Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/mar/2013, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite

Artur Fonseca Escreveu:
Boas Rui,
Por que dizes que não anda famoso?

Porque considera que os pólipos dos SPS se encontram retraídos...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/mar/2013, 00:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Pedro Ferrer Escreveu:

Aqueles parâmetros que apresentaste no geral pareciam-me bons... no entanto agora reparei melhor, os fosfatos a 0.30ppm já não tão bom... deve estar a condicionar o crescimento dos corais... idealmente 0.03ppm ou menos...

De resto faltam os testes do Cálcio e Magnésio...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 08/mar/2013, 01:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Artur Fonseca Escreveu:
Pedro Ferrer Escreveu:

Aqueles parâmetros que apresentaste no geral pareciam-me bons... no entanto agora reparei melhor, os fosfatos a 0.30ppm já não tão bom... deve estar a condicionar o crescimento dos corais... idealmente 0.03ppm ou menos...

De resto faltam os testes do Cálcio e Magnésio...

Boas,

Falta cálcio e nitratos. Magnésio está nos 1410
Ver se amanhã compro esses testes!

Mas sim, o Pedro tinha razão. Acho estranho os corais andarem retraídos!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/mar/2013, 03:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Rui,

Os fosfatos estão mesmo altos (se o teste está correto) e isso pode influenciar negativamente os sps mas tens mesmo de testar o cálcio para teres a certeza do que se passa!
Cálcio, magnésio e kh têm de estar equilibrados para os sps.
Sem teres a certeza que esses parametros estao ok é difícil procurares a razão do problema.

Calma!
Uma coisa de cada vez!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 08/mar/2013, 08:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Boas, sem areia a luz reflecte e é muito mais eficaz. Eu tinha o meu sem areia e pus uma camada fina e a intensidade luminosa levou um corte gigante... Experimenta ;)

Mensagem 08/mar/2013, 10:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Viva,

Eu compraria apenas areia normal. Até pq se andas a fazer TPA com agua do mar ela fica viva num ápice.

De resto tentava fazer o menos mudanças possíveis durante algum tempo para o sistema se equilibrar.

Pq estas chateado da rocha estar a ficar com coralina? Isso é normal e é bom!

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 08/mar/2013, 10:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Ele não se está a chatear com a Rocha, ele está chateado com a situação... lê lá bem a frase da Rocha com alga coralina!! =)

Mensagem 08/mar/2013, 10:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Olá Rui,
a minha turbinária só fica com os polipos todos de fora depois das luzes apagarem :-\ Já vi aqui outros relatos do mesmo género. Tenta ver se a tua tem o mesmo comportamento. Isso significará que o aquário até está com bons parâmetros. Depois é dar tempo ao tempo...
A principal coisa que aprendi nos últimos tempos de muitas alterações no meu aqua é que as oscilações são terríveis. Até podes ter os parâmetros fora do "óptimo" e o aquário estar bom, desde que não se cheguem a picos demasiado altos ou baixos.

Mas também concordo com o Artur, isso não me parece nada mal.
Quanto ao excesso de luz... não me parece i-)

Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 08/mar/2013, 10:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Ainda nem algas tens/tiveste (a mim vieram depois do boom de coralina) e já queres côr, extensão de pólipos e crescimentos...

Se os parâmetros estão bons, deixa andar!
Não metas nada, não retires nada!
Faz assim: sempre que estiveres a menos de 15cm do aquário, tens de ter as mãos nos bolsos para trtar do aquário! :D

Havias de ver o meu aquário...
Algas por todo o lado!
Os corais todos castanhos (embora a crescer imenso...)
E eu? Deixo andar e vai melhorando de dia para dia!

Na minha opinião, repito que se os parâmetros estão bem, deixa andar e mexe no aquário só para TPA's! :-B
ahhhh e mãos nos bolsos, não te esqueças! =)) :ymsick:

Mensagem 08/mar/2013, 11:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Como o pessoal já disse, Tpas e deixa andar... sem stress, tens de dar tempo ao sistema Rui.

Mensagem 08/mar/2013, 14:05

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D ,

Deixem lá ver se eu me consigo explicar melhor que pelos visto não o estou a conseguir fazer:

Pedro N Torres Escreveu:
Rui,

Os fosfatos estão mesmo altos (se o teste está correto) e isso pode influenciar negativamente os sps mas tens mesmo de testar o cálcio para teres a certeza do que se passa!
Cálcio, magnésio e kh têm de estar equilibrados para os sps.
Sem teres a certeza que esses parametros estao ok é difícil procurares a razão do problema.

Calma!
Uma coisa de cada vez!

Abraço

Eu tenho imensa calma e paciência neste momento. O PO4 está correcto. Gastei três saquetas do reagente da Hanna de fosfatos para fazer o teste e garantir a fiabilidade do aparelho. Como tenho o de Alkalinidade também usei os 4 frascos.

João Seguro Escreveu:
Boas, sem areia a luz reflecte e é muito mais eficaz. Eu tinha o meu sem areia e pus uma camada fina e a intensidade luminosa levou um corte gigante... Experimenta ;)

Engraçado ... pensava que seria exactamente o contrário!

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva,

Eu compraria apenas areia normal. Até pq se andas a fazer TPA com agua do mar ela fica viva num ápice.

De resto tentava fazer o menos mudanças possíveis durante algum tempo para o sistema se equilibrar.

Pq estas chateado da rocha estar a ficar com coralina? Isso é normal e é bom!

Abraço

Isso no dia que acontecer não poderá ser pois não me apetece muito fazer outro ciclo grande. Ou então ciclo a areia à parte mas não tenho espaço para isso pelo menos nesta casa!

Estou a pensar mas não vou fazer absolutamente nada nesta fase. Estou em vista com a compra de uma vivenda e se tudo correr bem vou ter um espaço de 30m2 só para mim pelo que qualquer decisão será adiada até ter essa decisão final!

Armando Fernandes Escreveu:
Ele não se está a chatear com a Rocha, ele está chateado com a situação... lê lá bem a frase da Rocha com alga coralina!! =)

Estou mesmo chateado com alga coralina .... não gosto .... para mim abafam a rocha viva e retiram-lhe muito da sua capacidade de nitrificação!

André Jorge Silva Escreveu:
Olá Rui,
a minha turbinária só fica com os polipos todos de fora depois das luzes apagarem :-\ Já vi aqui outros relatos do mesmo género. Tenta ver se a tua tem o mesmo comportamento. Isso significará que o aquário até está com bons parâmetros. Depois é dar tempo ao tempo...
A principal coisa que aprendi nos últimos tempos de muitas alterações no meu aqua é que as oscilações são terríveis. Até podes ter os parâmetros fora do "óptimo" e o aquário estar bom, desde que não se cheguem a picos demasiado altos ou baixos.

Mas também concordo com o Artur, isso não me parece nada mal.
Quanto ao excesso de luz... não me parece i-)

Abraço.
AJS

Boas não tem. Durante a noite os corais mantêm-se fechados e retraídos.

Hugo Figueiredo Escreveu:
Ainda nem algas tens/tiveste (a mim vieram depois do boom de coralina) e já queres côr, extensão de pólipos e crescimentos...

Se os parâmetros estão bons, deixa andar!
Não metas nada, não retires nada!
Faz assim: sempre que estiveres a menos de 15cm do aquário, tens de ter as mãos nos bolsos para trtar do aquário! :D

Havias de ver o meu aquário...
Algas por todo o lado!
Os corais todos castanhos (embora a crescer imenso...)
E eu? Deixo andar e vai melhorando de dia para dia!

Na minha opinião, repito que se os parâmetros estão bem, deixa andar e mexe no aquário só para TPA's! :-B
ahhhh e mãos nos bolsos, não te esqueças! =)) :ymsick:

Hugo .... epá na volta sou eu que não percebo nada disto (o que até admito) mas para mim a coralina é a alga que compete com quase todas as outras. Ou seja se aparecem castanhas ou filamentosas verdes depois da coralina estar instalada é porque alguma coisa não está bem!

Isto foi o que sempre soube e se calhar está errado ... não sei digam-me vocês.

Mas tu próprio dizes .... "Os corais todos castanhos (embora a crescer imenso...)". Eu não vejo os meus crescer.

Não procuro cores nem extensão de pólipos nem sequer crescimentos nesta fase ... o que procuro é saúde!

Mais uma vez será que sou eu que não percebo nada disto? Se calhar sim mas num aquário com cinco meses ter uma montipora digitata sem pólipos minimamente visiveis para mim é sinal de problema. Não quero que eles saltem do coral mas que mostrem a extensão normal!

Marco Madeira Escreveu:
Como o pessoal já disse, Tpas e deixa andar... sem stress, tens de dar tempo ao sistema Rui.

Marco neste momento o meu aquário é o seguinte:

Dentro da sump: bomba de retorno, aquecedores, escumador, três litros de siporax e uma bomba tunze 6025 para manter a sump limpa.

Manutenção: Semanalmente 25 (salinizada) a 30 (água do mar) semanalmente.

As únicas coisas que deito dentro do aquário é: comida para os peixes. Um pouco de artémia (1 quarto de cubo), algas, flakes, pellets e Cyclopeeze.

Falamos disto quando estive em tua casa e é isso que me faz confusão: se tenho PO4 a 0,3 e faço uma TPA de 60l com água do mar espero que o valor de PO4 baixe um pouco (por pouco que seja). Mas o que é facto é que o valor se mantêm. O mesmo com nitratos. Se tenho nitratos a 10 e faço TPA espero que baixem. Não que se mantenham ...

E este é o meu problema. Estou a fazer o que recomendo: TPA e paciência. Nada mais.

E se tu Hugo vês melhoras de dia para dia .... EU NÃO !!!! essa é a minha questão!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/mar/2013, 14:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Rui

O teu problema... não tivesses filhos... e seria falta de ocupação... :)
Sendo assim... não sei... :D

Algum tipo de comida menos aconselhável?

Quantidade, qualidade da mesma?

Algum químico que esteja a entrar via um acessório?

O aqua está perto da cozinha... vapores, cheiros provenientes daí?

Corais com mau feitio? =))

Até logo!
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/mar/2013, 14:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Rui,

Se com TPA´s os fosfatos e nitratos nao baixam, deves então tentar perceber a razão do problema pra o poderes combater. O escumador está bem afinado? Das muito comer aos peixes, costumas passar com um passador o comer congelado antes de meters no aquario? A osmose ainda está em condições? Ja testaste a agua do mar?

Vai eliminando 1 a 1 até chegares a uma conclusão e entretanto com muita calma continua os TPA´s e nada de inventar, os parametros estão bem excepto os fosfatos, esse valor está excessivamente alto e pode mesmo gerar RTN nos corais se se prolongar por muito mais tempo, mas se estão a aguentar-se tentar baixar pelos metodos mais simples (TPA), já agora usas filterbag? se não acho que era uma boa ajuda.
Editado pela última vez por Joao Tomas em 08/mar/2013, 14:34, num total de 1 vez.

Mensagem 08/mar/2013, 14:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Isso é falta minis .. mete ai umas jolas no frio que o pessoal vai ai bebes as jolas e benze o aquario ....:grin::grin::grin:

Abraços

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/mar/2013, 14:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Rui,

Isso com calma e TPAs vai, se não existirem problemas que necessitem ser diagnosticados e corrigidos ...

Quanto à alga coralina acho que tens razão: é bonita para quem gosta, mas em excesso diminui a capacidade da rocha viva desempenhar o seu papel; para intervir aqui, recomendo um ouriço pequenino (tipo Diadema setosum bebé), mas quando crescer vais ter que o pôr com dono.

Quanto ao problema dos fosfatos (questão que muito me toca), pergunto: qual a origem da rocha que tens no aquário?
Experimenta a preparar um pouco de água salinada num balde, mede-lhe os fosfatos para te certificares que está a zero, coloca lá dentro uma rocha do aquário com uma pedra difusora ou uma bomba durante dois ou três dias e depois volta a medir os fosfatos.

Com esse nível de fosfatos vais ter dificuldade em manter SPSs.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 08/mar/2013, 14:57

Vou mesmo ter de arranjar alguém para me medir os fosfatos enquanto não me decido se compro o checker ou algo mais laboratorial......

Só para validar com o que ando a ler com o Salifert!

Mensagem 08/mar/2013, 15:05

Hugo penso que com o checker ficas muito bem servido, mesmo que o zero do checker não esja o valor verdadeiro não influenciará os corais antes pelo contrario uma vez que é mau para os corais não haver fosfato na agua...Portanto para SPS´s valores aproximados de zero (0.01 a 0.03) medidos pelo checker é o ideal...

Mensagem 08/mar/2013, 15:15

Joao Tomas Escreveu:
Hugo penso que com o checker ficas muito bem servido, mesmo que o zero do checker não esja o valor verdadeiro não influenciará os corais antes pelo contrario uma vez que é mau para os corais não haver fosfato na agua...Portanto para SPS´s valores aproximados de zero (0.01 a 0.03) medidos pelo checker é o ideal...

A questão é mesmo essa!
É que eu não me interessa saber se tenho 0; 0.01 ou 0.05!
Não preciso dessa precisão!

Preciso de saber se está dentro ou fora de parametros, mais nada e neste conceito, e se os testes da salifert são bons como dizem, se eu medir 0.03 no salifert e 0.05 no checker, não compensa o investimento e para isso prefiro esperar um pouco mais e fazer como o césar e comprar uma coisa realmente fiável!

Eu sinceramente gostava de medir a minha água com o checker para ver quanto dava e se era assim tão diferente do salifert! :-\

Mensagem 08/mar/2013, 15:22

Epa se me tens dito tinha levado o meu checker...

Mensagem 08/mar/2013, 15:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Hugo,

O meu aparelho é diferente do Checker da Hanna (maior), mas não se será muito melhor; como tu dizes, a precisão do aparelho é importante até determinado ponto, o que é necessário é estarmos dentro dos intervalos aceitáveis.
Pela minha experiência, vale a pena investir, pois tenho a convicção que as diferenças entre o olhómetro e o electrónico, são grandes.

Se quiseres leva um pouco da tua água para o Marquês de Pombal, no dia que eu te telefonar para ir buscar a bomba, que eu meço-te os fosfatos com o meu aparelho.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros