Boas a todos os membros!
Não vinha aqui já algum tempo.
Novidades:
Resolvi fazer um aquário de água salgada grande com 540 litros
Medidas ( 1,80cm comprimento por 50cm de largura e por 60cm de altura )
A ideia seria fazer um biotopo fish only com espécies resistentes relativamente a doenças e com hábitos alimentares faceis...
Parte técnica:
Vou ter que evitar sump por vários motivos:
1º O aquário vai ficar ao lado do quarto onde durmo e em termos de ruido a minha maria queixa se que não dorme!
2º Evitar evaporações excessivas que dêem cabo das paredes e tetos com humidade e sal.
3º Visto o aquário estar integrado numa casa - necessito de poder limpar a área filtrante sem uso de mangueiras que molhem o soalho flutuante - o ideal será poder facilmente pegar na caixa filtrante e leva-la para a casa de banho para limpezas...
São as imposições da minha parceira e acho que conseguirei realizar o projecto sem provocar confusão...
Protein Skimmer - Prizim deluxe 1200
Bombas de Circulação - 2 bombas sicce de 6000L/H - Voyager 4
Resistencias - 2 Jagger 300 watts em extremidades opostas.
Sal da TMC para 600 litros - Standard.
Areão de coral grosso - para fazer uma camada de 6 a 7 cm no fundo....
Optei por filtros externos JBL 1500L/H - serão 4 - o que fará um débito interessante...
Veios do rotor em cerãmica!
Cada filtro cheio leva 12 litros e são faceis de carregar para limpezas - tem torneiras de contenção e bucal destacavel evitando mexer nas tubagens.
Materias filtrantes - Siporax da Sera em abundancia e Bioballs
Se se recordam tinha 7 salgados pequenos de 150 a 180 litros - que optei por TERMINAR visto a quantidade de equipamento ser tão grande que só fichas eram ai umas 20 sem exagero com umas 7 extensões.
Vendi alguns peixes que tinha - visto surgirem problemas de compatibilidade a serem integrados num único sistema como o caso de premnas biaculeatus e alguns labroides dimidatus.
Devo dizer que o antigo projecto não correu mal, mas por economia energética, excesso de húmidade e tambem poder fornecer um lar maior optei por utilizar um dos aquários grandes que tinha.
A minha paixão sempre foram os peixes marinhos - e este aquário será para albergar somente peixes e não vou prescindir de peixes non reef safe e por isso os corais não farão parte da lista. Adoro Trigger fishes pela sua cor e personalidade e por isso vou tentar ter um pelo menos.
Decoração visto o meu aquario ter palhaços e donzelas em abundancia inseri muitos vasos de ceramicas com inúmeros refúgios e esconderijos onde a malta se possa esconder....
Lista de peixes
6 Amphiprion Ocellaris
2 Premnas Beaculeatus
1 Zebrassoma Desjardini
1 Gobiodon Citrinus
1 Pseudocheilinus Hexataenia
2 Chrysiptera Parasema
4 Chrysiptera Cyaneia
4 Chrysiptera Hemicyaneia
De seguida vou tentar postar fotos do aquário...
Abraços a todos
Excelentes novos projectos!
Tiago Tavares