Pois... tenho 1 lt para 370 brutos...também não acho que seja muito.
De facto ter algas significa que também tenho nutrientes, ou... os dinos e as cyanos alimentam-se da luz(?).
Como te contei, o boom deu-se quando começei com AA, que deve ter servido de alimento para a algaria, e foi de uma semana para a outra(começei com 3 gotas 2X semana), e no ultimo dia que fiz AA também fiz CV(quis começar primeiro com AA e só depois com CV), parei logo em seguida por causa do Boom. A unica adição que faço é calcio e alk. No ultimo mês fiz TPA's com água do mar, mas como vinha a 1.030, adicionei osmose para acertar a salinidade, problema do caneco... e o calcio... e o magnésio... e a alkalinidade?!?!?!? estupido... isto também pode ter provocado um desiquilibrio que levou a este problema.
A verdade é que ainda não tinha nada disto e tinha os nitratos a 0, depois subiram para 5 e começaram a aparecer algas, de novo baixaram para 2,5 já com as algas em "big-Bang"...
Falei com um amigo e assim que lhe disse que estava com dinos ele fez-me 3 perguntas... tens pellets, adicionas outra fonte de carbono e tens siporax...
Achei estranha a pergunta, até porque tenho uns 15kg de RV no máximo e não pensei que o siporax fosse de facto tão eficaz como me está a parecer que é... Como tenho a mania das experiências malucas, qualquer dia, monto um tanque(mini) só para testar esta teoria. Não digo que seja necessáriamente o Siporax, até porque num reef existem centenas senão milhares de variáveis que podem levar a ULNS ou ao aparecimento de algas(que por norma é o contrario de ULNS), e cada tanque é um tanque...
Enfim, ontem lá começei com a agua oxigenada e reduzi o tempo de iluminação para 8h(estava em 9h, vou reduzir mais uma hora/dia até ficar com 4h durante estas 2 semanas, fazendo o tal apagão pelo meio), vamos ver se daqui por uma semana já noto resultados.
O tema do Siporax pareceu-me de facto interessante porque como sabes nutrientes em excesso era um dos meus problemas antigos, e sinceramente por algum motivo que penso ser este, neste tanque os nutrientes estão controlados, até demais...
Tendo em conta que o Racio de RV é menor, o escumador é o mesmo a carga organica idem, e a diferença é o Siporax, penso que pode ser por aí...
Mas deixemos de lado o meu tanque que o tópico é do reefspot

Esse imperador anda a fazer-me uma inveja... estou a pensar colocar mais um peixe de porte, e um imperador pode ser uma hipotese, só tenho receio por causa do crescimento... será que aquilo se vai dar no meu tanque... já lá tenho 3 cirurgiões, por isso estou com algum receio... LPS tenho euphyllias, que não acredito que o imperador lhes toque e tenho uma caulastrea alem da scolymia(que sinceramente não estou a ver com muita saude).
E pronto já começei de novo com a mania de escrever testamentos nos posts... Sorry.
Aquele abraço.