Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Comecou em 20l

Comecou em 20l

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 25/mar/2014, 13:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Scopas-ok
Veliferum-ok mas atençao ao tamanho em adulto,eu tentava trocar
3 Chromis Viridis-ok
Mandarim Verde-ver diariamente se se alimenta
Salaria-ok
Goby Verde alface-ok
Centropyge bicolor-possivelmente vais ter problemas com corais,eu tirava
2 Palhaços-ok
Cirrhitideo Falco-ok
2 Lysmata seticaudata-ok
1 Diadema-ok
carlos calheiros

Mensagem 25/mar/2014, 14:46

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :(

Frederico Sousa Escreveu:
Obrigado por todos os conselhos. as mortes foram inesperadas visto que eles tavam muito bem e de um momento para o outro comecaram literalmente a nadar de costas, sem que algo de mal lhes tivesse acontecido. inclusive no dia anterior comeram perfeitamente bem. neste momento tenho um ati bubble master que no meu ponto de vista ate e escumador a mais para o meu sistema. e em relação aos peixes nao resisti. sei que isso e mau, mas...
quando coloquei o post ja tinha o aquario montado a cerca de 2 semanas sendo certo que juntei as coisas que vinham com as minhas ( rocha viva bem maturada, peixes e corais). pois este aquario comprei usado e estava montado a cerca de 1 ano. foi so demontar para o transporte, limpar os vidros que tavam uma calamidade e voltar a encher.

Deixo aqui a discrição dos peixes que tenho e se possivel digam me o que tenho mal ou se mantenho.
Scopas
Veliferum
3 Chromis Viridis
Mandarim Verde
Salaria
Goby Verde alface
Centropyge bicolor
2 Palhaços
Cirrhitideo Falco
2 Lysmata seticaudata
1 Diadema

Cumps

Pois ... a minha opinião é diferente ... não foi inesperado. Foi mais que esperado! O estarem a comer por si só não quer dizer muito. Tipicamente esses sintomas que falas de nadar de costas é sintomático de má qualidade de água.

Duas semanas é um aquário no meio do ciclo. Muito fácil teres um pico de amónia e se o pH não estiver perfeitamente estabilizado e o aquário pronto para receber essa carga orgânica .... tens mortes de peixes que estavam a comer tãoooo bem!!!!

Assim que tiras a rocha da água tudo começa a morrer ... é inevitável. Quando dizes que trocaste coisas de outro aquário maturado ajuda ... realmente ajuda mas não deixas de ter ciclo na mesma.

O que assusta é que morreram dois peixes e foste logo pôr mais dois sem dar tempo ao sistema de estabilizar. Sinceramente tu lá sabes o que fazes ao dinheiro mas não posso de deixar de sentir pena dos peixes.

O escumador por si só não faz grande coisa se o filtro biológico não estiver implementado.

Num aquário com um mês??? estás com uma carga orgânica muito elevada. E então o Mandarim que é um peixe que só se recomenda num aquário maturado com pelo menos um ano de vida ...

Espero que isso corra bem e que não te morra mais nenhum peixe mas estás a arriscar imenso!

Desculpa se estou a ser um pouco duro ... mas tens tudo para ter sucesso se tiveres calma e paciência.

Para mim existem três regras fundamentais na aquariofilia:

1ª Paciência
2ª Paciência ...

e

3ª ...... Muita paciência!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/mar/2014, 14:52

concordo pelanamente ,alfredo tens que ter mais calma,com tempo tudo se consegue.
Editado pela última vez por Carlos Calheiros em 25/mar/2014, 15:55, num total de 1 vez.
carlos calheiros

Mensagem 25/mar/2014, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Obrigado ao 2.
Rui esteja a vontade para ser duro ;)
eles ja morreram a semana passada no dia anterior as mortes tinha feito testes. e logo a seguir fi-los outra vez. estava tudo em condições, inclusive fiz tb a agua que fui buscar para tpa´s. e o facto de mais nenhum peixe ter ficado abalado tb me deixou um pouco confuso. pois eram dois peixos recentemente adquiridos e da mesma "fornada".

Cumps

Frederico Sousa

Mensagem 25/mar/2014, 15:55

federico,tens que entender uma coisa,os valores ate podem estar certos daqui a 1 semana ,mas se o ciclo nao estiver 100 por cento concluido ,podes ter um pico e morrer muita coisa.O grande problema foi esse mesmo,agora esperemos que fique tudo bem e por amor aos peixes nao metas mais nada por agora,ok? [-x
carlos calheiros

Mensagem 25/mar/2014, 16:02

Garantidamente que nao vou por. Tb me custa imenso ver os bichos a morrer. Mais uma vez grato pela vossa atenção. Cumps

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 25/mar/2014, 16:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Frederico

Em relação aos peixes já fo quase tudo dito, só realçar um facto em relação ao mandarim, se o queres mantêr, ou arranjas culturas de comida viva , caso contrário tambem vai morrer, já que não tens de certeza bicharada suficiente para o mantêr durante muito tempo. Raramente comem comida não viva, provavelmente será o caso do teu.

O Bicolor como o Rui disse, tens uma probabilidade elevadissima de te rebentar com os corais, SPS e LPS. Tens espécies de centropyges menos perigosas, embora nenhum deles seja totalmente seguro, de certo o bicolor é dos mais certos mas para o mal. o Veliferum tambem não é para esse aquário.

O "peixe-balão" não é Reef-safe!

O que isso precisa é de corais, tenta trocar os peixes por corais!

Abraço e boa sorte com a evolução, pelas escolhas e timings de peixes, dá a entender que não investigaste antes o que estavas a comprar e foste no impulso, eu sei que é dificil mas tens que refriar essas vontades!

Gil

Mensagem 25/mar/2014, 16:46

Ola gil. Desde ja agradeco a sua participacao.
O mandarim come artemia tranquilamente;), alias so o trouxe mesmo por essa situacao de ele tar a comer. O veliferum comprei mesmo por ser um peixe lindissimo e ainda tem cerca de 6 cm, nao estou a pensar por sps logo nao devo ter chatices com o bicolor embora pensando que era reef safe. E em relacao ao balao ja o tenho a algum tempo e nunca me pegou em nenhum coral ( devora me tudo o que e turbos e nassarius).
Em relacao aos corais ja ca tenho alguns. Euphylias 2 especies
Sarcophyton 3 especies
Gsp 2 especies
Xenias 2 especies
Ricordea
Actinodiscos
E mais 2 ou 3 que nao sei o nome ;)

Mensagem 25/mar/2014, 17:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Boas Frederico.
Ouve o que os mais experientes te aconselham!
Não é o meu caso mas deixo-te a minha humilde experiência.
No meu inicio tambem nao consegui resistir a fazer as coisas rápido e a introduzir peixes e o resultado é quase sempre o mesmo.... Tragédias!
Acabei por dar os peixes para que não morressem todos e tive meses sem peixes, só corais, ate voltar a tentar e nesse tempo cetifiquei que tudo tava como devia.
Fui ouvindo algo que varios membros dizem e acabou por entrar como sendo fundamental neste hobby.
"So coisas más acontencem rápido na aquariofilia salgada"
Agora mudei de casa e o aquario comigo.
Tudo parecia bem e do nada.... peixe morto!
Tou a seis meses aqui e ainda nao entrou outro peixe...
Não te digo para esperares meses, mas vai com calma para nao teres dissabores e veres os peixes de que tanto gostas a morrer.
Boa sorte.

Abraço
André Salgado

Enviado do meu GT-I8160 através de Tapatalk
Abraço
André Salgado

Mensagem 25/mar/2014, 17:39

Boas Frederico

Se está a comer artémia menos mau, mas convem aceitar mais 2 ou 3 variedades de comida, já experimentaste cyclops, mysis e rotiferos? Uma dieta muito pouca variada pode ter o mesmo resultado final que não comer. Mas se aceita artémia, as perspectivas são boas.

Quanto ao "peixe - balão" parece ser um Canthigaster valentini, ou seja, tudo o que seja tridacnas, turbos, ermitas, camarões etc, ele vai comer tudo. Senão pensas em colocar nada disto, tudo ok, caso contrário terás que optar.
O conceito de reef-safe abrange alem dos corais, tambem os invertebrados!

abraço
Gil

Mensagem 25/mar/2014, 17:41

Ola Andre.
As pessoas tao fartas de me avisar o mesmo. E eu tento afastar me das lojas e tudo. Mas as vezes e inevitavel. Passo numa loja e pronto. Estrago tudo outra vez :(
Tenho mesmo que ter mais calma. E e o que vou fazer.
Agora tou com um pequeno problema que e ter que mudar o aquario de sitio. pois como o amigo rui ja disse a tv nao deve tar a gostar muito da companhia da agua salgada tao perto e com isto pretendo evitar um desastre. O que me aconselham a fazer? Meter os peixes num aqua que tenho vazio, esvaziar o outro, trocar de sitio e voltar a encher? Posso fazer assim? Ou devera ser de outra maneira?

Mensagem 25/mar/2014, 23:41

Boas.
Pessoal dei com isto no meio dos zhuantos. Alguem ma sabe dizer o que e? Ou se faz mal? E que reparei que isto se mexe. Tem tipo uma boca.
Imagem
Cumps

Mensagem 25/mar/2014, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Nao se bem o que é. Pode tirar tipo macro

Pintos Reefs

Mensagem 25/mar/2014, 23:50

Como assim paulo?

Mensagem 26/mar/2014, 00:19

Aqui ficam uma fotos melhores
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 26/mar/2014, 00:56

É uma ascidia. São filtradoras, não têm nenhum inconveniente.

Mensagem 26/mar/2014, 01:11

Obrigado gil ;)

Mensagem 29/mar/2014, 18:44

Boas alessandro.
Desde ja agradeco a sua participacao. Teja a vontade para por as fotos que quizer. O bom e tentar mos aprender cada vez mais com as experiencias de todos. O meu mandarim come artemia congelada. Acho que nao vou ter problemas com ele pois continua bastante gordo como quando veio. Em relacao a aquisicao de vivos sim e bastante complicado. Mas esta semana nao comprei nenhum. Tou a conseguir resistir ;)
Abraco

Anterior

Voltar para Novo no hobby