Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,
Entre 300 ou 500l não me parece que seja uma questão de errar ou não errar ...
Para mim um aquário para ter sucesso tem que se adequar à carteira do "amante" e não o contrário.
500l implica mais consumo energético, mais equipamento, mais manutenção, mais suplementação, mais tudo.
Em termos de tempo e de finanças consegues suportar o de 540l? Então força !!!!
Se não, deixa-te ficar pelo de 300 e siga.
Abraços,
Rui
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Os aquários não se medem aos palmos, maior nem sempre é sinónimo de melhor como o Rui Manuel Gaspar bem disse. Além de que 300l é um excelente volume para um aquário de recife!
Boa sorte
Paulo Oliveira Escreveu:
Ai está o busilis da questão ...
é que se ele fizer ode 300 vai ser mais um , chega a uma altura que nao tem tempo para os dois , depois acaba por ficar com um ou outro desleixado ...
Comsutmo dizer aos meus amigos , mais vale ter um bom do que 2 ou 3 mais ou menos ...

André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Eu concordo com o Paulo.
Tens que ver a questão a longo prazo. Montas agora um de 300 e depois sentes necessidade de aumentar...
Terás que vender algum material em 2ª mão e adquirir novo mais potente. É certo que algum material se aproveita mas não todo...
É sempre uma questão de €€€ como diz e bem o Rui!
Isto é muito caro

Eu quando ia comprar 20 neons achava que estava a ser assaltado. Agora assaltam-me com um frag de Acropora

A minha questão vem porque eu o aquário de 540l já o tenho, assim como o móvel, visto que investimento teria sempre que p fazer, é uma questão de me aguentar mais uns tempos, e também é um facto que tenho mais coisas para despachar...
É que eu estive a ver e talvez o dinheiro que eu vá gastar num aquário, estrutura e móvel, chegue para a diferença na iluminação e escumador e acho que ainda dá para ir buscar a osmose...
Eu estava a contar ai com 160/200 escumador , iluminação estava com mais 200, isto para o de 300 litros, agora fico com uma margem maior...
É muito pior iniciar neste de 500l em vez de no de 300?
Escumador era apostar num nac 9, ou no CR 150, qual escolhiam?
A iluminação se for para os leds do eBay consigo manter todos os tipos de corais? Se sim é passar de 2 módulos para 3, p resto já teria que comprar sempre, descem estar a fazer estas perguntas todas, mas é complicado há muitas opções que podem ser feitas e tenho medo de arriscar e depois fazer asneira...
Cumps e desde já obrigado pela ajuda de todos