Com as corridas do Circuito da Boavista nas últimas duas semanas a manutenção do reef ficou reduzida. Mas esta segunda-feira consegui fazer uma limpeza e aspiração a fundo da Sump (incluindo os reactores de biopellets e de anti-fosfatos), e do refúgio. Bem como uma TPA de uns 90 litros com água de osmose + sal CoralSea.
Nos últimos dois meses não tenho colocado carvão activado. E as Caulastreas verdes estavam com um aspecto não muito bom. Mesmo após a TPA, na mesma. Então ontem coloquei 500ml de carvão activado. Hoje já estão mais cheiinhas e com melhor aspecto. Conclusão: não era falta de elementos-traço mas sim resultado das guerras químicas. Curiosamente, um frag que estava no refúgio, tinha aspecto brutal, mesmo sem o carvão activado. Suponho que ao refúgio não chegassem tão intensos os "bombardeamentos" químicos dos corais concorrentes.

De resto, é incrível a porcaria que se acumula no reactor de biopellets durante 3 semanas. Chegou mesmo a "solidificar" e a mídia subir em conjunto para cima. Tive de agitar e lavar bem, com água do próprio aquário, e limpar bem as partes do reactor. Eu tenho utilizado os reactores fluidizados sem as esponjas de origem, a ver se acumulava menos detritos. Mas vejo que os orifícios de passagem são tão pequenos que em duas/três semanas ficam sujos e entupidos. Será que colocar as esponjas facilita a manutenção de limpeza?