Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Marine Fish Project !

Marine Fish Project !

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 31/mar/2014, 19:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Boas a todos os membros!
Não vinha aqui já algum tempo.
Novidades:

Resolvi fazer um aquário de água salgada grande com 540 litros
Medidas ( 1,80cm comprimento por 50cm de largura e por 60cm de altura )
A ideia seria fazer um biotopo fish only com espécies resistentes relativamente a doenças e com hábitos alimentares faceis...

Parte técnica:
Vou ter que evitar sump por vários motivos:

1º O aquário vai ficar ao lado do quarto onde durmo e em termos de ruido a minha maria queixa se que não dorme!
2º Evitar evaporações excessivas que dêem cabo das paredes e tetos com humidade e sal.
3º Visto o aquário estar integrado numa casa - necessito de poder limpar a área filtrante sem uso de mangueiras que molhem o soalho flutuante - o ideal será poder facilmente pegar na caixa filtrante e leva-la para a casa de banho para limpezas...

São as imposições da minha parceira e acho que conseguirei realizar o projecto sem provocar confusão...

Protein Skimmer - Prizim deluxe 1200
Bombas de Circulação - 2 bombas sicce de 6000L/H - Voyager 4
Resistencias - 2 Jagger 300 watts em extremidades opostas.
Sal da TMC para 600 litros - Standard.

Areão de coral grosso - para fazer uma camada de 6 a 7 cm no fundo....

Optei por filtros externos JBL 1500L/H - serão 4 - o que fará um débito interessante...
Veios do rotor em cerãmica!
Cada filtro cheio leva 12 litros e são faceis de carregar para limpezas - tem torneiras de contenção e bucal destacavel evitando mexer nas tubagens.

Materias filtrantes - Siporax da Sera em abundancia e Bioballs

Se se recordam tinha 7 salgados pequenos de 150 a 180 litros - que optei por TERMINAR visto a quantidade de equipamento ser tão grande que só fichas eram ai umas 20 sem exagero com umas 7 extensões.
Vendi alguns peixes que tinha - visto surgirem problemas de compatibilidade a serem integrados num único sistema como o caso de premnas biaculeatus e alguns labroides dimidatus.

Devo dizer que o antigo projecto não correu mal, mas por economia energética, excesso de húmidade e tambem poder fornecer um lar maior optei por utilizar um dos aquários grandes que tinha.

A minha paixão sempre foram os peixes marinhos - e este aquário será para albergar somente peixes e não vou prescindir de peixes non reef safe e por isso os corais não farão parte da lista. Adoro Trigger fishes pela sua cor e personalidade e por isso vou tentar ter um pelo menos.

Decoração visto o meu aquario ter palhaços e donzelas em abundancia inseri muitos vasos de ceramicas com inúmeros refúgios e esconderijos onde a malta se possa esconder....

Lista de peixes

6 Amphiprion Ocellaris
2 Premnas Beaculeatus
1 Zebrassoma Desjardini
1 Gobiodon Citrinus
1 Pseudocheilinus Hexataenia
2 Chrysiptera Parasema
4 Chrysiptera Cyaneia
4 Chrysiptera Hemicyaneia

De seguida vou tentar postar fotos do aquário...
Abraços a todos
Excelentes novos projectos!
Tiago Tavares

Mensagem 31/mar/2014, 20:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

Mensagem 31/mar/2014, 20:40

Olá Andre

Os peixes gostaram mesmo da nova casa!
Os palhaços meteram se nos vasos e não saiem de lá!
As donzelas andam entre os vasos a estabelecer territórios e os labroides que são 6 andam pelos vasos todos a serpentear e conseguem fugir das territorialidades intra especificas perdendo se de vista!
Consegui por 2 casais de premnas beaculeatus e 3 casais de amphiprion ocellaris...
Andam 5 Paracanthurus hepatus com 5cm de tamanho - no futuro dispensarei alguns!
Tenho em quarentena um Odonus niger para entrar e aquario fechado em termos de habitantes!
A hexataenia parece um submarino a pilhas a investigar o labirinto de ceramica que criei...

Cenário pouco ortodoxo mas funciona!

Vendi um acanthurus leucosternon fabuloso para um novo amigo - frederico na margem sul por embirrar de mais com o meu desjardini...

A trabalheira que foi desmontar 6 aquas pequenos - extrair areão de coral - lavar equipamentos e filtros - e passar a rapaziada para o novo aqua grande e mais transferir as águas - só vos digo que fiz isto em 24h das 8h da matina as 02h da manha do dia seguinte e ia morrendo - tou com os rins todos lixados mas enfim compensou ;)

Quanto as fotos vou fazer antes um video! Ponho o no Utube e carrego link!

Mensagem 04/abr/2014, 14:24

Como prometido envio o video ;)
Abraços
TT

http://youtu.be/3kp5TQsPwcA

Mensagem 05/abr/2014, 12:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas Tiago

Se gostas assim tanto de peixes porque nao montas um de agua doce. A unica coisa que ai vejo de agua salgada sao peixes que nem sequer um abitate normal tem. Se ao menos substituisses os vasos por rocha nem que seja morta ja nao era mau de todo, mas agora assim isso ao esta grande coisa. Ha e porque nao colocas vinil azul ou preto no vidro de tras em vez de uma imagem de agua doce? A nao ser que vaz colocar escalares ou discos..

Mensagem 06/abr/2014, 14:46

Olá Carlos
" abitate " não tem de certeza...
Quanto ao setup ainda nem o terminei e vou gradualmente substituir a cerâmica por rochas, mas as rochas são caras e por isso tem que se ir com calma.
Quanto a água doçe tenho muita meu amigo pode ser até que te espantes :)
Quanto a vinis pretos ou azuis tem pouco de natural de facto...
Não vejo peixes stressados no meu aqua , anda tudo a zarpar e a comer bem, alem que o fundo do mar tambem tem ceramicas partidas e até barcos em ferro ;)
Obrigado pela crítica construtiva :) sempre se pode escrever algo do género " ó tiago não achas vasos a mais , poe ai mais qualquer coisa tipo rochas...", mas de facto enfim tudo é o que é e nunca o deixará de ser...
TT

Mensagem 06/abr/2014, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Caro Tiago

A única pessoa que perdeu tempo a responder ao seu tópico, a primeira coisa que faz é gozar com um erro ortografico...

Quanto ao aquário...
Para mim está horrível, é o exemplo de que um aquário de agua salgada não deve ser, mesmo sendo um FO.

Existe o direito de não gostar e dize-lo, ou só se pode colocar respostas a dizer adoro?

Pouco natural com vários erros de montagem, 5 hepatus (fightclub) enfim.. é uma opinião pessoal, mas dado o elevado numero de respostas a este tópico, não deve ser a única.

Mensagem 06/abr/2014, 15:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Amigo , vi o aquario mas sinceramente fiquei a pensar no que responder ... se nao me engano tens 35 vasos a 2€ cada tinhas 70 € esses € Davam para pelo menos 10 kg de rocha morta amigo ... visualmente é muito mau o aquario , ja para nao falar que os peixes que manténs em cardume mais cedo ou mais tarde vao dar buraco , mas ai tu vais te aperceber ... agora rependa la isso dos vasos porque um layout de rocha ai ficava porreiro ...

Abraço

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/abr/2014, 16:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Tiago...
de facto não está grande coisa. Aproveita as criticas e tenta dar uma volta a isso. Não leves a mal, nós percebemos que queiras ter peixes de água salgada mas podias ter esperado um pouco e dado um melhor começo ao sistema.
Começa por trocar o fundo que dá logo outro ar ao aquário. Existem fundos para aquários de água salgada bem porreiros... Podes por exemplo pegar uma imagem do fundo do mar como eu fiz e madar imprimir e colocar no fundo, vais ver que fica logo outra coisa.
Em relação aos vasos fica mesmo feio... vai trocando assim que possas por rocha, até pode ser artificial! Boa sorte.

Sent from my Transformer Prime TF201 using Tapatalk

Mensagem 06/abr/2014, 17:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Boas Tiago.
Concordo com o que foi dito. Os aquarios de agua salgada ficam caros sim, mas isso desde o inicio que todos sabemos.
O que se costuma fazer é meter metade rocha viva metade morta, mesmo que pouco de cada vez e consoante as possibilidades.
Acredito que tens outras ideias em mente para isso, mas assim está fuleiro. E isso passado um mês quando tiver algas, xiiii nem quero imaginar.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 06/abr/2014, 17:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
boas tiago,

para não responder do mesmo vou dizer-te que concordo integralmente com as respostas que te foram dadas, optando por não responder anteriormente por não querer ferir susceptibilidades.

se quiseres repensa isso pois pode vir a ser um bonito aqua.

abc

Mensagem 06/abr/2014, 17:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
A parte estética, "dou de barato" cada um tem o seu gosto. E a cerâmica até é das melhores coisinhas para albergar bactérias, se calhar até melhor que rocha!

Agora a escolha de peixes é que está uma bomba relógio! E parece-me ter visto no vídeo mais peixes do que aqueles que dizes ter :-\

Como diz o Gil 5 hepatus vão dar problemas, ainda mais com todos os outros cirurgiões!

Para mim a questão dos peixes é a única coisa que precisa ser pensada, porque a questão estética vai e cada um e a nível do equipamento até me parece estar +/- ok.

Mensagem 07/abr/2014, 00:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292

Na minha opinião só não gostei muito do papel do fundo, de resto está um aquário diferente e por vezes é preciso saltar fora da linha...

boa continuação ...

Mensagem 07/abr/2014, 17:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Boas tiago.
Esses hepathus vai dispensa los para ja?

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 07/abr/2014, 17:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Tiago,

Em termos estéticos confesso que também não me agrada... em particular os vasos de cerâmica, mas o papel de fundo também... mas sendo uma situação temporária, tudo tem margem para evoluir. Ir substituindo os vasos por mais alguma rocha morta acho boa ideia, e no papel de fundo colocar um em preto, melhorava logo tudo.

Uma vez que será um aquário apenas de peixes, a questão dos fosfatos e nitratos não será relevante, então o sistema permite funcionar com níveis bastante acima dos exigidos para manter corais.

Os 4 filtros externos e o escumador são interessantes, ainda que ache que seria uma boa ideia apostar num escumador mais potente ainda. Uma Sump dava sempre muito jeito.

Quanto à critica sobre os 5 hepatus, vou discordar das opiniões aqui no tópico, pois tenho a ideia que é um peixe de cardume. Já vi um aquário do Sea Life com uns 20 hepatus e todos felizes a nadar juntos. https://vimeo.com/5247836 ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 07/abr/2014, 18:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

É um peixe de cardume como uma grande parte da familia dos cirurgiões, não quer dizer é que possas pôr um cardume em aquarios de dimensões reduzidas e que por ser um peixe de cardume não tenha tambem o instinto de território.

Este aquario não é propriamente o da sea life..

Deixo-os crescer ate ao tamanho adulto e vais vêr senão se matam uns aos outros.

Mensagem 07/abr/2014, 22:16

Gil Miguel Escreveu:
É um peixe de cardume como uma grande parte da familia dos cirurgiões, não quer dizer é que possas pôr um cardume em aquarios de dimensões reduzidas e que por ser um peixe de cardume não tenha tambem o instinto de território.

Este aquario não é propriamente o da sea life..

Deixo-os crescer ate ao tamanho adulto e vais vêr senão se matam uns aos outros.

Matam! :((

Mensagem 08/abr/2014, 02:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Visitei o sea life recentemente e devo dizer que o cardume de hepatus não estava assim tão feliz. Primeiro, não estavam no mesmo aquário do video, mas sim num estilo globo junto à saída da zona dos aquários. Segundo, aparentemente parecia tudo bem, mas com um olhar mais atento apercebi-me de três ou quatro hepatus cheios de feridas, dois deles em estado muito mau mesmo, a deambular no meio das rocha mais para lá do que para cá.
Em relação à estética do aquário, concordo com o que foi dito anteriormente. Penso que a a ideia não será manter isso assim, e que ainda esteja a compor a coisa. Até porque um aquário dessa dimensão, ainda por cima num quarto, merece um layout muito melhor, e as possibilidades são imensas.

Cumps

Mensagem 09/abr/2014, 23:02

Olá boa noite a todos
Muitas respostas e por isso vou tentar responder de forma rápida e resumida.

A questão central aqui é o comentário que me foi feito não ter sido propriamente o mais cordial e vamos lá desmontar a questão:

"Boas Tiago

Se gostas assim tanto de peixes porque nao montas um de agua doce. A unica coisa que ai vejo de agua salgada sao peixes que nem sequer um abitate normal tem. Se ao menos substituisses os vasos por rocha nem que seja morta ja nao era mau de todo, mas agora assim isso ao esta grande coisa. Ha e porque nao colocas vinil azul ou preto no vidro de tras em vez de uma imagem de agua doce? A nao ser que vaz colocar escalares ou discos.."

Ora bem o que é que o facto de gostar de peixes tem haver com realizar aquários de água doçe ou salgada????
É que ha peixes em ambos certo???? e Temos plantas e algas em ambos os ecossistemas certo ???? Além que cada um pode ter as suas preferências e quando exponho o tópico no forum explico que de facto prefiro a fauna a corais e há fauna incompativel com corais...
Não estou a despreciar os corais, nem a malta dos corais, por isso explico até que gosto de balistes e pomacanthus e isso é problematico com corais e por isso nada de mais.

Se o forum abordasse só recifes de corais, mas acho que não, malta só com fauna pode participar aqui ou não??? ou aquários de predadores tambem ou não????

Depois a questão do fundo o que tem a ver com colocar escalares ou discus????

Ora como nada tem a ver com nada neste comentário só posso pensar que há ironia neste comentário....

Curioso é ver como o forum recebe projectos novos desta forma...

Volto a salientar o comentário poderia ter sido feito assim:

Tiago porque puseste vasos???
Tiago podes por rocha viva ou morta fica melhor...
Epá olha lá esse fundo ai atras esqueceste dele de outros setups????

Nem conheço a pessoa em causa e por isso acho que não há razão para com a minha pessoa um comentário assim...

Quanto a peixes juntos e outras coisas assim referidas por pessoas nas respostas, é óbvio que quando verificamos que temos problemas de compatibilidades que fazemos??? Optamos por um individuo e vendemos ou trocamos os outros - esse é o problema de mais fácil solução...

Continuo a não perceber o que expus de ínicio possa ter incomodado assim tanto, mas pronto.
Finalizando que tudo corra bem por aqui...porque eu vou continuar a melhorar porque apesar de tudo consegui extrair algumas coisas do paragrafo em acima citado - NA VIDA podemos sempre aproveitar algo de positivo - não existem só negatividades e positividades - as situações são um misto.

TT

Mensagem 10/abr/2014, 09:22

Tiago, não vás por aí!
És novo aqui no forum e por isso percebo que não conheças a malta e possas vir com maus hábitos de outros fóruns (não necessariamente de aquariofilia).

O pessoal aqui é todo porreiro e todos tentamos ajudar-nos mutuamente, por isso recomendo-te que repenses a tua atitude, e em vez de teres escrito esse testamento que nada acrescentou, bastava uma simples frase: "onde acham que posso melhorar?"

Se é que queres melhorar e ouvir as opiniões do pessoal.

Aqui não há "virgens ofendidas" e por vezes o que escrevemos atrás de um computador não é entendido da forma que queremos!

Bora lá começar de novo? ;) :-bd

Próximo

Voltar para Novo no hobby