Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Recolher água natural quando chove...

Recolher água natural quando chove...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Pessoal...
No sentido de desmestificar este assunto gostava de recolher e ouvir opiniões sobre este assunto.
Mas alguem alguma vez teve problemas em apanhar água quando chove? Existe algum relato sobre isso? Eu já apanho água vai para 14 anos e sempre apanhei de Inverno com chuva ou não e nunca tive problemas.

Vejo vários tópicos onde se fala que não se deve apanhar água quando chove, ou depois de chover mas nunca vi uma explicação válida para isso...

Mesmo que a água venha um pouco suja podem sempre filtrar a água dos residuos sólidos. Em termos de densidade até é melhor porque a nossa água geralmente vem com ela alta.... mas mesmo que chova bastante a diferença na densidade é residual, nada de especial até, pelo menos que eu tenha reparado.

Se me disserem que não apanham porque não é prático quando chove ainda aceito mas contestar a qualidade da água do cabo raso ou mesmo de outra zona por causa da chuva não me parece válido.

Alguem teve alguma experiencia má em termos de qualidade absuluta da água que recolheram depois de chover? Ou é apenas porque acham que vem suja? Suja visualmente ou de má qualidade mesmo?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Nunca tive problemas... N apanho mm no dia q chove pq nao e pratico, mas apanho no dia seguinte e numa me deu nenhum problema nem chatices no aquário...

Tb ha sempre a hipótese de ligar o UV a seguir a TPA c essa agua, mas nunca senti necessidade.
Cumps,
Luis Reis

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Eu pessoalmente não utilizo agua natural não gosto mas é uma escolha pessoal
No entanto não vejo mal em o fazer agora quando chove não acho que vá fazer grande diferença pois msm que a chuva venha contaminada (que quase de certeza vem que se ja se falava em chuva acida há dez anos atras agora deve se mil vezes pior) será apenas uma gota no oceano poderá mexer com a densidade a superfície mas é se não houver muita corrente depois tens o facto que é um pouco mais relevante é o caudal dos rios que aumenta e aí tudo que é detrito e poluição aumenta perto da foz de qualquer rio.
Fora isso não m ocorre mais nada
Ligar a uv não estou a ver a ajudar pois com uv deixa de ser vantajoso de recolher agua natural pois única vantagem é msm a vida que ela traz

Sent from my iPhone using Tapatalk
Editado pela última vez por Marco Pereira em 04/abr/2013, 10:28, num total de 1 vez.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Também já ouvi esses relatos e não percebo (nem ligo). Contiuno a apanhar quando chove. Ainda a semana passada apanhei quase 500litros...

O que noto é que quando chove, a água parece ter mais porcaria (mas porcaria tipo dejetos, caixas, plásticos, etc) mas á superfície, não MESMO a água em sí!

Eu se tiver de apanhar com chuva, apanho, sem problemas, até é melhor como dizes por causa da densidade! ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Boas

A única diferença que eu reparei foi na salinidade. No verão vinha a quase 1029 e de inverno a 1025.
E já agora, no nº de pessoas que estão na praia :D

Cumpts

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Eu penso que caso apanhes a agua perto de um afluente e tenha chovido imenso penso que a agua vinda do rio ou ribeiro pode estar contaminada devido aos quimicos da agricultura etc etc.

Quanto à minha experiencia, sempre torci o nariz quando vou apanhar agua e o mar está com aquele tom acastanhado, uma vez apanhei agua num dia desses e passado uns dias comecei a ganhar uma pelicula verde de alga no vidro e sempre que raspava, no dia a seguir estava novamente com essa alga. Nao sei se foi derivado a isso, pode ter sido apenas uma coincidência.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Boas a todos

Sempre me disseram que não era muito aconselhável recolher água do mar quando chover por causa de detritos e terra que poderia vir dos rios e ribeiras....

Outra questão, voçês costumas recolher água mesmo que ela não esteja limpa/transparente? Ás vezes não se consegue ver o fundo pois ela está um pouco suja por causa da rebentação!! E recolhem nestas condições????
Um abraço

Luis M Carrilho

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Boas eu morro em Vila Nova de Gaia em Lavadores...

Quando chove o mar fica com muita espuma e são necessários alguns dias para aquilo passar. Nestas alturas eu uso sal €€€€.
Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Pois eu só não apanho se houver muita espuma ... de resto sempre apanhei e nunca tive problemas.

Só não quando chove mesmo porque é incómodo ou então quando o mar está muito picado.

Mas maré cheia, vazia, a meio ... qq coisa. nunca liguei muito e nunca tive problemas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

E qual é o problema da espuma?
Até é melhor, já vem a água escumada!!! :)) =))

Hugo Figueiredo Escreveu:
E qual é o problema da espuma?
Até é melhor, já vem a água escumada!!! :)) =))

Mas a balde apanhas a porcaria toda ...

Com bomba é diferente!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Viva, mais do que a chuva importa o estado do mar, hoje por exemplo a água está castanha e certamente não serà boa ideia a sua colheita. Além de sedimentos em suspensão poderão existir diluídas na àgua substâncias menos própias para um aquário de recife, eu por exemplo já detectei concentrações elevadas de amònia (NH3). Procuro sempre colher àgua na maré baixa e com mar calmo e sempre que esta se apresente límpida e sem cheiros.

A chuva não tem influência na salinidade.
facebook.com/zoacorals

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Boas..

Bem tenho uma situação de um amigo que no inverno nos tempos de chuva, foi a zona de Setúbal (não sei o sitio exacto).
Apanhou agua e ao fazer TPA sem fazer testes a agua a coisa correu mal, morreu alguns vivos..
Ele pensa que poderá ter sido alguma descarga na zona de algum residuo toxico ou ate como já foi dito de algum produto utilizado na agricultura..

Penso e não sou muito entendido na matéria, mas se calhar nas zonas perto das ribeiras ou rios pode trazer excesso de produtos indesejados..

Cump.
Cump
Rui Silva

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
quando voces tem de ir mesmo ha praia buscar a agua, ou seja ir pela areia imaginem que tem um grande aquario e tem de trazer 100 litros para uma tpa e nao 20 ou 30 litros, como vcs fazem ? 'e que tar a arrastar garrafoes pela areia ou jericans nao e muito pratico....

Pedro Sousa Escreveu:
quando voces tem de ir mesmo ha praia buscar a agua, ou seja ir pela areia imaginem que tem um grande aquario e tem de trazer 100 litros para uma tpa e nao 20 ou 30 litros, como vcs fazem ? 'e que tar a arrastar garrafoes pela areia ou jericans nao e muito pratico....

lol 100 litros de cada vez? Tinha de lá ir todas as semanas... 100 litros troco eu por semana! :D

É preciso é saber os locais onde se recolhe água sem muita dificuldade. Ir pela praia e trazer os garrafões é de loucos!!!

Se disseres de onde és, o pessoal indica-te os melhores spots na tua zona! ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pedro Sousa Escreveu:

lol 100 litros de cada vez? Tinha de lá ir todas as semanas... 100 litros troco eu por semana! :D

É preciso é saber os locais onde se recolhe água sem muita dificuldade. Ir pela praia e trazer os garrafões é de loucos!!!

Se disseres de onde és, o pessoal indica-te os melhores spots na tua zona! ;)

Hugo, eu vou la todas as semanas buscar 100L e faço a TPA com esses 100L ;)
Antes carregava os bidoes pela areia e ainda subia uma serie de escadas ate chegar ao carro!! Na praia da Empa na ericeira para quem conhece!
Hoje em dia vou ao pontão perto da praia dos pescadores na Ericeira. Paro o carro mesmo à ponta do pontão nem 2 metros ando com os bidoes!

Joao Tomas Escreveu:
Antes carregava os bidoes pela areia e ainda subia uma serie de escadas ate chegar ao carro!! Na praia da Empa na ericeira para quem conhece!
Hoje em dia vou ao pontão perto da praia dos pescadores na Ericeira. Paro o carro mesmo à ponta do pontão nem 2 metros ando com os bidoes!

E qualquer dia vais deixar de ir ... vamos os dois e com a bomba tiramos directo para o carro!

A vantagem da bomba é que não apanhas à superfície

Abraços,
Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:

E qualquer dia vais deixar de ir ... vamos os dois e com a bomba tiramos directo para o carro!

A vantagem da bomba é que não apanhas à superfície

Abraços,
Rui

Fixe ;)
Eu apanho à superficie mas como o pontão é comprido a zona onde apanho já é em alto mar por isso não apanho aquelas zonas morta onde acumula mais espumas e sujidades.

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

embora em tempo de chuva apanhe menos agua,não deixo de o fazer por estar a chover
embora haja alterações em varias situações,nestas alturas os valores da agua andam mais baixos seja em dureza ou até mesmo cálcio,mas claro tudo depende também da zona, e onde se apanha a agua do mar
seja na maré alta ou baixa, perto ou longe da costa,perto ou longe de afluentes
muito mais importante que isso é fazer testes ao que se apanha
é uma coisa rápida e fácil de fazer, mas é uma coisa que ninguém faz
e quando digo agua natural, digo salinada,eu vendo toneladas de sal de varias marcas,como devem imaginar ouço e comprovo o mais variados relatos dado a que passa muita gente pela loja e lidando com muitos clientes
é bom que o pessoal se mentalize que gastando sal seja que marca for, os valores nem sempre são os anunciados e dependendo dos lotes as valores também variam

por isso digo sempre :D testes :p o mais barato, o mais facil de fazer :p e o mais chato =)) =))

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Próximo

Voltar para Discussão Geral