Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/jul/2013, 19:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Com as corridas do Circuito da Boavista nas últimas duas semanas a manutenção do reef ficou reduzida. Mas esta segunda-feira consegui fazer uma limpeza e aspiração a fundo da Sump (incluindo os reactores de biopellets e de anti-fosfatos), e do refúgio. Bem como uma TPA de uns 90 litros com água de osmose + sal CoralSea.

Nos últimos dois meses não tenho colocado carvão activado. E as Caulastreas verdes estavam com um aspecto não muito bom. Mesmo após a TPA, na mesma. Então ontem coloquei 500ml de carvão activado. Hoje já estão mais cheiinhas e com melhor aspecto. Conclusão: não era falta de elementos-traço mas sim resultado das guerras químicas. Curiosamente, um frag que estava no refúgio, tinha aspecto brutal, mesmo sem o carvão activado. Suponho que ao refúgio não chegassem tão intensos os "bombardeamentos" químicos dos corais concorrentes. :)

De resto, é incrível a porcaria que se acumula no reactor de biopellets durante 3 semanas. Chegou mesmo a "solidificar" e a mídia subir em conjunto para cima. Tive de agitar e lavar bem, com água do próprio aquário, e limpar bem as partes do reactor. Eu tenho utilizado os reactores fluidizados sem as esponjas de origem, a ver se acumulava menos detritos. Mas vejo que os orifícios de passagem são tão pequenos que em duas/três semanas ficam sujos e entupidos. Será que colocar as esponjas facilita a manutenção de limpeza?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/jul/2013, 01:45

Testes da semana... 30 Junho 2013

Temperatura (Seneye) = 28.5ºC
Densidade (Refractómetro) = 1024
PO4 (Hanna Checker) = 0.15ppm
NO3 (Sera) = 5ppm
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1335ppm
Kh (HC) = 124ppm (= 6.944ºd)
K (SF) = 270ppm

Em face da evolução negativa dos Fosfatos, resolvi fazer uma TPA de 90 litros com água de osmose + sal CoralSea, e uma aspiração e limpeza geral da Sump, Refúgio e Reactores Biopellets e Antifosfatos.

E novos testes da Semana após esta manutenção... 02 Julho 2013

Temperatura (Seneye) = 28.0ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.11ppm
NO3 (Sera) = 5ppm
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1350ppm
K (SF) = 310ppm

Os fosfatos melhoraram um pouco. B-)
O Magnésio subiu (não queria... mas este sal deve ter Mg acima dos 1335ppm...).
O Cálcio e o Kh estão praticamente estabilizados. Doses do Balling parecem estar adequadas.
O Potássio subiu de 270 para 310ppm, fruto da TPA, de certeza, ainda bem. B-)
Imagem

Mensagem 05/jul/2013, 01:09

Fotos (manhosas de telemóvel)... 04 Julho 2013

Recentemente, após a retirada das prateleiras de egg crate, colei uns frags de Montipora a ver se agarram no vidro traseiro. E umas caulastreas na coluna preta.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 05/jul/2013, 08:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia Artur,

Começa mas é a refazer esse layout, merece algo bem melhor =)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 08/jul/2013, 00:39

Testes da semana... 07 Julho 2013

Temperatura (Seneye) = 30ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.06ppm
NO3 (Sera) = 5ppm
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1365ppm
K (SF) = 300ppm

O melhor nível de Fosfatos dos últimos tempos. B-) Com o calor que está um dos picos mais elevados de temperatura...
Desde 04 Julho subi ligeiramente as doses de Balling para 5ml Ca/dia; 20ml Kh/dia, e o Kh e Ca está estabilizado. O Magnésio subiu um pouco mas talvez devido a 15 litros de água salinada que acrescentei este fim-de-semana a ver se ajustava a salinidade para 1025 (mas ainda ficou nos 1024).
De resto o Potássio continua baixo. Mas esta semana se tudo correr bem irá haver novidades. Já encontrei e encomendei Cloreto de Potássio (KCl) e devo receber 250 gramas por volta de terça-feira. Vou fazer uma solução de Potássio de forma a dosear cerca de 10ppm de Potássio por dia, ao longo de alguns dias, até conseguir atingir os 390 a 400ppm.
O Picta também já limpou praticamente quase todas as asterinas do aquário principal. Já deve começar a aparecer coralina em força nas rochas.
E a Mandarina que continua no refúgio, já faz agora quase dois meses e tal, continua boa. B-)
Imagem

Mensagem 09/jul/2013, 23:02

Hoje recebi a encomenda do Cloreto de Potássio. B-) 250 gramas de KCl.

Peguei em dois litros e meio de água de osmose, deitei num garrafão, e agora vou começar a misturar os 250g de KCl.

Vou ficar com uma solução em que cada 10ml do líquido terão 1 grama de KCl.

Pelo que percebi, o Potássio em si mesmo é cerca de 50 a 60% de cada grama, então terei de dosear praticamente o dobro.

Quando tiver a solução preparada, estou a planear dosear 100ml da solução por dia. Isto porque recomendam não dosear mais de 10ppm de Potássio por dia, e com essa medida, subo 10 a 11ppm de KCl, na práctica uns 5 a 6ppm de Potássio propriamente.

E em três ou quatro dias já posso testar o Potássio e esperar uma subida entre 15 a 30ppm.

Wish me luck. :)
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 12/jul/2013, 02:32, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 12/jul/2013, 02:32

Acabei por deitar diariamente, nos últimos três dias, 200ml da solução de KCl, a pensar que o Potássio da solução seria 50% e os 50% restante Cloro, mas afinal subiu de 300 para 370ppm hoje... hehe... na verdade parece que subi 20ppm diários (ainda que o recomendado seja não subir mais de 10ppm diariamente...)... mas os corais estão bons e os peixes também.
Amanhã deito 150ml da solução e Sábado outros 150ml, que deverá subir o Potássio em 15ppm cada dia, e já deve ficar nos 400ppm. :)
Imagem

Mensagem 15/jul/2013, 17:39

Testes da semana... 14 Julho 2013

Temperatura (Seneye) = 26.5ºC
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.08ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 435ppm
Mg (SF) = 1425ppm
Kh (HC) = 119ppm (= 6.664ºd)
K (SF) = 400ppm

O ajustamento do Potássio para uns 400ppm com solução de Cloreto de Potássio foi um sucesso. B-)

Aparentemente aumentou o consumo do KH.

Entretanto após uma TPA de 45 litros de água de osmose + sal CoralSea, e tentar subir ligeiramente a salinidade para uns 1025, testes de Cálcio e Magnésio deram valores mais elevados... não percebi muito bem a subida, mas pronto...

Os frags de Montipora no vidro traseiro estão com um aspecto óptimo e já com crescimentos. Em breve espero já agarrarem-se e propagarem-se ao vidro. B-)
Imagem

Mensagem 21/jul/2013, 03:39

Testes da semana... 20 Julho 2013

Temperatura (Seneye) = 26ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.05ppm B-)
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 440ppm
Mg (SF) = 1425ppm
Kh (HC) = 114ppm (= 6.384ºd)
K (SF) = 380ppm
Imagem

Mensagem 29/jul/2013, 09:21

Fotos... 26 Julho 2013

Geral
Imagem

Frags de Montiporas no vidro traseiro
Imagem

Montipora Digitata pólipos roxos. Passou por uma fase má dos fosfatos (acastanhou), recuperou, entretanto já se vêm os pólipos roxos (acho que depois de corrigir o Potássio) e entretanto apresenta zonas de crescimento muito significativas (consumos Balling têm disparado). B-)
Imagem

Sexta-feira já recebi a máquina fotográfica reparada. :D
Imagem

Mensagem 29/jul/2013, 23:14

Testes da semana... 29 Julho 2013

Temperatura (Seneye) = 26.3ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.05ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1455ppm
Kh (HC) = 110ppm (= 6.16ºd)
K (SF) = 390ppm
Imagem

Mensagem 30/jul/2013, 11:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Artur Fonseca Escreveu:

NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1455ppm
K (SF) = 390ppm

Boas,
O MG subiu da semana passada para esta? Estás a dosear ou foi só da TPA?
Já está com valores acima do desejável, por isso cuidado =;
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 30/jul/2013, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:

NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1455ppm
K (SF) = 390ppm

Olá Artur,

Penso que o aquário está agora no bom caminho, com praticamente todos os parâmetros no sítio; parabéns.

Toma atenção ao Mg e sobretudo ao Kh, que me parece já estar no limite minimo e a pedir intervenção.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/jul/2013, 18:23

André Jorge Silva Escreveu:
O MG subiu da semana passada para esta? Estás a dosear ou foi só da TPA?
Já está com valores acima do desejável, por isso cuidado =;

Boas André,

Fiz uma TPA há coisa de 9 dias, e adicionei duas vezes Tropic Marin Tripple Buffer para subir o Kh. O doseamento de Mg pelo Balling desliguei já há umas semanas, então é mesmo estranho a subida do Mg. Outra coisa recente que fiz foi a subida da densidade dos 1024 para uns 1025 a 1025.5. Talvez também tenha subido o Mg...

César Silvério Escreveu:
Penso que o aquário está agora no bom caminho, com praticamente todos os parâmetros no sítio; parabéns.

Toma atenção ao Mg e sobretudo ao Kh, que me parece já estar no limite minimo e a pedir intervenção.

Boas César,

Obrigado. :) Realmente parece que finalmente o sistema está de volta nos eixos. O Mg, tal como referi acima, tem subido mas é estranho pois desliguei o doseamento Mg do Balling há umas semanas (pois o valor não descia significativamente), então talvez seja devido a TPA e a adicionar Tripple Buffer, além da densidade 1025... não sei... e para baixar o Mg só deixando consumir certo? Ou talvez arranjar um sal com Mg baixo e TPA.
O Kh de facto chegou aquele nível baixo e logo que fiz a medição adicionei umas 5 colheres de Tripple Buffer para o subir para 7ºd. O consumo de Kh aumentou e ainda não consegui calibrar o doseamento. Isto porque há uma a duas semanas aumentei o doseamento do Ca e Mg simultâneamente (com a proporção Kh = 4 x Ca), mas o Ca começou a subir muito, e o Kh continuava a descer, então estranhei os consumos já não estarem proporcionais (4x). Recorri ao Tripple Buffer para subir de imediato o Kh, e entretanto vou aumentar o Kh e deixar o Ca como está actualmente, a ver se o doseamento já fica equilibrado.
Imagem

Mensagem 30/jul/2013, 18:33

Boas Artur,

Penso que está na hora de mudares para balling; acertos de parâmetros tão precisos como queres (queremos), dificilmente se conseguem de outra maneira.
O Mg está um pouco alto, mas nada de preocupante; deixa consumir.

Abraço

Mensagem 30/jul/2013, 18:41

César Silvério Escreveu:
Penso que está na hora de mudares para balling; acertos de parâmetros tão precisos como queres (queremos), dificilmente se conseguem de outra maneira.
O Mg está um pouco alto, mas nada de preocupante; deixa consumir.

Boas César,

Mas eu já estou a usar isso, Fauna Marin Balling Light com doseadora GHL ;) O Tripple Buffer foi apenas para aumentar de imediato o Kh dos 6 e tal para 7ºd.

Tenho aqui nos registos, estava a dosear 5ml CA/dia; 20ml KH/dia; 0ml MG/semana. E quando o Kh começou a baixar com estes níveis, no dia 19 Julho aumentei as doses para 7ml CA/dia; 28ml KH/dia; 0ml MG/semana. Porém, dois dias depois, o Kh continuava a baixar e o Ca tinha aumentado demasiado... foi estranho... voltei para os 5ml CA/dia; 20ml KH/dia, e tenho corrigido o Kh com Tripple Buffer. Até então a proporção Kh = 4 x Ca estava a funcionar na perfeição mas aí deixou de estar... acho que vou apenas corrigir a dose de KH, apesar de ter a ideia que o doseamento equilibrado seria o tal dos "4x" dos dois parâmetros...
Imagem

Mensagem 30/jul/2013, 19:09

Olá outra vez Artur,

Peço desculpa da minha falta de atenção acerca da tua utilização do balling, mas o que me levou ao engano, foi o tal buffer.

Eu quando tenho variações de alguma dimensão dos parâmetros e quero fazer uma reposição mais ou menos rápida de algum parâmetro, em vez de aumentar a quantidade de liquido do balling, faço uma adição extra (mais concentrada) de um sal indicado para o efeito e nunca utilizo produtos que não sei o que contêm (comerciais) e que podem interferir com outros parâmetros.

Por exemplo, se o Kh estivesse a 6dKh e o quisesse aumentar para 7, (para aumentar o Kh em 1dKh/0,4 meq), adicionava 6 gramas de bicarbonato de sódio dissolvidos em água de osmose, por cada 190 litros de água, dividido em duas vezes, no mesmo dia.

Também para aumentos significativos do magnésio e do cálcio, uso os sais do balling (cloreto de cálcio e cloreto de magnésio), mas em concentrações mais elevadas.

Abraço

Mensagem 30/jul/2013, 19:25

Na boa, César. :) Para acertar o doseamento Balling do Kh, deverei então aumentá-lo independentemente e deixar de me preocupar com a proporção em relação ao doseamento do Cálcio?

O estranho do Magnésio é que parece que foi quando deixei de adicionar o Mg do Balling que o Mg começou a subir... ironia das ironias... hehe
Imagem

Mensagem 30/jul/2013, 22:27

Artur Fonseca Escreveu:
Na boa, César. :) Para acertar o doseamento Balling do Kh, deverei então aumentá-lo independentemente e deixar de me preocupar com a proporção em relação ao doseamento do Cálcio?

O estranho do Magnésio é que parece que foi quando deixei de adicionar o Mg do Balling que o Mg começou a subir... ironia das ironias... hehe

Artur,

Penso que deves acertar o Kh; a relação Kh-Ca (1 meq/l Kh - 20ppm Ca), deve ser encarada como uma referência e não como um objectivo.
Acerta o Kh para 7-7,5 e considera a relação com o cálcio apenas como uma referência.
Quanto ao Mg, penso que usas um sal (Tropic Marin Pro Coral), que tem segundo o meu ultimo teste efectuado, quase 1500mg/l de magnésio e como os consumos são baixos...

Como referência e embora cada caso seja um caso, no meu aquário (700 litros, carregado de corais com bons crescimentos , sobretudo SPSs), os meus consumos de balling são em média: Kh - 300 ml/dia, Ca - 60 ml/dia e Mg - 50 ml/dia.

Tenta acertar isso individualmente e deixa para segundo plano a relação Kh - Ca e sobretudo a Mg= 3 X Ca.

Abraço

Mensagem 30/jul/2013, 22:42

César Silvério Escreveu:
Penso que deves acertar o Kh; a relação Kh-Ca (1 meq/l Kh - 20ppm Ca), deve ser encarada como uma referência e não como um objectivo.
Acerta o Kh para 7-7,5 e considera a relação com o cálcio apenas como uma referência.
Quanto ao Mg, penso que usas um sal (Tropic Marin Pro Coral), que tem segundo o meu ultimo teste efectuado, quase 1500mg/l de magnésio e como os consumos são baixos...

Como referência e embora cada caso seja um caso, no meu aquário (700 litros, carregado de corais com bons crescimentos , sobretudo SPSs), os meus consumos de balling são em média: Kh - 300 ml/dia, Ca - 60 ml/dia e Mg - 50 ml/dia.

Tenta acertar isso individualmente e deixa para segundo plano a relação Kh - Ca e sobretudo a Mg= 3 X Ca.

Obrigado pelas dicas César.

Vou então focar-me no Kh e ajustar a dose Balling para tentar esse intervalo.

Em relação ao sal, antes usava um Tropic Marin Sea Salt (normal), entretanto e desde há uns 2 meses (assim de memória) que estou a usar um sal da CoralSea. Segundo me informaram é fabricado na mesma empresa que fabrica os sais para a Tropic Marin, e o Cálcio rondará os 420 a 430 ppm, o Kh uns 7 a 8 ºd, e o Magnésio entre uns 1300 a 1350ppm. Um balde de 20kg ficou a bom preço e desde então já tenho conseguido fazer trocas semanais de uns 40 a 50 litros e com água de osmose. B-)
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros