Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Radix Reef

Radix Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/jan/2014, 14:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Rui Da Silva Escreveu:
boas, para mais tarde recordar fica a foto de novembro!
cumprimentos
Rui silva

Imagem

Rui, tas com bare bottom?

Mensagem 10/jan/2014, 15:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Está on fire Rui! Vais ter de começar a escolher... :)

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Mensagem 10/jan/2014, 15:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
5☆ como sempre ;)

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 10/jan/2014, 16:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Aproveitando que o Tópico está on-fire, pergunto ao Rui se já teve problemas com Cyanos e como é que os resolveste?

Tenho o meu sistema em UNLS total, está tudo a zero e estão a aparecer-me grandes camadas de Cyano...

Abraço
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/jan/2014, 16:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Rui Da Silva Escreveu:
boas, para mais tarde recordar fica a foto de novembro!
cumprimentos
Rui silva

Imagem

Rui, tas com bare bottom?

Boas, sim desde o inicio..
Foi a primeira vez que o fiz, e tou a gostar dos resultados!

Marco Madeira Escreveu:
Está on fire Rui! Vais ter de começar a escolher... :)

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Boas marco, está mesmo!
Quando o teu aqua estiver pronto avisa, para te fazer uma visita!
E eventualmente levar-te alguma coisa para ver como se porta aí!
Anthony Neto Escreveu:
5☆ como sempre ;)

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk

Obrigado amigo anthony!

André Jorge Silva Escreveu:
Aproveitando que o Tópico está on-fire, pergunto ao Rui se já teve problemas com Cyanos e como é que os resolveste?

Tenho o meu sistema em UNLS total, está tudo a zero e estão a aparecer-me grandes camadas de Cyano...

Abraço

Boas André, sim, quando tive o sistema unls tive problemas com cianos,
Mas à medida que fui subindo os nutrientes as coisas melhoraram, e adeus cianos..
Ainda hoje de vez em quando aparecem numa pontinha da rocha mas eu nao ligo e acabam por desaparecer!

Desculpem a resposta tardia, mas tenho andado atarefado, agr com mais tempo a ver se actualizo isto!
Cmpts

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Mensagem 19/jan/2014, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 230
Boa noite

Antes de mais parabéns pelo aquário, muito bom mesmo.
Agora se me permitem gostava de fazer umas perguntas. Quando dizem que têm um sistema com poucos nutrientes, UNLS, e que têm cyanos, qual é o alimentos que elas usam então? Será pura e simplesmente através de fotossíntese?
A mim custa-me um pouco a acreditar nisso, isto é, também ando com um problema de cyanos. Também tenho fosfatos a 0(medidos com o hanna) e os nitratos andam perto de 0, uso o teste da salifert. Confesso que acho um pouco difícil ver bem a cor pois acho as cores até aos 10 ppm muito similares, mas parece-me que andem entre 0 e 2ppm.
Será que elas usam os nutrientes sem que estes apareçam nos teste? Que os consumam mal eles entrem no aquário sem que depois apareçam nos testes?
Pergunto isto pois certamente terão mais experiência que eu.

Cumprimentos
Ricardo

Mensagem 20/jan/2014, 22:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Amigo entretanto temos que combinar para ver isso ao vivo, que pelas fotos parece estar muito bom. :D
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 21/jan/2014, 12:41

Boa noite

Antes de mais parabéns pelo aquário, muito bom mesmo.
Agora se me permitem gostava de fazer umas perguntas. Quando dizem que têm um sistema com poucos nutrientes, UNLS, e que têm cyanos, qual é o alimentos que elas usam então? Será pura e simplesmente através de fotossíntese?
A mim custa-me um pouco a acreditar nisso, isto é, também ando com um problema de cyanos. Também tenho fosfatos a 0(medidos com o hanna) e os nitratos andam perto de 0, uso o teste da salifert. Confesso que acho um pouco difícil ver bem a cor pois acho as cores até aos 10 ppm muito similares, mas parece-me que andem entre 0 e 2ppm.
Será que elas usam os nutrientes sem que estes apareçam nos teste? Que os consumam mal eles entrem no aquário sem que depois apareçam nos testes?
Pergunto isto pois certamente terão mais experiência que eu.

Cumprimentos
Ricardo

Boas ricardo, obrigado!
Realmente é um pouco contraditório este assunto das Cyano, no entanto poucas parecem ser a explicações plausíveis para o aparecimento da alga...
Nos sistemas que tive até hoje só me apareceram cyanos nos ciclos, ou quando se repara fosfatos muito baixos, mas sempre com a presença de alguns nitratos.
Será que é a falta de fosfato que provoca o aparecimento?!
Será que a alga depois de aparecer consome todo o fosfato ao ser introduzido

Rui Vieira Escreveu:
Amigo entretanto temos que combinar para ver isso ao vivo, que pelas fotos parece estar muito bom. :D

Mensagem 21/jan/2014, 12:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Rui Da Silva Escreveu:
Boas ricardo, obrigado!
Realmente é um pouco contraditório este assunto das Cyano, no entanto poucas parecem ser a explicações plausíveis para o aparecimento da alga...
Nos sistemas que tive até hoje só me apareceram cyanos nos ciclos, ou quando se repara fosfatos muito baixos, mas sempre com a presença de alguns nitratos.
Será que é a falta de fosfato que provoca o aparecimento?!
Será que a alga depois de aparecer consome todo o fosfato ao ser introduzido

Só uma mínima correcção.
A Cyano é uma bactéria e não uma alga apesar de se parecer como tal.
:)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 21/jan/2014, 13:03

Boas

Pois as minhas perguntas são mesmo essas. Será que por exemplo quando deitamos comida, que tem fosfatos, elas não os consomem logo?
Mas quando falou que elas aparecem quando se tem fosfatos a 0 e alguns nitratos e se realmente assim for é o meu caso.

Cumprimentos
Ricardo

Mensagem 21/jan/2014, 13:22

Ricardo, eu sem crer fiz submit, e a minha opinião ficou a meio.. lol
Resumindo, não será o desequilíbrio entre os dois elementos que provoca o aparecimento das cyano?!
Eu so reparo, pelo menos no meu sistema, quando ando desleixado, ou/e quando baixo demasiado os nutrientes, e refiro-me aos fosfatos..,
Geralmente uma pequena zona, que nao costuma desenvolver como se vê aí casos caoticos..
Eu nao axo que tenha a ver com circulação ou iluminação. ..
No meu caso vem sempre agregado as disfunções dos nitratos e fosfatos, aparentemente!

Rui vieira, é quando quizeres amigo!

Mensagem 21/jan/2014, 13:57

É isso Rui... desiquilibrios entre a relação fosfato/nitrato sejam eles valores muito altos, ou extremamente baixos!
Ultimamente tem acontecido mais casos de parametros demasiadamente baixos (LNS) mas no passado era devido a excesso desses mesmo nutrientes. Tem de haver um equilibrio e é esse equilibrio é muito dificil de alcançar entrando na equação o resto das variaveis como numero de peixes, quantidade e qualidade da alimentação, corrente etc... para alem disso, cada aquário é um aquário o que torna as vezes as comparações impossiveis! #-o

Mensagem 21/jan/2014, 15:25

É de facto a teoria que eu tenho para o aparecimento das cyanos..
No meu caso o KIS tem me livrado deste mal.. desde que nao fuja às rotinas!
Abraço

Aproveito para deixar um video que fiz por brincadeira com o samsung,
Não é de grande qualidade ou conteudo,
Mas deu para testar o editor do android.
Cumprimentos

https://www.youtube.com/watch?v=9rbczjzsZRo&feature=youtube_gdata_player

Mensagem 21/jan/2014, 15:37

Boas novamente

Então basicamente será uma questão de equilíbrio nitratos/fosfatos, ou seja o redfield ratio.
Já Tinha lido sobre isso a uns tempos. Lembro-me de ter visto uma tabela com esse rácio, e que em função do valor de fosfatos tínhamos o valor de nitratos para o qual a probabilidade de aparecer algas seria mínima, ou vice versa.

Cumprimentos
Ricardo

Mensagem 21/jan/2014, 16:04

Boas, ricardo a tabela é um bom princípio, mas o importante nao é tentar igualar os valores desejados segundo a tabela, o importante é estabeleceres uma rotina que resulte no teu sistema, desde a alimentação, às tpas, inclusive aditivos etc... que te proporcionem os valores desejados, sejam eles quais forem no teu sistema ( atenção, ja ouviste isto muitas vezes: os sistemas não são todos iguais!
Ha malta que tem resultados mais agradáveis com nutrientes acima do chamado normal, outros com valores extremamente baixos.)
Ja que tens nutrientes baixos sem resinas e outros aditivos, o que eu acho que é muito bom.. porque nao tentar mais um peixinho, ou carregar um pouco mais na alimentação. . Isto se fizeres tpas regulares, senão o resultado poderá ser catastrófico!
Como estao os teus corais actualmente?
Cmpts

Mensagem 21/jan/2014, 16:35

Eu suplementos só mesmo ca, kh e mg. Mas tenho uma resina de fosfatos da ATI que meti prai a 2 semanas a dose minima pois não tinha o hanna para controlar. Chegou-me na sexta feira e apos 3 testes deu-me sempre 0,00.
Meti a resina por sempre pensar que seria dos fosfatos, inclusive mudei os filtros das osmose que me estavam a acusar 14 ppm no tds.
Por norma dou comida congelada, o que faço é descongelar num recipiente plástico com um coador em água de osmose e mudo umas 4 vezes essa água antes de dar.
Estão a crescer bastante bem. quer sps quer lps e moles. O único que não me agrada tanto é uma digitata roxa que tem pouco roxo. Está mais castanha, mas pelo que sei será das cores mais difíceis de se obter no aquário.
Já pensei no peixe mas para já prefiro carregar mais na comida.

Mensagem 21/jan/2014, 17:32

Muito porreiro o video Rui... :D

Olha, qual o numero de peixes que tens de momento e qual a quantidade de CA/KH/MG que doseias diariamente?
TPAs de 10% semana?

Mensagem 22/jan/2014, 16:12

Eu suplementos só mesmo ca, kh e mg. Mas tenho uma resina de fosfatos da ATI que meti prai a 2 semanas a dose minima pois não tinha o hanna para controlar. Chegou-me na sexta feira e apos 3 testes deu-me sempre 0,00.
Meti a resina por sempre pensar que seria dos fosfatos, inclusive mudei os filtros das osmose que me estavam a acusar 14 ppm no tds.
Por norma dou comida congelada, o que faço é descongelar num recipiente plástico com um coador em água de osmose e mudo umas 4 vezes essa água antes de dar.
Estão a crescer bastante bem. quer sps quer lps e moles. O único que não me agrada tanto é uma digitata roxa que tem pouco roxo. Está mais castanha, mas pelo que sei será das cores mais difíceis de se obter no aquário.
Já pensei no peixe mas para já prefiro carregar mais na comida.

Boas,
Ricardo, se estas com problemas de cyanos, provavelmente será dos fosfatos, se bem que podem existir outros fatores..
De qualquer das formas, agora que percebeste que tens os fosfatos baixos, porquê continuar com as resinas? :-\
a função da resina é retirar... se os tens 0.00 no checker, acho que só estas a agravar a situação!
porque não experimentares tirar as resinas, e carregar ou pouco na carga orgânica?!
Não te esqueças é de respeitar a rotina das TPA para não cometeres o erro de elevar os nitratos a níveis que não desejes!
Se quiseres podes ir aspirando as cyanos que existam nessas tpa diretamente para fora do aquário, nada de filter bags a filtrar e voltar para a sump!!!
No caso da digitata roxa, não dês muita importância, porque há variáveis, há umas mais roxas que outras. e até outras que são castanhas de pólipo azul, que aparentam ser roxas, mas na verdade nunca o serão!
cumprimentos

Mensagem 22/jan/2014, 16:22

Muito porreiro o video Rui... :D

Olha, qual o numero de peixes que tens de momento e qual a quantidade de CA/KH/MG que doseias diariamente?
TPAs de 10% semana?

Boas marco, obrigado!
atualmente tenho 17 peixes, apenas 4 deles são cirurgiões.. é o meu limite!
Doseio 170ML de CA, 40ML MG e 230ML de KH... achas que é muito? =))
Devido á falta de tempo, andei-me a portar mal com as TPA, mas já voltei a regularizar os 10% semanais!!
Com esta distração, deixei os nutrientes subir um pouco mais do habitual... mas nada que 50ML de leite de carbra virgem não resolva rapidamente!
abraço

agora sim, o Link como deve ser:

Cumprimentos
Editado pela última vez por Rui Da Silva em 22/jan/2014, 16:33, num total de 1 vez.

Mensagem 22/jan/2014, 16:33

Boas Rui

Antes de mais obrigado a todos pelas ajudas.
Sim eu já estou a retirar aos poucos, para não correr o risco de subirem demais.
E já comecei a carregar um pouco mais na comida. Agora é esperar pelos resultados.

Cumprimentos
Ricardo

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros