Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 09/mai/2013, 00:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
80/ 100 Litros certo ??
penso que se fores buscar água ao mar é pacifico ... com sal sai muito caro claro .... eu faço de 17% semanal , porque o meu caixote so leva 125 litros , mas estou a arranjar maneira de um que leve um pouco mais de água ..

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 09/mai/2013, 00:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Paulo Oliveira Escreveu:
80/ 100 Litros certo ??
penso que se fores buscar água ao mar é pacifico ... com sal sai muito caro claro .... eu faço de 17% semanal , porque o meu caixote so leva 125 litros , mas estou a arranjar maneira de um que leve um pouco mais de água ..

Sim, o volume total, em litros úteis: 320 aquário + 70 sump + 90 refúgio, ou seja, 480 litros no total. 20% são 96 litros semanais... upa upa... eu já tenho dificuldade em arranjar 20 a 30 litros por semana, então quase 100 litros ainda pior... por motivos logísticos não tenho podido ir buscar água natural... então fazer água salgada, tenho um orçamento de uns 80 litros... 120 litros mensais, máximo...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 09/mai/2013, 14:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Eu comprei Jerricans de 20 litros a 7€ cada. e de 25 litros a 9€ cada.
Por isso Jerricans para 300l de água custavam-te 100€ mais ou menos. Isso são no máximo dois baldes de sal, certo? Já para não falar da água da torneira. Por isso tinhas o investimento amortizado em 2 meses?
Estes 300l de água davam-te para um mês. O que significa que só precisavas de ir apanhar água de mês a mês.

Agora não sei que problemas logísticos falas. Pode ser transporte, colecta ou armazenamento...
Colecta, penso que há sempre gente que tem bombas e vai todas as semanas por isso pode ajudar-te.
Transporte e armazenagem já são outros quinhentos...

Mas acho que ganhavas em tudo indo por esta via.
Abraços.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 09/mai/2013, 15:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Por isso Jerricans para 300l de água custavam-te 100€ mais ou menos. Isso são no máximo dois baldes de sal, certo? Já para não falar da água da torneira. Por isso tinhas o investimento amortizado em 2 meses?
Estes 300l de água davam-te para um mês. O que significa que só precisavas de ir apanhar água de mês a mês.

Agora não sei que problemas logísticos falas. Pode ser transporte, colecta ou armazenamento...
Colecta, penso que há sempre gente que tem bombas e vai todas as semanas por isso pode ajudar-te.

Abraços.
AJS

WHATTT????????? 100€????????? :-o :-o :-o :-o
eu comprei 12 de 25l que dá para os 300l por 25€ ... mais 30€ da bomba e mangueira ...

Se precisarem dou o nome do contacto no OLX que ele tem muitos mais para vender ...

100€ ... Irra ... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mai/2013, 15:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,

Abraços.
AJS

WHATTT????????? 100€????????? :-o :-o :-o :-o
eu comprei 12 de 25l que dá para os 300l por 25€ ... mais 30€ da bomba e mangueira ...

Se precisarem dou o nome do contacto no OLX que ele tem muitos mais para vender ...

100€ ... Irra ... :D

Abraços,
Rui

É o preço deles novos como já foi discutido pelo Hugo e outros membros noutro tópico.
Mas sem dúvida que arranjaste um excelente negócio.
pena que já comprei os meus :)
Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 09/mai/2013, 22:43

Boas André,

Eu tenho 4 bidons de 30 litros que comprei numa loja próximo da rotunda da Areosa. Acho que devem ter custado uns 8 EUR cada.

Mas já em Dezembro deixei os bidons emprestados a um amigo logista, mas ele também não tem arranjado água do mar. Especialmente no período do Inverno e mau tempo, é mais complicado.

Já fui a colectas de água do pessoal aqui do Norte mas entretanto o pessoal separou-se e não tenho conhecimento das colectas.
De qualquer forma, no meu carro os 4 bidons de 30 litros já ocupam muito (levo dois na mala e dois no banco de trás, para levar umas bases de plástico em baixo para protecção contra a água salgada), portanto mesmo que fosse às colectas mensalmente, ia conseguir uns 120 litros de cada vez.

Depois há a logística caseira. Aqui em casa somos bastantes pessoas (pais, irmãos), então manter os 4 bidões já estorva bastante... não tenho a dispensa nem a garagem só para mim... hehe.. por isso de certa forma está fora de questão aumentar o número de bidons...

Por outro lado, tenho aqui junto do aquário duas caixas de arrumação que comprei no Continente, de uns 50 litros cada (úteis uns 45 litros), que tenho utilizado para fazer a água salgada com água da torneira + o sal da TMC.

Agora quando o tempo melhorar, já falei com o Pedro Nuno, vou com ele buscar água aqui na zona.

Até lá vou mesmo manter-me pelo sal sintético... e com o limite mensal de 80 a 120 litros, acho que vou optar por TPAs de 40 litros quinzenais.

Então os problemas logísticos são vários... já estou um pouco arrependido de não ter arranjado um aquário de menor litragem, assim ficava mais fácil... hehe
Imagem

Mensagem 10/mai/2013, 11:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas Artur,

Também vou dar a minha opinião e espero que não leves a mal, porque o objectivo não é esse...
Na minha opinião fizes-te alguns erros no planeamento do tanque... Sim é possivel manter um aquário sem TPA's ou com TPA's minimas, mas tem que ser bem controlado... começando pela carga organica, aos suplementos que se dão(que na minha opinião devem ser minimos), até ás especies de vivos mantidas.
Sabes seguramente melhor que eu, que um aquario, seja de que tipo for, é um compromisso! Se não podes assumir esse compromisso nesta altura, se calhar o melhor é mesmo pensar num resizing...e diminuir.
Concordo com a análise que já foi feita anteriormente, rigor, rigor e... rigor. No estado que entendo o teu tanque tens várias coisas que não estão bem...primeiro, tens que conseguir baixar os nutrientes de alguma forma, sei que tens tentado várias, mas a boa e velha TPA é das melhores, também sei que tentas-te desta forma, mas entre baixar e controlar vai uma diferença enorme...Depois acho que a limitação que tens a nivel de TPA's é de facto limitativa, até poderias fazer uma TPA maior a cada 2 semanas, mas isto se o aquario se aguentar 2 semanas sem TPA... que não me parece que seja o teu caso.

Acho sinceramente que deves parar com tudo o que são produtos, reduzir drasticamente a comida, e insistir nas TPA's. Por vezes o melhor é mesmo re-planear tudo, e provavelmente vais ter que te desfazer de alguns vivos se queres adaptar o tanque á tua disponibilidade.

Pessoalmente trocaria o tanque por um menor, acho que terias mais sucesso e não te irias chatear tanto.
Há tanques de 200Lt fantásticos!

Abraço e boa sorte no processo.

Mensagem 10/mai/2013, 22:42

Incrível... acabei de ver o meu Chelmon a atacar e comer alga Nori da mola B-)

Aposto que se apenas contasse ninguém acreditaria... hehe... felizmente num ápice peguei na máquina e filmei dois vídeos para provar o feito :) O meu Chelmon abençoado tem 1 ano e 2 meses e meio! B-)

Primeiro uma foto...

Imagem

e aqui os vídeos...

Imagem

Mensagem 10/mai/2013, 23:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Artur Fonseca Escreveu:
Incrível... acabei de ver o meu Chelmon a atacar e comer alga Nori da mola B-)

Aposto que se apenas contasse ninguém acreditaria... hehe... felizmente num ápice peguei na máquina e filmei dois vídeos para provar o feito :) O meu Chelmon abençoado tem 1 ano e 2 meses e meio! B-)

Já é raro ver um Chelmon comer comida seca quanto mais nori :ymapplause:
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 13/mai/2013, 00:32

Boas Nuno,

Este aquário não foi planeado por mim... foi adquirido em segunda mão, estando em funcionamento no dono anterior por uns 6 meses... então eventuais erros serão mais de aquisição... :) Aquário, Sump, Escumador, Estrutura Aço, adquiri em segunda mão ;)

Hoje em dia, se tivesse oportunidade de desenhar o aquário, baixava a altura dos 60cm para algo entre 40 e 50cm, de mais fácil manutenção e melhor aproveitamento da iluminação.

Houve uns tempos que consegui manter o aquário e com trocas semanas ou quinzenais de uns 30 litros, sem problemas, então acredito que é possível retomar essa manutenção. Para SPS realmente poderá não ser suficiente mas espero que sim para moles e LPS, e alguns SPS mais fáceis tipo Montiporas..

Na realidade estou a conseguir baixar os nutrientes, pois aqui há semanas tinha os nitratos entre os 25 e os 50ppm, que entretanto baixaram para os 25ppm, e que no último teste vão nos 10ppm, então estou a gostar do trabalho das biopellets + escumador.

Vou aguardar por resultados mais um ou dois meses, pois pelo que consigo observar, os corais que sobreviveram e recuperaram, estão agora com óptimo aspecto (Sinularia, Rhodactis, Caulastrea, Euphyllia Parancora). Dois frags de Montipora também apresentam melhorias. Só aquela Montipora do lado esquerdo da prateleira egg-crate é que não parece ter recuperado do crash... e a Euphyllia paradivisa, que durante o crash e fosfatos de 2.50ppm infelizmente foi perdendo cabeças que se foram soltando, apesar de tudo, parece agora com muito melhor aspecto, só resta saber se recupera totalmente...

Então espero que as aparências iludam e daqui a poucos meses o reef apresente surpresas boas.
Imagem

Mensagem 13/mai/2013, 00:39

Pedro Tavares Escreveu:
Já é raro ver um Chelmon comer comida seca quanto mais nori :ymapplause:

Boas Pedro,

Obrigado pelo comentário. O Chelmon parece que tomou-lhe o gosto da Nori, nos dois dias seguintes coloquei de novo e ele lá atacou também de novo. :) Mas é realmente admirável, pois nunca antes tinha apresentado este comportamento. Talvez a fome pela redução nos cubos de alimento congelado, e com o exemplo dos peixes companheiros, lhe tomou o gosto de atacar a alga.

Talvez esteja na altura de lhe arranjar uns mexilhões, pois ele já comeu artémia, mysis, krill, aiptásias, majanos, e agora Nori. B-)
Imagem

Mensagem 14/mai/2013, 22:51

Testes da semana... 12/13 Maio 2013

Temperatura (Seneye) = 26.3ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.29ppm
NO3 (Sera) = 10ppm
Kh (SF) = 8.75ºd
Ca (SF) = 415ppm
Mg (SF) = 1305ppm

E hoje aspirei os detritos do Refúgio e fiz uma TPA de 30 litros.
Imagem

Mensagem 25/mai/2013, 01:01

Testes da semana... 19 Maio 2013

Temperatura (Seneye) = 26.0ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.59ppm
NO3 (Sera) = 5ppm (deu intermédio entre 0 e 10, entre amarelo e laranja nas cores Sera)
Kh (SF) = 8.6ºd
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1320ppm

E hoje, sexta-feira, novo teste fosfatos...
PO4 (HC) = 0.71ppm
e teste com um novo Hanna Checker...
Kh (HC) = 147ppm (8.232ºd)

Os nitratos já estão porreiros, foram decrescendo e agora nos cerca de 5ppm. Os biopellets têm feito um bom trabalho. #:-s

Por outro lado, os fosfatos desde que retirei a mídia anti-fosfatos têm subido... e os biopellets neste aspecto não estão a reduzi-los...

"Portantos"... vou tirar o carvão activado de um dos reactores fluidizados e recolocar a mídia anti-fosfatos.

A ver se é desta... :-s
Imagem

Mensagem 28/mai/2013, 01:03

Testes da semana... 27 Maio 2013

Temperatura (Seneye) = 27.3ºC
Densidade (Refractómetro) = 1024
PO4 (Hanna Checker) = 0.37ppm
NO3 (Sera) = 10ppm
Kh (SF) = 8.3ºd
Ca (SF) = 410ppm
Mg (SF) = 1305ppm
Kh (HC) = 142ppm (= 7.952ºd)
K(SF) = 310ppm

Dois dias com a mídia anti-fosfatos e o valor já está a descer. B-) A manter a mídia pois os biopellets não são suficientes.

Parece-me estar a haver consumos de Kh, Ca e Mg. B-)

Retomei o teste de Potássio e o valor está muito baixo (310ppm). Adicionei 10ml de Potassium da Brightwell, e daqui a dois dias faço novo teste do K e se continuar abaixo de 390ppm doses sucessivas de 10ml até atingir o valor ideal.
Imagem

Mensagem 28/mai/2013, 07:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
..."Também para sublinhar que no meu sistema a prioridade está por esta ordem: peixes -> corais moles e LPS -> SPS, ou seja não planeio o sistema para corais duros, particularmente os mais exigentes tipo Acroporas, se bem que gosto de umas Montiporas e Pocilloporas, das mais fáceis de manter"...

Artur,
tendo em vista esta tua afirmação em respostas anteriores para mim é um pouco confuso aquilo que estás a tentar fazer e testar no teu sistema.
Na minha opinião, não devias estar a fazer testes de Potassio e Magnésio. Continuas a complicar o que é facil embora já várias pessoas te tenham dado boas opiniões e apontado para o bom caminho.
Estás a gastar tempo e dinheiro com testes, com quimicos e soluções que não valem a pena, principalmente tendo em vista essa tua afirmação daquilo que pretendes para o teu aquário. Estás a complicar o que é facil Artur.

Se o teu objectivo é primeiro os peixes depois moles e lps a unica coisa que devias fazer eram TPAs rigorosas e manter estável o KH, o resto é desperdicio de tempo e dinheiro. Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?

Mensagem 28/mai/2013, 08:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Marco Madeira Escreveu:
..."Também para sublinhar que no meu sistema a prioridade está por esta ordem: peixes -> corais moles e LPS -> SPS, ou seja não planeio o sistema para corais duros, particularmente os mais exigentes tipo Acroporas, se bem que gosto de umas Montiporas e Pocilloporas, das mais fáceis de manter"...

Artur,
tendo em vista esta tua afirmação em respostas anteriores para mim é um pouco confuso aquilo que estás a tentar fazer e testar no teu sistema.
Na minha opinião, não devias estar a fazer testes de Potassio e Magnésio. Continuas a complicar o que é facil embora já várias pessoas te tenham dado boas opiniões e apontado para o bom caminho.
Estás a gastar tempo e dinheiro com testes, com quimicos e soluções que não valem a pena, principalmente tendo em vista essa tua afirmação daquilo que pretendes para o teu aquário. Estás a complicar o que é facil Artur.

Se o teu objectivo é primeiro os peixes depois moles e lps a unica coisa que devias fazer eram TPAs rigorosas e manter estável o KH, o resto é desperdicio de tempo e dinheiro. Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?

Isto!!!

Mensagem 28/mai/2013, 14:47

Boas Marco,

Tenho actinodiscus azuis então quero ter o Potássio nos níveis ideiais para eles ficarem bem azulinhos. :)
Imagem

Mensagem 28/mai/2013, 14:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:
Testes da semana... 27 Maio 2013

Temperatura (Seneye) = 27.3ºC
Densidade (Refractómetro) = 1024
PO4 (Hanna Checker) = 0.37ppm
NO3 (Sera) = 10ppm
Kh (SF) = 8.3ºd
Ca (SF) = 410ppm
Mg (SF) = 1305ppm
Kh (HC) = 142ppm (= 7.952ºd)
K(SF) = 310ppm

Dois dias com a mídia anti-fosfatos e o valor já está a descer. B-) A manter a mídia pois os biopellets não são suficientes.

Parece-me estar a haver consumos de Kh, Ca e Mg. B-)

Retomei o teste de Potássio e o valor está muito baixo (310ppm). Adicionei 10ml de Potassium da Brightwell, e daqui a dois dias faço novo teste do K e se continuar abaixo de 390ppm doses sucessivas de 10ml até atingir o valor ideal.

Olá Artur,

Que mídia e que quantidade estás a usar? Usas num reactor? Quantos litros tem o teu sistema?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/mai/2013, 15:37

César Silvério Escreveu:
Que mídia e que quantidade estás a usar? Usas num reactor? Quantos litros tem o teu sistema?

Boas César,

Estou a usar os mesmos 1000ml de Deltec AquaCrown Phosphat-Adsorver num Deltec FR 509. No total o sistema tem uns 450 litros úteis.

O valor mais baixo de fosfatos a que desceu foi de 0.16ppm. Entretanto tinha retirado a mídia antifosfatos a ver se as biopellets davam conta do recado. Não deram, os fosfatos foram subindo 0.26, 0.29, 0.59, 0.71, então voltei a aplicar a mesma mídia no reactor, este Sábado passado. Esta segunda-feira os fosfatos já tinham reduzido ( 0.37), então a mídia parece ainda estar ok.
Imagem

Mensagem 28/mai/2013, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Ok, obrigado pela resposta.
Essa mídia parece de facto estar a funcionar bem e pelo que percebo das tuas palavras, nem sequer é nova; quanto tempo tem já de utilização?

As minhas questões prendem-se com o facto de apesar de usar em contínuo, há muitos anos, resinas de várias marcas, não consegui ainda apurar, quais as mais eficazes.

Ultimamente usei uma resina (PO4X4), àcerca da qual tinha muitas expectativas devido a algumas leituras na net e até a algumas recomendações em vários fóruns, mas que se revelou um flop em termos de duração (pouco mais de um mês) e que inclusive levou a algum descontrole dos fosfatos no meu aquário (chegaram a 0,16, quando o normal é 0,06/0,08), pois vi os fosfatos a subir e nunca pensei que o mal poderia ser da resina estar exausta; quando me lembrei dessa possibilidade, já tinha os corais mais escuros e quando substituí a mídia por outra, os fosfatos voltaram a 0,06, em dois dias.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros