Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/abr/2013, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Pedro Sousa Escreveu:
Artur os teus peixes tao magrinhos :-$ lol

Ya, o Veliferum está gordo que nem um texugo :D :)

Mas eu até reduzi bastante a alimentação nas últimas semanas. Só que há uma alga a desenvolver-se bastante no vidro lateral direito e no vidro traseiro, então os peixes têm tido "muita palha para enfardar"... :D
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/abr/2013, 01:11

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
O que é que aconteceu à rocha?

Tens alguma coisa a substituir?

Com tantas mexidas nesse aquário é tempo é de parar e fazer só TPAs e aliviar e bastante na comida ... Não de repovoar!

Com tantas mexidas vais estar sempre em reciclo e os corais não vão aguentar ou então vão passar um mau bocado. Vê o que aconteceu no meu!

Boas Rui,

Os reef plates e reef branches despachei-os, mas já há muito tempo. No aquário principal nota-se menos rocha mas isso porque mudei alguma para o refúgio, também já há bastantes meses. E na Sump coloquei há coisa de um ou dois meses atrás 2kg de Siporax.

No areão nota-se as algas típicas do ciclo pois foi substituído por novo. Mas todos os peixes têm estado bem. E os corais, o mal já vem de trás, do pico de fosfatos.

Quando falei em repovoar é de ir colocando alguns corais, de facil manutenção, tipo moles e LPS. :)
Imagem

Mensagem 29/abr/2013, 23:58

Testes da Semana... 29 Abril 2013

Densidade = 1024 (Refractrómetro)
Temperatura (Seneye) = 25.0ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.18ppm
NO3 (Sera) = 25ppm
Kh (SF) = 8.45ºd
Ca (SF) = 410ppm
Mg (SF) = 1275ppm
Imagem

Mensagem 30/abr/2013, 00:19

Novidades...

No Sábado, dia 27 Abril 2013, entraram para o Refúgio:
1 x Trochus Sp.
1 x Synchiropus Splendidus

Fotos Refúgio... 29 Abril 2013

Rui Manuel Gaspar: Aqui estão as fotos da rocha viva que mantenho no Refúgio e que retirei do aquário principal há já um bom tempo ;)

Aparentemente consegui safar dois frags de Montipora (uma das verdes e uma das vermelhas), que agora no Refúgio aparentam estar a recuperar... passaram uma má fase no pico de fosfatos... ganharam foi um coral mole tipo praga à volta, terei de limpar com um ferro de soldar, quiça... hehe

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 30/abr/2013, 11:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Livra-te dessa praga o mais depressa que puderes antes que tenhas de desmontar o aquário todo.
Quanto aos corais Artur, nada me está a aparentar recuperação, só consigo ver morte aos poucos. Tens de dar a volta a isso. Esse refúgio da forma como está montado é um poço de lixo, as macro algas estão fracas e a rocha está "entupida". Se queres realmente um refúgio tens de o iluminar convenientemente e a circulação da água que recebe do aquário ou da própria sump tem de ser muito bem feita para não acumular sedimentos, tal como acontece nas sumps. Era conveniente, se o queres fazer mesmo bem, colocares um plenum ou uma DSB. O que aí tens não é nada, só te está a complicar a manutenção do aquário.
Os teus cirurgiões estão gordissimos, deves abusar na comida e isso também se reflecte no insucesso crónico que tens com os sps´s e com o equilibrio geral do aquário. Se queres isso assim opta por manter apenas lps´s e corais moles, não mates corais.
Tens poucos litros de água e isso obriga-te a um grande rigor nas trocas de água, nos aditivos, na quantidade de comida, etc.
Tens equipamento para ter um bom aquário, logo, a receita que aplicas é que é má. Não insistas.

Cumprimentos,
Paulo Marinheiro

Mensagem 03/mai/2013, 00:40

Boas Paulo,

Esta praga é realmente chata, felizmente acho que consegui restringi-la ao refúgio. E estes frags atacados hei-de limpá-los com ferro de soldar... hehehe
Eu consigo ver recuperação nos corais desde que os fosfatos baixaram para os 0.30 ppm ou menos. É certo que ainda tenho corais quase perdidos, como as pocilloporas e montiporas nas estantes de egg crate, mas isto aconteceu com o pico de fosfatos. os corais em pequenos frags que fotografei no refúgio, estavam em declínio e nas últimas semanas começaram a recuperar.
O problema da circulação nos refúgios é que normalmente recomendam circulação fraca... então está com uns 800 a 1000l/h assim por alto, para o refúgio de 90 litros. Os resíduos que se acumulam, realmente são um problema, mas eram pior quando tinha uma camada de areão. Agora no refúgio tem zero areão, e consegui colocar uma Tunze 6025 de maneira que o lixo tem tendência a acumular num canto do refúgio livre de rocha e que posso facilmente aspirar.
A iluminação para as macro-algas acho suficiente... 2 x T5 de 24W, pois pretendo iluminar essencialmente as macro-algas próximo da superfície.
A ideia não era implementar um refúgio clássico, com DSB, então só pretendo mesmo manter umas macro-algas e alguma rocha e pequenos frags...
A alimentação dos peixes reduzi bastante, especialmente na comida congelada. Os cirurgiões estão gordos que nem texugos pois actualmente têm ali uma quantidade grande de algas nos vidros. Quando limparem a alga já vão entrar na dieta.
Sim, para já vou manter-me por corais novos moles e LPS. Só mais tarde, quando o sistema estiver recuperado, tentarei de novo os SPS. :-bd
Imagem

Mensagem 03/mai/2013, 21:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Boas
Os cirurgiões estão gordos porque beneficiam da alimentação do chelmon.
Não vais conseguir manter o chelmon se reduzires a comida congelada que é a unica coisa que ele come.
Porque não experimentas dar a comida congelada só ao chelmon?
Imagem 1540
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 03/mai/2013, 22:00

Pedro Tavares Escreveu:
Os cirurgiões estão gordos porque beneficiam da alimentação do chelmon.
Não vais conseguir manter o chelmon se reduzires a comida congelada que é a unica coisa que ele come.
Porque não experimentas dar a comida congelada só ao chelmon?
Imagem 1540

Boas Pedro,

É uma excelente ideia. :) Onde consigo arranjar uma dessas seringas XL?
Imagem

Mensagem 03/mai/2013, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Em qualquer farmácia, seringa de alimentação de 50 ml e custa à volta de 50 centimos.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 04/mai/2013, 00:06

Pedro Tavares Escreveu:
Em qualquer farmácia, seringa de alimentação de 50 ml e custa à volta de 50 centimos.

Obrigado, vou ver se arranjo uma para o Chelmon :-bd
Imagem

Mensagem 04/mai/2013, 10:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

VCs já repararam que tem uma figura muito grande na vossa assinatura?
Deve ser um erro do site de controlo de parâmetros. Podem ver isso ou retirar temporáriamente da assinatura? é que torna-se incómodo para ler o post.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/mai/2013, 18:33

VCs já repararam que tem uma figura muito grande na vossa assinatura?
Deve ser um erro do site de controlo de parâmetros. Podem ver isso ou retirar temporáriamente da assinatura? é que torna-se incómodo para ler o post.

Boas Rui,

Aqui apenas notei nos últimos dias que em vez da imagem do reefstats aparece apenas um link "Imagem"... deve ser algum problema do reefstats pois não altero a assinatura já há montes de meses...
Imagem

Mensagem 07/mai/2013, 19:25

Testes da Semana... 06 Maio 2013

Temperatura (Seneye) = 27.0ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.26ppm
NO3 (Sera) = 10ppm
Kh (SF) = 8.75ºd
Ca (SF) = 415ppm
Mg (SF) = 1335ppm

O nível de fosfatos não baixava dos 0.16ppm e entretanto, há coisa de uma semana +-, retirei a mídia antifosfatos e mudei para o reactor o carvão activado, para a redução de fosfatos e nitratos se fazer essencialmente pelas biopellets. Ontem medi 0.26ppm, um valor mau, mas talvez tenha sido resultante da mexida no layout (aspiração, troca de água), e também ontem medi após dar a comida congelada...

Este fim-de-semana fiz duas TPAs de 40 litros... no Sábado uma, e no outro dia outra. Acho que também resultado das biopellets, agora os nitratos já estão nos 10ppm! B-)

Entretanto, dia 30 de Abril recomecei a adicionar os elementos Balling Light da Fauna Marin: 1ml CA/dia; 4ml KH/dia; 1ml MG/semana. Ainda assim na última semana o Kh subiu um pouco, então apesar destas doses baixíssimas (para começar a calibrar), parece não haver consumos... talvez pelos poucos corais que sobreviveram ao crash, e alguns que ainda não recuperaram (Montipora verde)... Estou também a dosear 2ml de Phytoplankton da Sera diariamente.

Dia 03 de Maio arranjei duas culturas (meio litro cada): phytoplankton e rotíferos. O phytoplankton conservo no frigorífico e agito diariamente. Os rotíferos, coloquei uma bomba de ar na garrafa. Deito no aquário diariamente 20ml de Phyto e 20ml de Rotíferos. E para alimentar a cultura deito diariamente 2ml de phyto no "reactor" de rotíferos.

No sábado aspirei a Sump, o aquário principal, e o refúgio. No aquário estive a mexer também na rocha, fiz um novo layout, até que gostei do resultado. Se bem que ficou tudo apenas pousado por gravidade, não colei nenhuma rocha. Ah, adicionei também uma rocha que tinha aqui espectacular, mas já ao tempo que não tinha pachorra para colocar no aqua... hehe.. e fiz uma TPA de 40 litro com água da torneira + sal Tropic marin.
No outro dia, aspirei melhor o refúgio e fiz nova TPA de 40 litros. Fiz também uma "caixa" para a chaetomorpha com um garrafão de água de 6 litros... cortei-o em grelha, e ficou suspenso (e encaixado) na calha de iluminação. Agora a alga já fica quieta no local e não anda ao sabor da corrente... B-)
Estou a preparar também mais um ou dois pratos eggcrate, colados a um limpador magnético, para colocar as outras duas macroalgas (caulerpa prolifera e taxifolia). Para o refúgio ficar mais organizado.

Em breve coloco fotos e vídeos de tudo.
Imagem

Mensagem 08/mai/2013, 00:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Artur Fonseca Escreveu:
Testes da Semana... 06 Maio 2013

Temperatura (Seneye) = 27.0ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.26ppm
NO3 (Sera) = 10ppm
Kh (SF) = 8.75ºd
Ca (SF) = 415ppm
Mg (SF) = 1335ppm

O nível de fosfatos não baixava dos 0.16ppm e entretanto, há coisa de uma semana +-, retirei a mídia antifosfatos e mudei para o reactor o carvão activado, para a redução de fosfatos e nitratos se fazer essencialmente pelas biopellets. Ontem medi 0.26ppm, um valor mau, mas talvez tenha sido resultante da mexida no layout (aspiração, troca de água), e também ontem medi após dar a comida congelada...

Este fim-de-semana fiz duas TPAs de 40 litros... no Sábado uma, e no outro dia outra. Acho que também resultado das biopellets, agora os nitratos já estão nos 10ppm! B-)

Entretanto, dia 30 de Abril recomecei a adicionar os elementos Balling Light da Fauna Marin: 1ml CA/dia; 4ml KH/dia; 1ml MG/semana. Ainda assim na última semana o Kh subiu um pouco, então apesar destas doses baixíssimas (para começar a calibrar), parece não haver consumos... talvez pelos poucos corais que sobreviveram ao crash, e alguns que ainda não recuperaram (Montipora verde)... Estou também a dosear 2ml de Phytoplankton da Sera diariamente.

Dia 03 de Maio arranjei duas culturas (meio litro cada): phytoplankton e rotíferos. O phytoplankton conservo no frigorífico e agito diariamente. Os rotíferos, coloquei uma bomba de ar na garrafa. Deito no aquário diariamente 20ml de Phyto e 20ml de Rotíferos. E para alimentar a cultura deito diariamente 2ml de phyto no "reactor" de rotíferos.

No sábado aspirei a Sump, o aquário principal, e o refúgio. No aquário estive a mexer também na rocha, fiz um novo layout, até que gostei do resultado. Se bem que ficou tudo apenas pousado por gravidade, não colei nenhuma rocha. Ah, adicionei também uma rocha que tinha aqui espectacular, mas já ao tempo que não tinha pachorra para colocar no aqua... hehe.. e fiz uma TPA de 40 litro com água da torneira + sal Tropic marin.
No outro dia, aspirei melhor o refúgio e fiz nova TPA de 40 litros. Fiz também uma "caixa" para a chaetomorpha com um garrafão de água de 6 litros... cortei-o em grelha, e ficou suspenso (e encaixado) na calha de iluminação. Agora a alga já fica quieta no local e não anda ao sabor da corrente... B-)
Estou a preparar também mais um ou dois pratos eggcrate, colados a um limpador magnético, para colocar as outras duas macroalgas (caulerpa prolifera e taxifolia). Para o refúgio ficar mais organizado.

Em breve coloco fotos e vídeos de tudo.

Artur ...

Desculpa mas é mesmo a última vez que vou comentar.

Tu mexes demasiado. Retira tudo. Pellets, Carvão, Chaeto, Macro Algas, Refúgio, tudo ...

Faz só TPA com água de osmose mais sal ou prefererencialmente com água do mar. 20% semanalmente.

Não mexas em layout, não adiciones rocha, não nada!!!!

Pára com o balling, para com phytos e rotiferos e tudo .... Não precisas.

Alimenta uma vez de dois em dois dias apenas um cubo de comida devidamente descongelado e passado por água.

E calma ... Faz isso e daqui por dois meses (8 TPAs) medes os valores que quiseres.

Tu ainda não estabilizaste o aquário e estás constantemente a mexer e a destabilizar ainda mais!

Não leves a mal. É só a minha opinião depois de muita casmurrice minha e muito método falhado!

Abraços e boa sorte!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/mai/2013, 01:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas Artur,

Infelizmente tenho de concordar com o Rui.
Acho que já cada vez esta a ficar pior e as algas são visíveis.
Quanto menos mexeres e inventares melhor e so com as mudanças parciais certinhas ficas bem servido e para com as adições porque não tens consumos que as justifiquem.

Boa sorte

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 08/mai/2013, 01:26

Fotos... 07 Maio 2013

Aproveitei a limpeza dos vidros do aquario e do refúgio para tirar umas fotos e vídeos.

A Mandarina (Synchiropus Splendidus fêmea), faz agora 10 dias continua boa, tem muita bicharada no refúgio. B-)

As fotos do aquário ficaram um pouco enevoadas, isto porque tinha deitado Zeozym cerca de duas horas antes e a água fica um pouco esbranquiçada. Mas dá para ver o novo layout da rocha, em particular no lado direito.

A Chaetomorpha fica agora dentro de um recipiente plástico furado na sump, a levar com luz em cima.
A maternidade que contém a caulerpa prolifera e caulerpa taxifolia, em breve será substituída por um ou dois pequenos tabuleiros em egg crate, para também ficarem melhor alojadas e facilitar a manutenção.

Entrou também uma Tridacna Máxima azul pequenina, vai ficar no refúgio nos próximos meses, para ser alimentada e crescer à vontade.

Retirei também uma das prateleiras eggcrate do aqua principal, que estava pendurada na coluna. E a prateleira grande no fundo do aquário, também hei-de retirar dois dos pilares verticais centrais. Já estou farto do branco do eggcrate, em termos estéticos é do piorio, e contrariamente ao que eu esperava não ficou coberto de coralina... então vai sair e ficam só os pilares que estão cobertos com a xénia. :)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 08/mai/2013, 02:02

E vídeos... 07 Maio 2013

Imagem

Mensagem 08/mai/2013, 07:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas Artur ....

Realmente o Que o Rui Manuel Gaspar diz é Verdade , metes , tirar , tiras , e pões , resumindo andas sempre a mexer e não dás calma ao aquário ....

Vou te dar a minha opinião sincera do que deverias fazer, mas volto a dizer a MINHA OPINIÃO , és livre como digo de fazer o que quiseres , mas para mim fazia assim ...

1- Retirava as prateleiras , uma coisa que sempre me fez muito confusão no teu aquário foram essas prateleiras , na minha opinião é um aquário para casa e não um aqua de demonstração por isso prateleiras fora

2 - Sem as prateleiras , Fazer um layout porreiro , com 2 ilhas uma mais alta que outra ou uma ilha , um layout daqueles que enche o olho ...

3 - TPA , manter a rotina de TPA , e uma vez que já tens muito poucos corais , não adicionar mais , e fazer umas TPA granditas tipo 20% por semana ou mesmo mais um bocadito ...

4 - Limpar essa sump de rocha e de essas algas que pelo que parece não te estão a ajudar em nada , ou seja passar alguma rocha para cima para fazer e compor o tal layout do ponto 1 , atenção que falo num layout com pouca rocha de maneira a que a água Circule bem ...

5 - parar de adicionar peixes e corais até isso estar estabilizado ou pelo menos mais calmo, isto ainda a equacionar a hipotese de um Reset Total , e quanto menos peixes tiveres melhor ...

Pensa nisso amigo e alguma coisa que precises avisa ..

Abração ... e Aceita isto não como uma critica , mas sim como uma Tentativa de te ajudar e de resolver esses problemas que ai tens ....
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 09/mai/2013, 00:08

Boas,

Faz só TPA com água de osmose mais sal ou prefererencialmente com água do mar. 20% semanalmente.

Paulo Oliveira Escreveu:
3 - TPA , manter a rotina de TPA , e uma vez que já tens muito poucos corais , não adicionar mais , e fazer umas TPA granditas tipo 20% por semana ou mesmo mais um bocadito ...

Só para confirmar se terão bem a noção, quantos litros são 20% por semana no meu sistema?
Imagem

Mensagem 09/mai/2013, 00:50

Boas Rui, Carlos, Paulo,

Tenho de concordar que tenho mexido demasiado no sistema mas o objectivo é melhorar, e enquanto o sistema está instável como agora, aproveito para tentar fazer as melhorias.

A sugestão "Retira tudo. Pellets, Carvão, Chaeto, Macro Algas, Refúgio, tudo ...", tenho de discordar, pois acho o refúgio muito útil. É certo que tem um problema de circulação e acumulação de sedimentos, mas prefiro resolver esses problemas, melhorar a circulação e aspiração de resíduos, e manter o refúgio. O carvão activado acho praticamente essencial. As macro-algas também gosto muito e ajudam a retirar nutrientes da água. As biopellets estão a funcionar maravilhosamente... os nitratos que estavam entre os 25 e os 50ppm foram reduzidos para 25ppm e agora mais recentemente já vão nos 10ppm... a caminho próximo dos 0ppm, espero...

As TPAs frequentes também tenho de concordar. Acontece que estive a fazer as contas, como não tenho tido acesso a água natural, tenho orçamento mensal e possibilidade de fazer uns 80 litros de água salgada. O que daria para trocas mensais de 80 litros, trocas quinzenais de 40 litros ou trocas semanais de 20 litros. Estou inclinado a optar pelas trocas quinzenais de 40 litros. Vou fazer água da torneira com sal Tropic Marin ou semelhante. Usar água de osmose para as TPAs está fora de questão pois fica-me demasiado cara e um desperdício. Para a água de reposição isso sim, cerca de uns 30 litros de osmose para repor a evaporação semanal.

O Balling estou a adicionar quantidades mínimas e como faço testes semanais do Kh, Ca e Mg, excedendo os valores obviamente páro com a adição. A adição de phyto e zooplankton vou continuar pois tenho Tridacnas, Euphyllias e Caulastreas, e gostam desse alimento. Também para alimentar a bicharada do refúgio.

Tenho dado um cubo de alimento congelado por dia, para o Chelmon, devidamente descongelado e passado por água com coador. Penso que um cubo de dois em dois dias poderá ser pouco para manter o Chelmon... na dúvida dou 1 por dia...

A sugestão de retirar as prateleiras de eggcrate é válida e vou ponderar. Se não chegar a retirar, pois ela dá bastante jeito para fixar montiporas e eventuais frags, vou tentar melhorar em termos estéticos.

A sugestão de fazer um layout porreiro também é interessante, se bem que não tenho assim muito jeito... especialmente se for necessário colar com epoxy... mas é uma ideia, especialmente para o lado esquerdo. No lado direito já gosto bastante deste último layout.

Retirar a rocha e as algas do refúgio, não pretendo fazer... gosto bastante como está e só acho que devo melhorar a circulação para escoar os detritos automaticamente.

Aqui há tempos, quando tinha os fosfatos a 2.50ppm, um Reset Total faria sentido. Agora já não, noto melhorias nos corais moles e LPS, e no geral os nitratos e fosfatos já caminham para níveis mais aceitáveis. Espero em breve que os consumos retomem...

Também para sublinhar que no meu sistema a prioridade está por esta ordem: peixes -> corais moles e LPS -> SPS, ou seja não planeio o sistema para corais duros, particularmente os mais exigentes tipo Acroporas, se bem que gosto de umas Montiporas e Pocilloporas, das mais fáceis de manter.

Obrigado pelos comentários.
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 09/mai/2013, 00:55, num total de 1 vez.
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros