech quando sairam tambem ninguem sabia quanto tempo iriam durar, e na altura do lançamento já eram 5 ou 6 vezes mais caras que as Jebao, isso sim, foi um risco bem grande e que eu não correria! :)

Todas as marcas avariam é uma questão de sorte. Já tive as tunze 6060 e 6100 e muitas vezes arrancavam ao contrário, mas não deixavam de ser excelentes bombas.
As anteriores, as Turbelle eram bombas infaliveis e para a vida.

Não acredito que uma JEBAO dure 10 anos, mas se durar 3 já está mais que paga, ainda mais quando as minhas custaram as 2 (wp-40), 120 euros. Por 60 euros cada o que há para comparar... ? uma tunze 6025 ? lol

Quanto aos fios no aquário, tambem não gosto de vêr, como tambem não gosto de vêr os fios da Vortech a sairem do lado de fora do vidro lateral do aquario.

Analisando a questão de uma forma distante, 2 bombas de circulação da vortech custariam mais de 50% do orçamento total do aquario, incluindo vidro, estrutura, todos os equipamentos, rocha viva, morta e tudo resto.

Mensagem 24/jan/2014, 16:45

Sim é verdade são cara e também não gosto dos fios a sair das laterais , por isso é que tenho o sitio onde estão as minhas vortech tapado , ou seja no meu aqua só vez o vidro e o moveu , nada de cabos ... a próxima etapa é tapar o tubo do retorno , mas isso ja está em construção :D :D

Fazendo contas no meu aqua o mair custo acaba por estar nas bombas 2 MP 40 e uma MP 60 ... mas como foi aos poucos custa menos :D :D

Em relação WP , para mim em termos de preço são top com esse preço compras uma sun sun que nem controlada é ...

Mensagem 24/jan/2014, 17:15

Boas malta,

O preço realmente é bastante diferente e embora não estejam testadas a longo prazo as bombas parecem ter boas reviews de quem as comprou. Claro que uma diferença de preço tão grande leva sempre a crer que também deverá existir uma diferença de qualidade significativa.

No ponto de vista de quem está a começar (que é o meu caso) é onde pesa mais pois o investimento para montar todo o aquário é grande e 2 bombas vortech/tunze são uma fatia bem grande desse investimento.
Eu quero montar algo com qualidade e que permita ir evoluindo sem estar preocupado com avarias ou em ter de fazer upgrades e vender peças para continuar mas por outro lado se a opção forem as JEBAO reduz logo o investimento consideravelmente e na hipótese de falharem por exemplo ao fim de dois ou três anos e a pessoa quiser ai comprar uma vortech/tunze já a "pancada" custa menos pois já houve tempo para recuperar um pouco.

Estou a tentar fazer tudo com bastante calma e ouvindo o mais possível o pessoal com mais experiência para tentar ter o menos desilusões e p€rdas possíveis.
Estava a pensar começar devagar com uns peixes e corais moles e ir evoluindo gradualmente para os corais mais difíceis caso me fossem cativando. Sendo essa evolução bastante demorada esse período onde terei teoricamente uma bomba de qualidade inferior irá requerer um "sacrifício" menor dentro do aquário porque os seres que estão a ser mantidos são menos susceptíveis nesse aspecto. Embora aparentemente a nível de performance dizem estar a par das outras duas a questão que se coloca mais é a durabilidade.

Isto claro é o que vai na cabeça de quem nunca teve um aquário salgado e gostava de começar com o pé direito. Vale o que vale :)

Abraço para todos e obrigado por me estarem a ajudar,
Igor

Mensagem 24/jan/2014, 18:38

Boas,

Isto com escrita ás vezes parece que se complica...

Gil, tens toda a razão...mas onde disse eu o contrário?
Falei para o Igor ver sobre a fiabilidade, porque por um lado ainda não tinha sido falado isso aqui no tópico, apenas a nível de controle, corrente e ruído, e por outro porque 2 pessoas que conheço que têm as bombas tiveram ambas o mesmo problema e não faço ideia se são casos isolados ou não.
Foi uma "chamada de atenção" devido a um possível entusiasmos de "só" comentários positivos. Não disse que esta ou aquela era melhor.
Como disseste muitas vezes é uma questão de sorte.
Tenho 4 Tunze nanostream 6055 e todas elas já não têm o transformador de origem, os apoios das bombas de todas partiram...mas de resto continuam cá a bombar e gosto muito delas. As versões de agora curiosamente têm esses mesmos problemas melhorados, pelo menos.
Tive 3 Tunze Turbelle dessa antigas como as que tiveste e todas tinham o mesmo problema, partiam uma peçazinha nos impellers, e tinha de comprar novos...as minhas não eram para a vida.
A minha Tunze nano wavebox, teve o mesmo problema do transformador como as nanostream (era igual), de resto nada a apontar...
A minha Tunze wavebox ainda não me desiludiu...adoro!
A minha Vortech MP40 também ainda não me desiludiu, e a única coisa que não gosto é do cabo que sai da bomba...de resto adoro tudo, adoro o controlador!
Quanto à WP, não tenho experiência, mas assim a partida tem duas coisas que não gosto, que admito poder estar errado, parece-me um grande trambolho e o controlador não permite controlar a intensidade.

Há um tópico que podiam explorar em termos de reviews das Jebao WP, têm lá muito pessoal com as bombas a quase 1 ano:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=5&t=1564&hilit=vortunze
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 24/jan/2014, 19:15

Já agora, fica mais um testemunho, aquando abri loja, herdei 3 Deltec, dois AP600 e um APF600. Os ap600 tinham sempre problema com a bomba a arrancar...o apf600 a bomba não teve esse problema, no entanto morreu mesmo...tudo bombas Aquabee.
O meu irmão teve um Deltec TC 2060 e a bomba deu o prego ainda na garantia...
E depois tenho um Deltec PF601 (Reactor de cálcio) que não tenho tido nenhum problema.
Em muita coisa é mesmo questão de sorte ou azar. :-bd
Editado pela última vez por Ricardo Santos em 26/jan/2014, 19:13, num total de 1 vez.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 25/jan/2014, 23:20

Olá malta,

Obrigado Ricardo, tenho de ler e investigar um pouco mais e depois rezar para ter sorte com a escolha :)

Um abraçoi,
Igor

Mensagem 26/jan/2014, 01:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Eu tive Vortech MP10 e não descansei enquanto não a troquei. Demasiado barulho. Embora o controlador seja um show!

troquei por duas 6055 que me deliciaram mas com a troca do sistema troquei-as por duas 6095 que simplesmente estou a adorar.

Comprei tb um WP25 e tirando o ruido estou muito contente com ela. Menos ruido que a Vortech. Só não posso falar de fiabilidade.

Quando à velocidade se trocares o transformador por um dos chinocas que possas controlar, consegues controlar a velocidade máxima.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jan/2014, 02:55

Boas Rui,

Posso perguntar já que tens experiências com as 3... No meu lugar que estou a começar qual seria a tua opção?

Um Abraço,
Igor

Mensagem 26/jan/2014, 12:42

Boas Igor,

Epá ... depende de alguns factores. Ver se te ajuda a decidir.

* O aquário é para ficar ou é apenas temporário para depois evoluires para um maior.
* O orçamento disponível que tens (já que não vai para um ELOS se calhar o que poupas dá para esticar um pouco mais nas bombas)
* Nível de esquisitice em termos de barulho (incluindo o escumador que escolheste)

Isto pq? se o aquário não é definitivo se calhar uma bomba mais em conta pois não sabes se no projecto futuro não vai ser insuficiente

O orçamento pois se é uma coisa para ficar podes investir um pouco mais em material que sabes por anos de experiência que é fiável

E em termos de ruído pois não adianta muito ter bombas silenciosas se depois o escumador é super barulhento.

Dito isto a WP25 é uma boa bomba em termos de circulação (não te poderia dizer em termos de fiabilidade)

As tunze são definitivamente as minhas bombas de eleição sendo que podes comprar a bomba e o controlador mais tarde faseando o investimento.

Tens sempre outra opção que é comprar em segunda mão. Se estiveres com atenção aparece sempre pessoal a vender material. Acho que havia uma tunze 6055 com controlador à venda aqui à pouco tempo.

Agora se não te importas com um pouco de ruido, se o aquário não é definitivo e se o orçamento é apertado então WP25 (chega perfeitamente para esse aquário de 90cm). Não sei onde o Gil arranjou WP40 a 60€ mas pergunta-lhe pois a WP25 deverá ser mais barata. A minha WP25 na altura que a comprei custou-me 90€

Se quiseres vir ver cá a casa posso mostrar-te num aquário de 150x50x30 a WP25 e a tunze 6055.

Abraços,
Rui

Mensagem 27/jan/2014, 01:20

Olá Rui,

Obrigado pela tua opinião.

Pois eu os ELOS gostei mesmo a nível estético mas orçamento para eles ia ser mesmo muito complicado :)

Eu não estava ainda muito a par das JEBAO mas agora que tenho andado a pesquisar também tenho ouvido coisas boas acerca delas dai ter ficado na dúvida.

Também não sei quando a durabilidade do aquário de momento a minha ideia é montar este e ficar com ele por bastante tempo mas também ja aprendi com a água doce que esses planos por vezes mudam mais cedo do que imaginamos :) até a 4 ou 5 meses atrás não tinha intenção nenhuma de montar um salgado num futuro próximo :)

Agradeço o teu convite e se houver disponibilidade aceito com muito gosto :)

Um abraço,
Igor

Mensagem 27/jan/2014, 11:08

Boas,

Igor Pascoa Escreveu:
Olá Rui,

Obrigado pela tua opinião.

Pois eu os ELOS gostei mesmo a nível estético mas orçamento para eles ia ser mesmo muito complicado :)

Eu não estava ainda muito a par das JEBAO mas agora que tenho andado a pesquisar também tenho ouvido coisas boas acerca delas dai ter ficado na dúvida.

Também não sei quando a durabilidade do aquário de momento a minha ideia é montar este e ficar com ele por bastante tempo mas também ja aprendi com a água doce que esses planos por vezes mudam mais cedo do que imaginamos :) até a 4 ou 5 meses atrás não tinha intenção nenhuma de montar um salgado num futuro próximo :)

Agradeço o teu convite e se houver disponibilidade aceito com muito gosto :)

Um abraço,
Igor

Se tiveres tempo e estiveres na disponibilidade de vir a Torres Vedras podemos ver isso a partir de 18 de Fevereiro. Antes vai ser complicado dado que só estou esporádicamente em Portugal.

Abraços,
Rui

Anterior

Voltar para Novo no hobby