Testes da Semana... 06 Maio 2013
Densidade = 1024 (Refractrómetro)
Temperatura (Seneye) = 27.0ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.26ppm
NO3 (Sera) = 10ppm
Kh (SF) = 8.75ºd
Ca (SF) = 415ppm
Mg (SF) = 1335ppm
O nível de fosfatos não baixava dos 0.16ppm e entretanto, há coisa de uma semana +-, retirei a mídia antifosfatos e mudei para o reactor o carvão activado, para a redução de fosfatos e nitratos se fazer essencialmente pelas biopellets. Ontem medi 0.26ppm, um valor mau, mas talvez tenha sido resultante da mexida no layout (aspiração, troca de água), e também ontem medi após dar a comida congelada...
Este fim-de-semana fiz duas TPAs de 40 litros... no Sábado uma, e no outro dia outra. Acho que também resultado das biopellets, agora os nitratos já estão nos 10ppm!
Entretanto, dia 30 de Abril recomecei a adicionar os elementos Balling Light da Fauna Marin: 1ml CA/dia; 4ml KH/dia; 1ml MG/semana. Ainda assim na última semana o Kh subiu um pouco, então apesar destas doses baixíssimas (para começar a calibrar), parece não haver consumos... talvez pelos poucos corais que sobreviveram ao crash, e alguns que ainda não recuperaram (Montipora verde)... Estou também a dosear 2ml de Phytoplankton da Sera diariamente.
Dia 03 de Maio arranjei duas culturas (meio litro cada): phytoplankton e rotíferos. O phytoplankton conservo no frigorífico e agito diariamente. Os rotíferos, coloquei uma bomba de ar na garrafa. Deito no aquário diariamente 20ml de Phyto e 20ml de Rotíferos. E para alimentar a cultura deito diariamente 2ml de phyto no "reactor" de rotíferos.
No sábado aspirei a Sump, o aquário principal, e o refúgio. No aquário estive a mexer também na rocha, fiz um novo layout, até que gostei do resultado. Se bem que ficou tudo apenas pousado por gravidade, não colei nenhuma rocha. Ah, adicionei também uma rocha que tinha aqui espectacular, mas já ao tempo que não tinha pachorra para colocar no aqua... hehe.. e fiz uma TPA de 40 litro com água da torneira + sal Tropic marin.
No outro dia, aspirei melhor o refúgio e fiz nova TPA de 40 litros. Fiz também uma "caixa" para a chaetomorpha com um garrafão de água de 6 litros... cortei-o em grelha, e ficou suspenso (e encaixado) na calha de iluminação. Agora a alga já fica quieta no local e não anda ao sabor da corrente...
Estou a preparar também mais um ou dois pratos eggcrate, colados a um limpador magnético, para colocar as outras duas macroalgas (caulerpa prolifera e taxifolia). Para o refúgio ficar mais organizado.
Em breve coloco fotos e vídeos de tudo.