Luis Corte-Real Escreveu:
Boa tarde a todos!
No dia 13 de Abril deste mês enchi o meu aquário com agua natural! Ou seja estou durante o ciclo! Hoje deu me para medir os fosfatos e deu me 0.94 ppm algo muito elevado! Mas será normal na parte.inicial ou mesmo durante todo o ciclo ter este nivel de fosfatos?
1 abraço
Olá Luís,
Penso que deves acompanhar desde inicio esse valor de PO4; apesar de estares com o ciclo a decorrer, esses fosfatos vieram de algum lado e convém acompanhares para não perderes o controle.
Que rocha puseste no aquário?
Se foi rocha morta, é provavel que se não foi convenientemente deixada durante dias em água de osmose e esta frequentemente mudada, que agora esteja a largar os fosfatos para o aquário; se fôr este o caso, eu se fosse a ti e como tens o ciclo no início, tiraria toda a rocha do aquário e punha-a de molho em água de osmose até o teste dar zero e depois começaria tudo de novo. Se esta hipótese se confirmar, vai sair-te mais caro depois, retirar os fosfato do aquário já com vivos.
Se a rocha, é rocha viva de algum aquário velho, é ainda mais provável que tenha fosfatos e os esteja a largar.
Vai acompanhando isso e dando notícias, mas considera sériamente reiniciares o aquário com rocha limpa.
Abraço