Boas
Frederico Sousa Escreveu:
Obrigado por todos os conselhos. as mortes foram inesperadas visto que eles tavam muito bem e de um momento para o outro comecaram literalmente a nadar de costas, sem que algo de mal lhes tivesse acontecido. inclusive no dia anterior comeram perfeitamente bem. neste momento tenho um ati bubble master que no meu ponto de vista ate e escumador a mais para o meu sistema. e em relação aos peixes nao resisti. sei que isso e mau, mas...
quando coloquei o post ja tinha o aquario montado a cerca de 2 semanas sendo certo que juntei as coisas que vinham com as minhas ( rocha viva bem maturada, peixes e corais). pois este aquario comprei usado e estava montado a cerca de 1 ano. foi so demontar para o transporte, limpar os vidros que tavam uma calamidade e voltar a encher.
Deixo aqui a discrição dos peixes que tenho e se possivel digam me o que tenho mal ou se mantenho.
Scopas
Veliferum
3 Chromis Viridis
Mandarim Verde
Salaria
Goby Verde alface
Centropyge bicolor
2 Palhaços
Cirrhitideo Falco
2 Lysmata seticaudata
1 Diadema
Cumps
Pois ... a minha opinião é diferente ... não foi inesperado. Foi mais que esperado! O estarem a comer por si só não quer dizer muito. Tipicamente esses sintomas que falas de nadar de costas é sintomático de má qualidade de água.
Duas semanas é um aquário no meio do ciclo. Muito fácil teres um pico de amónia e se o pH não estiver perfeitamente estabilizado e o aquário pronto para receber essa carga orgânica .... tens mortes de peixes que estavam a comer tãoooo bem!!!!
Assim que tiras a rocha da água tudo começa a morrer ... é inevitável. Quando dizes que trocaste coisas de outro aquário maturado ajuda ... realmente ajuda mas não deixas de ter ciclo na mesma.
O que assusta é que morreram dois peixes e foste logo pôr mais dois sem dar tempo ao sistema de estabilizar. Sinceramente tu lá sabes o que fazes ao dinheiro mas não posso de deixar de sentir pena dos peixes.
O escumador por si só não faz grande coisa se o filtro biológico não estiver implementado.
Num aquário com um mês??? estás com uma carga orgânica muito elevada. E então o Mandarim que é um peixe que só se recomenda num aquário maturado com pelo menos um ano de vida ...
Espero que isso corra bem e que não te morra mais nenhum peixe mas estás a arriscar imenso!
Desculpa se estou a ser um pouco duro ... mas tens tudo para ter sucesso se tiveres calma e paciência.
Para mim existem três regras fundamentais na aquariofilia:
1ª Paciência
2ª Paciência ...
e
3ª ...... Muita paciência!
Abraço,
Rui