Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 22/Oct/2013, 11:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva,

Quero dizer: Produção de uma linha de calhas "Solar do Frades" By Rui Gaspar :p

Abraço

Nahhhhhhhh !!!!!!!!!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/Oct/2013, 10:12

Boas ;) ,

Ontem finalmente chegou a segunda fonte de alimentação.

Fiz um pequeno teste para ver se estava tudo a funcionar como deve de ser e montei a calha. Tá quase pronta :-j

Com o teste feito vai de acabar de montar a calha e testar todos os LEDS e canais com a ligação Arduíno ....

Para quem nunca viu é interessante observar o fenómeno de PWM

O que é certo é que eu tenho a mania de deixar as coisas em testes antes de as usar. E uma coisa que reparei foi que a ventoínha da fonte não estava a funcionar. Aquilo começou a aquecer bastante e decidi para o teste.

Comecei a olhar melhor para a fonte ... e meu Deus. Não é nova, já tinha sido aberta e de novo a bobine estava meia partida.

Mandei-lhes imediatamente fotos a reportar o problema e hoje responderam-me ... Vão devolver o dinheiro todo e pediram-me para fazer o "dispose" das fontes.

Ou seja ... se conseguir soldar as bobines de volta e meter uma ventoínha a arrefecer aquilo ficarei com duas fontes de treta que servirão pelo menos para backup.

Entretanto já vem a caminho uma Meanwell verdadeira.

Hoje ver se consigo na hora de almoço terminar isto para voltar rápidamente aos leds. Paulo ... és boa pessoa mas sinceramente estou farto de T5 ... =)) =)) =)) =))

Abraços,
Rui

Mensagem 23/Oct/2013, 11:29

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006

Mensagem 24/Oct/2013, 14:22

Boas :D ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
boa!!!!
:ymapplause:

Obrigado Hugo ... Tá quase. Já não falta muito para trocar a calha T5 pelos LEDs outra vez.

Entretanto mais um update dos últimos trabalhos ... Isto já começa mais a parecer um tópico de electrónica do que propriamente um tópico de aquariofilia mas pronto fica para a história.

Quem tem acompanhado o tópico sabe o que tenho sofrido com fontes de alimentação. Depois da original ter queimado decidi comprar uma Meanwell original (que vem a caminho) e uma mais fraquita para servir de backup em caso de necessidade.

A mais fraquita que veio de UK a primeira vinha avariada com a bobine completamente solta. Mandaram-me uma nova que embora a trabalhar não vinha muito melhor. A somar a isso tudo a primeira não funcionava a ventoínha e a segunda após 10s de funcionamento deu um estampido forte e a ventoinha deixou de trabalhar.

Reclamei com o vendedor que devolveu o dinheiro todo e me disse taxativamente para meter as fontes no lixo.

Ora como eu sou um pouco teimoso decidi abri-las e tentar corrigir o problema.

Após a abertura reparei que o estampido foi do estouro de um componente de 100microF 35V do circuito da ventoínha.

Outra coisa foi a bobine:
Imagem

Meti-me ao trabalho de desoldar os pedaços da bobine que estavam ainda presos e retirar a solda em excesso:
Imagem

Metade feita:
Imagem

Os bocados de solda que sobraram:
Imagem

Bobine de novo no sítio desta vez com os 6 condutores presos e prontos a soldar:
Imagem

A bobine já soldada de novo no sítio:
Imagem

Entretanto era tempo também de retirar a ventoínha de origem e substituir. Tampa marcada para furar
Imagem

Toda furada:
Imagem

e a nova ventoínha montada na tampa. Isto já era uma coisa que queria fazer à muito tempo pois a ventoinha original faz imenso barulho
Imagem

E por fim as duas fontes já arranjadas e alteradas lado a lado:
Imagem

Agora como não tenho confiança nenhuma nestas fontes de alimentação vou montar um pequeno quadro electrico com um diferencial e dijuntor para caso haja problemas o aquário não ficar sem electricidade.

Adicionalmente decidi que vou montar as duas fontes na calha e dividir a calha a metade para cada fonte. Assim as fontes só trabalham a menos de metade da sua potência pois não acredito que uma fonte destas a trabalhar perto do limite vá aguentar muito tempo.

Para além disso tenho que montar um pequeno relé agarrado ao arduino para ligar as ventoinhas e quero ver se coloco também sensores de temperatura para cada uma das temperaturas de côr (branco, azul e violeta).

E pronto ... é tudo por agora. Espero ter um pouco de tempo hoje para conseguir pelo menos acabar a calha e montar a caixa do Arduino (afinal vai ficar fora).

Tá quase ... tá quase ... :ympray: :ympray: :ympray:

Abraços,
Rui

Mensagem 24/Oct/2013, 14:31

Eu também tenho essa ideia de substituir as ventoinhas da fonte que fazem um basqueiro tremendo!!!

Tá no bom caminho!!! :ymapplause:

Mensagem 24/Oct/2013, 15:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Hoje ver se consigo na hora de almoço terminar isto para voltar rápidamente aos leds. Paulo ... és boa pessoa mas sinceramente estou farto de T5 ... =)) =)) =)) =))

Abraços,
Rui

Primeiro Estranhas mas depois entranha-se ;) ;) ...

Abração Amigo ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 19/dez/2013, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Rui,

Um forte abraço!

Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 21/dez/2013, 18:58

Pedro Ferrer Escreveu:
Rui,

Um forte abraço!

Pedro Ferrer

Obrigado Pedro.

Bem que é preciso nestas alturas!

Abraço,
Rui

Mensagem 19/jan/2014, 18:39

Boas ;) ,

O ano passado terminou mal. Com a morte do meu Pai e morte da minha Tia uma semana depois o tempo foi de desleixo para o aquário.

Na realidade parece que tenho algum problema em controlar o aquário também. Estive imenso tempo com fosfatos a 0.00 (hanna checker) e nitratos a 0 (salifert) sem limpar escumador, sem trocar filter bag e sem fazer TPA alimentando imenso quer os peixes quer os corais para tentar subir estes valores.

O certo é que de um dia para o outro a coisa descambou de forma dramática e eu sem tempo ou motivação para fazer fosse o que fosse.

Quase que de um dia para o outro tive um pico de fosfatos e nitratos que deram origem a um Boom de algas. O que por seu lado até que foi bom pois como cresceram desmesuradamente foram-me controlando os nutrientes no aquário e os corais aguentaram-se bem.

Por outro lado o facto de ter uma SUMP aberta não me permite ter uma afinação do escumador muito precisa e acho que isso também me estava a prejudicar.

No entanto se hoje estou na aquariofilia muito se deve ao meu Pai que desde muito tenra idade (8 anos) me incutiu o gosto por este hobby.

Assim, decidido a honrar a memória do meu Pai decidi que o aquário deveria tomar definitivamente outro rumo.

Estive um dia desde as 19:00h até às 4.00h do dia seguinte a limpar o aquário, fazer TPA, limpar SUMP, escumador, tudo.

Tirando uma Stag Azul, a Efflo, a lokani e uma stylophora rosa tudo o resto se parece aguentar. Talvez ainda venha a perder também uma Red Dragon mas ainda não é certo e espero que ela recupere.

Ora estando eu descontente com o escumador decidi comprar um ATI PowerCone 250IS e influênciado a arranjar um método que consiga controlar e perceber melhor o jogo de nutrientes decidi começar também o método Zeovit completo e para isso também vem a caminho um Vertex RX-Z de 1.5l

Outra coisa era o areão. Como tinha areão de 1mm de tamanho e ganhando ele muita alga e sujidade voltei também à minha ideia inicial de ter areão "sugar size" portanto o areão também será todo trocado sendo que o actual já se encontra todo no lixo. O objectivo é ter uma camada muito fina de substracto. Não mais que meio centímetro.

O novo irá a ciclar primeiro em água de osmose para libertação de fosfatos e depois em água do mar antes de dar entrada no aquário.

Os peixes .... não sei o que se passou. Num instante perdi quase todos os peixes que tinha: palhaços, triostegus, lineatus, stigmatura, randalli .... não sei o que se passou mas foi uma razia. Quando retirava os peixes mortos não lhes vias rasgões, mazelas, algodão, pontos brancos ... absolutamente nada. Não sei e continuo sem saber o que se passou.

Certo é que adquiri alguns peixes e com o método de TTM só para aclimatização os que lá estão vão engordando e já limparam a alga que permanecia quase toda.

Deixo-vos algumas fotos para perceberem a dimensão da coisa.

Estado inicial:
Imagem

No processo de limpeza:
Imagem

Imagem

Já limpo excepto as rochas que os peixes já trataram de limpar:
Imagem

Entupi três filter bag na limpeza:
Imagem

Como vou começar com zeovit e a conselho do Alexander retirei três dos seis litros de siporax que tinha e aproveitei para arrumar direitinho para que não se suje tanto:
Imagem

SUMP limpinha. Ainda não foi substituida pois tenho que finalizar a parte eléctrica e a tubagem toda.
Imagem

No dia seguinte - Hoje está incomparávelmente melhor. Ver se consigo mais tarde tirar uma foto de jeito.
Imagem

A rocha como ficou. Não escovei até porque a alga não saia mas os peixes sem alga para comer no chão trataram do resto.
Imagem

A SUMP nova e o aquário de 1.5m. Nesta fase estavam a ser esvaziados depois da limpeza aos vidros.
Imagem

E a SUMP limpinha mas que vai ser substituida:
Imagem

Pronto. Fica também o relato não só dos bons momentos mas também dos maus ... Eu aprendi alguma coisa com isto e espero que mais possam aprender com os meus erros e não os repetir.

Abraços,
Rui

Mensagem 19/jan/2014, 19:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Boas Rui antes de mais os meus sentimentos. Já tinha reparado que andavas um pouco afastado mas longe de saber que era pelos piores motivos pensei que fossem profissionais. Um forte abraço e cabeça para cima.

Isso nas tuas mãos num instante esta recuperado e depois com essas instalações de excelência mais fácil será.

Não te esqueças que foi contigo que dei os primeiros passos nos salgados, ainda me lembro tu com um papel a explicar como funcionava o ciclo de um aquário e os consumos...depois ficou em tua casa o papel!!!

Por isso força nisso que tens muito pessoal à tua espera por estes lados...

Mensagem 19/jan/2014, 19:39

Rui, confesso que me escapou esta fase menos boa do aquário e pessoal. Tenho também andado cheio de trabalho e deve-me ter passado, desculpa! ^:)^

Força nisso e já sabes que no que precisares, podes contar! Apita!!! :ymhug:

Mensagem 19/jan/2014, 20:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Força Rui!!! Isso agora quer é dedicação ;)

Mensagem 19/jan/2014, 20:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
boas rui, forca nisso e acho que muita gente tem historias identicas de ter sido o pai a passar o bichinho no meu caso tambem foi assim e a minha sump hoje em dia era o aquario do meu pai e mas coisas como deves imaginar, identifico me muito com o que disseste de ser o pai a passar o bicho :)

forca ;)

Mensagem 20/jan/2014, 09:46

Boas,

Pessoal, Muito e muito obrigado pelos vossos comentários.

João, a ti um especial Obrigado que tens sido um forte apoio ...

Abraços,
Rui

Mensagem 20/jan/2014, 10:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Amigo Rui ...

Antes de mais os meus Sentimentos Amigo ...
Em relação ao aqua , omo é norma , a família e os nosso problemas sobrepõem-se sempre aos hobbies ,alguns hobbies dão para parar outros acabamos por ter sempre que ter alguma atenção e cuidado com eles , o que por vezes não é possível ...
Amigo Força com isso e alguma ajuda que precises ja sabes avisa que eu estou por aqui ...

Em relação ao aqua Cara lavada , e isso agora vai começar a bombar de novo é uma questão de tempo, e tu sabes disso ...

Abração ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/fev/2014, 01:25

Boas ;) ,

Os trabalhos de recuperação cá por casa continuam ...

A troca de SUMP está a dar imenso trabalho e o tempo disponível é pouco ...

A desarrumação é grande mas tudo ficará mais tranquilo quanto acabar a tubagem. O problema é que agora para acabar a tubagem tenho que deixar o sistema sem aquecimento e escumação durante umas horas.

Amanhã se tudo correr bem será o dia da transição.

Pouco tive para testar a tubagem em termos de fugas mas dado a experiência de determinados troços que experimentei acredito que tudo vá correr bem.

O material entretanto também chegou e já o estou a montar na SUMP nova.

A parte electrica foi toda refeita principalmente para adicionar mais tomadas ao circuito e para tirar todo o controle do arduino. Não tenho tempo para andar a programar e muito menos paciência neste momento por isso controlo o que preciso de controlar com interruptores simples e pronto.

Imagem

Os corais estão a recuperar mas ainda longe do seu explendor ...

Vamos ver. Vou começar o método completo Zeovit no dia 20 de Fevereiro e ver como corre.

Abraços,
Rui

Mensagem 06/fev/2014, 21:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

Mensagem 06/fev/2014, 22:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
como sempre, tudo pensado ao promenor ;) segue pm

Mensagem 07/fev/2014, 02:12

Boas ;) ,

Obrigado pelos vossos comentários.

Aqui fica um update ... sump trocada :p !

A partir de agora se não houver sucesso é mesmo culpa do dono.

Imagem

Ainda falta acabar a parte eléctrica e tentar meter os fios direitinhos (os que forem possíveis) mas está ...

ZERO fugas na tubagem toda inclusivamente na flexível.

Mais notícias agora só para março depois de 15 dias com Zeovit!

Abraços,
Rui

Mensagem 07/fev/2014, 08:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148

Como sempre nivel maximo!!!!
Agora apenas dedicaçao, só dedicaçao!!!

Grande abraço
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros