Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral PO4 durante o ciclo

PO4 durante o ciclo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 16/abr/2013, 13:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
No dia 13 de Abril deste mês enchi o meu aquário com agua natural! Ou seja estou durante o ciclo! Hoje deu me para medir os fosfatos e deu me 0.94 ppm algo muito elevado! Mas será normal na parte.inicial ou mesmo durante todo o ciclo ter este nivel de fosfatos?
1 abraço

Mensagem 16/abr/2013, 14:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Luis Corte-Real Escreveu:
Boa tarde a todos!
No dia 13 de Abril deste mês enchi o meu aquário com agua natural! Ou seja estou durante o ciclo! Hoje deu me para medir os fosfatos e deu me 0.94 ppm algo muito elevado! Mas será normal na parte.inicial ou mesmo durante todo o ciclo ter este nivel de fosfatos?
1 abraço

Esqueçe os testes durante o ciclo.
Não te preocupes com isso.

TPAs e mais nada!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/abr/2013, 14:49

Eu estou a fazer o ciclo da zeovit devo mudar agua também? Quantas quando e que percentag devo fazer?
Um abraço

Mensagem 16/abr/2013, 15:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Se estas a fazer o ciclo de 14 dias da zeovit tens que seguir a risca o que diz o manual ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/abr/2013, 15:41

Eu tenho seguido so que la pelo menos nao me apercebi de quando e que tenho de fazer uma tpa...
Abraço

Mensagem 16/abr/2013, 15:52

Também nao sei de cor porque nao o fiz mas vou ver .. de qualquer das formas penso que deverias fazer tpa so depois do ciclo acabar , mas vou ver melhor ...

Mensagem 16/abr/2013, 15:58

Ok obrigadissimo Paulo e boa sorte ai com a muda do aquario ;)
Abraço

Mensagem 16/abr/2013, 16:07

Obrigado luis ...

Teoricamente depois dos 14 dias podes fazer tpa ..
Faz assim acabas o ciclo dos 14 dias e esperas uma semanita e fazes a tpa , depois a partir dai é 10% por semana ... vais em que dia do ciclo ?? Vais fazer o metodo todo ??

Abraço

Mensagem 16/abr/2013, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Ola Paulo!
Eu tenho seguido so que la pelo menos nao me apercebi de quando e que tenho de fazer uma tpa...
Abraço

Boas Luis: Eles dizem que: Recomenda-se começar as trocas de água a partir da 4ª ou 6ª semana.

http://www.zeovit.com/forums/showpost.p ... ostcount=7 no fim da pagina.

Mensagem 16/abr/2013, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Paulo Oliveira Escreveu:
Obrigado luis ...

Teoricamente depois dos 14 dias podes fazer tpa ..
Faz assim acabas o ciclo dos 14 dias e esperas uma semanita e fazes a tpa , depois a partir dai é 10% por semana ... vais em que dia do ciclo ?? Vais fazer o metodo todo ??

Abraço

Viva Paulo,

Não quis contradizer ou por em causa a tua experiencia ^:)^ , quando publiquei tu já tinhas respondido e eu nem vi.
Só transcrevi o que “eles” recomendam na cartilha do Zeovit.

Mensagem 16/abr/2013, 16:26

Mais uma vez obrigado! Nao vou fazer o metodo completo isso e pa um gajo ser um escravo ehe :p vou fazer algumas partes do método! Ah e vou no 4 dia de ciclo!
Abraço

Mensagem 16/abr/2013, 16:29

Muito obrigado ai pela dica
1 abraço

Mensagem 16/abr/2013, 17:19

No stress Nuno ...
Acaba por nao contradizer ... em vez de deixar uma semana deixa duas :grin::grin:

Abração

Mensagem 16/abr/2013, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Boa tarde a todos!
1 abraço

Olá Luís,

Penso que deves acompanhar desde inicio esse valor de PO4; apesar de estares com o ciclo a decorrer, esses fosfatos vieram de algum lado e convém acompanhares para não perderes o controle.

Que rocha puseste no aquário?

Se foi rocha morta, é provavel que se não foi convenientemente deixada durante dias em água de osmose e esta frequentemente mudada, que agora esteja a largar os fosfatos para o aquário; se fôr este o caso, eu se fosse a ti e como tens o ciclo no início, tiraria toda a rocha do aquário e punha-a de molho em água de osmose até o teste dar zero e depois começaria tudo de novo. Se esta hipótese se confirmar, vai sair-te mais caro depois, retirar os fosfato do aquário já com vivos.

Se a rocha, é rocha viva de algum aquário velho, é ainda mais provável que tenha fosfatos e os esteja a largar.

Vai acompanhando isso e dando notícias, mas considera sériamente reiniciares o aquário com rocha limpa.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/abr/2013, 20:01

Montei este aquário cm rocha do meu setup anterior mas previamente lavei bem as pedras todas com uma maquina de pressão de agua! Será que foi insuficiente o processo? Agora para retirar toda a rocha sera complicado pois o layout esta todo unido! Depois do ciclo vou fazer umas boas TPA se não baixar a melhor maneira será a utilização de biopellets
Obrigado e um abraço

Mensagem 16/abr/2013, 20:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Luís,

... e o antigo aquário tinha fosfatos altos?

Se sim, isso não vai lá com máquinas de pressão, porque os fosfatos estão entranhados na rocha e a unica forma de os retirar é pôr a rocha de molho e ir mudando a água até os libertar totalmente.

Boa sorte com isso, mas parece-me que se os meus receios se confirmarem, vais ter muito trabalho pela frente para retirar os fosfatos do aquário; as pellets são mais eficazes com os nitratos do que com os fosfatos, mas experimenta.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/abr/2013, 22:31

Vou te ser sincero eu com o teste da salifert nunca percebi bem os nivel de fosfatos mas era.provavel que estivessem altos pois o meu motivo de desmontar o aquário foi o bom de cyanos! Vamos la ver se.consigo com umas boas TPAS isto va ao sitio!
1 abraço

Voltar para Discussão Geral