Ricardo Ferreira Escreveu:
Eu suplementos só mesmo ca, kh e mg. Mas tenho uma resina de fosfatos da ATI que meti prai a 2 semanas a dose minima pois não tinha o hanna para controlar. Chegou-me na sexta feira e apos 3 testes deu-me sempre 0,00.
Meti a resina por sempre pensar que seria dos fosfatos, inclusive mudei os filtros das osmose que me estavam a acusar 14 ppm no tds.
Por norma dou comida congelada, o que faço é descongelar num recipiente plástico com um coador em água de osmose e mudo umas 4 vezes essa água antes de dar.
Estão a crescer bastante bem. quer sps quer lps e moles. O único que não me agrada tanto é uma digitata roxa que tem pouco roxo. Está mais castanha, mas pelo que sei será das cores mais difíceis de se obter no aquário.
Já pensei no peixe mas para já prefiro carregar mais na comida.
Boas,
Ricardo, se estas com problemas de cyanos, provavelmente será dos fosfatos, se bem que podem existir outros fatores..
De qualquer das formas, agora que percebeste que tens os fosfatos baixos, porquê continuar com as resinas?
a função da resina é retirar... se os tens 0.00 no checker, acho que só estas a agravar a situação!
porque não experimentares tirar as resinas, e carregar ou pouco na carga orgânica?!
Não te esqueças é de respeitar a rotina das TPA para não cometeres o erro de elevar os nitratos a níveis que não desejes!
Se quiseres podes ir aspirando as cyanos que existam nessas tpa diretamente para fora do aquário, nada de filter bags a filtrar e voltar para a sump!!!
No caso da digitata roxa, não dês muita importância, porque há variáveis, há umas mais roxas que outras. e até outras que são castanhas de pólipo azul, que aparentam ser roxas, mas na verdade nunca o serão!
cumprimentos