Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Sarcophyton fechado há 10 meses!!

Sarcophyton fechado há 10 meses!!

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Boa tarde a todos,

Já la vão uns meses que os meus Sarcophyton não abrem, 7 meses para ser mais preciso. Curiosamente, todos eles crescem. Tinha um pequeno Sarco que estava no aquário de 1 amigo com polipos abertos e desde que entrou no meu aquario, nunca mais os voltou a abrir. Dá para concluir que o problema está no meu aquario... Só ainda não descobri onde!!

Já alguém passou por uma experiência semelhante? Alguma dica/ sugestão?
Editado pela última vez por Helder Ferreira em 28/ago/2015, 22:08, num total de 2 vezes.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Olá.

Não terás lá algum peixe que o possa andar a bicar???
Pode ser reacção a "bicadas" oua "pisadelas"....

Já vi Hepatus a devastarem Sarcos....
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Viva,
Não percebo muito bem o que poderá ser mas vai mudando de sitio para teres a certeza que não é da iluminação ou da circulação, depois o ideal era colocares os teus valores e hábitos de manutenção para aqui a malta analisar melhor e opinar.

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Olá a todos,

A saga dos Sarcophyton's com pólipos retraídos mantém-se. Tenho feito algumas experiências, mas eles continuam muito tímidos.
Contra todas as expectativas e curiosamente, eles vão crescendo.

Segundo o meu ponto de vista os diferente factores que podem desencadear este comportamento podem ser os seguintes:
- Iluminação
- Circulação
- Guerra química entre Corais
- Parasitas/ Fungos
- Qualidade da água

A hipótese da iluminação e da circulação eliminei logo à priori, porque mantenho a mesma calha (T5) e bombas de circulação desde a montagem do aquário é sempre estiveram bem.
Guerra química entre corais, parece-me pouco provável, porque encontram-se em pontos distintos do aquário e sem espaço que previne o contacto entre os diferentes corais.
Tudo me leva a acreditar que seja a qualidade da água, mas nos testes mais comuns (pH, kh, Ca, Mg, PO4) está tudo bem, apenas tenho nos nitratos elevados (25 mg/L), mas que também não caus qualquer transtorno ao Sarcolhyton's. Toleram sem qualquer problema valores ainda mais elevados. Poderá ser outro elemento químico que esteja em carência/ excesso, mas só com um teste mais preciso é que consigo ter noção. Já ponderei fazer o teste triton para perceber melhor a qualidade da água.
Mantenho a manutenção habitual, actualmente TPA de 10-15% semanal. Talvez faça migrar novamente o Sarco para outro aquário, para ver qual a reação dele noutras condições.

Olá a todos,

Passado todo este tempo os Sarcophyton's mantêm-se com os pólipos retraídos e continuo sem perceber qual a causa. Desconheço Sarcos que tenham estado tanto tempo com pólipos retraídos e que se mantenham vivos. Já pensei em retirá-los de 1 vez por todas do aquário, mas enquanto não descobrir o que é, não descanso!!

No último mês criei um pequeno aquário e mais recentemente transferi um dos Sarcophyton's para esse aquário, o que é certo é que começou a extender os pólipos e a retomar ao seu estado normal. Recentemente introduzi uma sinularia no aquário principal e manifestou o mesmo comportamento.
Conclusao: O problema reside no meu aquário.

Exclui assim a hipótese de parasita/ fungo, circulação e iluminação também já tinha excluído... Leva-me a acreditar cada vez mais que o problema está na água. No entanto com tanta TPA que já fiz desde que se iniciou este problema, como é possível ainda não ter resolvido este problema? Os restantes corais estão todos Ok, tenho maioritariamente corais moles.

Estou seriamente a pensar em fazer um teste Triton para tentar perceber analiticamente o que se passa no meu aquário.

Alguma opinião/ sugestão?

Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357

Olá Hélder,
Coincidência ou não, estou com um problema idêntico ao teu. Só que no meu caso dura só a 3 semanas, uma sexta de manhã, os pólipos ficaram a meio, e depois disso nunca mais saíram ! Por vezes ainda tentam sair .... mas nada ... será que imbernam ?
Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Helder Ferreira Escreveu:
Olá a todos,

Passado todo este tempo os Sarcophyton's mantêm-se com os pólipos retraídos e continuo sem perceber qual a causa. Desconheço Sarcos que tenham estado tanto tempo com pólipos retraídos e que se mantenham vivos. Já pensei em retirá-los de 1 vez por todas do aquário, mas enquanto não descobrir o que é, não descanso!!

No último mês criei um pequeno aquário e mais recentemente transferi um dos Sarcophyton's para esse aquário, o que é certo é que começou a extender os pólipos e a retomar ao seu estado normal. Recentemente introduzi uma sinularia no aquário principal e manifestou o mesmo comportamento.
Conclusao: O problema reside no meu aquário.

Exclui assim a hipótese de parasita/ fungo, circulação e iluminação também já tinha excluído... Leva-me a acreditar cada vez mais que o problema está na água. No entanto com tanta TPA que já fiz desde que se iniciou este problema, como é possível ainda não ter resolvido este problema? Os restantes corais estão todos Ok, tenho maioritariamente corais moles.

Estou seriamente a pensar em fazer um teste Triton para tentar perceber analiticamente o que se passa no meu aquário.

Alguma opinião/ sugestão?

Obrigado

Quais são os parâmetros da água ????

Depois e o mais importante. Qual é a população de vivos que tens?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Boas,

Só tenho 2 Ocellaris e e Hepatus, que deixam os Sarco's sossegados, nao os andam a incomodar.

Neste momento os parâmetros são os seguintes:

T° - 25,5°
Dens -1.025
PH - 7,8
Kh - 7
NO3 - 10mg/L
Ca - 390
Mg - Acabou e falta comprar novo teste.
PO4 - 0.03 a 0.1

Apesar destes valores não serem os ideais para alguns corais (SPS), julgo não serem preocupantes para os Sarcophyton.

Nelson Alcobia Escreveu:
Olá Hélder,
Coincidência ou não, estou com um problema idêntico ao teu. Só que no meu caso dura só a 3 semanas, uma sexta de manhã, os pólipos ficaram a meio, e depois disso nunca mais saíram ! Por vezes ainda tentam sair .... mas nada ... será que imbernam ?

Pois, no meu caso já vai há uns bons meses. É comum eles ficarem com os pólipos retraídos durante uns dias ou até poucas semanas, não é normal ficar por um período tão longo como os meus. A retacao dos pólipos por vezes está relacionada com o próprio crescimento do Sarco.

Mas não ibernam ;)

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Helder Ferreira Escreveu:
Boas,

Só tenho 2 Ocellaris e e Hepatus, que deixam os Sarco's sossegados, nao os andam a incomodar.

Neste momento os parâmetros são os seguintes:

T° - 25,5°
Dens -1.025
PH - 7,8
Kh - 7
NO3 - 10mg/L
Ca - 390
Mg - Acabou e falta comprar novo teste.
PO4 - 0.03 a 0.1

Apesar destes valores não serem os ideais para alguns corais (SPS), julgo não serem preocupantes para os Sarcophyton.

Embora não sejam ideiais, também penso que não será por aí.

Mas e o resto dos vivos? não tens equipa de limpeza? não tens bristle worms? Ofiurios?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Embora não sejam ideiais, também penso que não será por aí.

Mas e o resto dos vivos? não tens equipa de limpeza? não tens bristle worms? Ofiurios?

Abraços,
Rui

Sim Rui, tenho a equipa de limpeza clássica,

Reformulando,

Peixes:
- 1 Hepatus
- 2 Ocellaris
- 1 NeonGoby (já me estava a esquecer deste)

- Mespilia Globulus
- Lysmata Amboinensis

Equipa de limpeza:
- Turbo snail
- Nassarios
- Eremitas

- Ofiruros (pequenos no interior das rochas)
- Fireworms e não Britleworms

Corais:
- Xenias
- Zoanthus
- Parazoanthus Gracillis
- Ricordeas
- Discossomas
- Palythoas
- GSP
- Montipora Capricornis
- Montipora Digitata
- Milka
- Euphyllias
- Caulastrea Furcata

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Já verificaste parazistas, larvas ou lagartas na base dele? Não tens nenhum tipo de mancha escura no Sarco?
Coloca-o no sitio onde tiveres maior corrente, pode ajudar... mas de facto é estranho, isso é um coral da "guerra", aguenta tudo!

Marco Madeira Escreveu:
Já verificaste parazistas, larvas ou lagartas na base dele? Não tens nenhum tipo de mancha escura no Sarco?
Coloca-o no sitio onde tiveres maior corrente, pode ajudar... mas de facto é estranho, isso é um coral da "guerra", aguenta tudo!

Oi Marco,

Já até andei com lupa a inspeccionar os Sarco's para ver se descobria alguma coisa e não encontrei nada. Não têm manchas escuras/ brancas nem qualquer sinal de decomposição sugestivo de fungos. Eles estão em zonas diferentes do aquário, onde têm luminosidade e circulação diferente, mas todos estão com o mesmo aspecto e com os pólipos retraídos.

O Sarco que transferi à experiência para outro aquário, está com bom aspecto e com os pólipos distendidos.

Também considero os Sarcophytons como corais de "guerra", o que me leva a estar ainda mais preocupado e curioso com o que se passa no meu aquário. Para eles estarem a reagir negativamente, significa que alguma coisa não está bem.

A guerra química/ toxicidade de alguns corais é uma das possibilidades, mas certamente se iria manifestar mais rapidamente noutros corais (digo eu). Tudo me leva a crer que é alguma coisa na água, mas os Sarcophytons costumam ser muito tolerantes a certos desvios dos parâmetros da água. Por outro lado com quase 10 meses de TPA's regulares não se justificava manterem-se assim durante um período tão longo.

Só adiciona zeback e Zeostart. Em tempos também doseava kalk+2, mas suspendi há algum tempo.

Alguém sabe quanto tempo demora o resultado no teste Triton?

Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Tens mudado as lâmpadas?

Tamanho do aquário?

Adicionas zeoback e zeostart?

Enquanto esperas o triton sugiro o seguinte...
Corta um deles como se fosses fazer um frag, mas um frag grande. Por vezes em situações após corte os corais "despertam" para a vida....

Ás vezes há parasitas internos nos Sarcos que os comem de dentro para fora e o coral apresenta esse comportamento que tu dizes, mas em 7 meses já devias ter manchas ou buracos externos no tronco do Sarco. Se quiseres ir mais a fundo, corta um dos sarcos pelo pé/tronco e inspeciona a ver se encontras buracos ou tuneis no tronco. Entretanto, após isso ganhas +1 Sarco... ;) :D.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Marco Madeira Escreveu:
Enquanto esperas o triton sugiro o seguinte...
Corta um deles como se fosses fazer um frag, mas um frag grande. Por vezes em situações após corte os corais "despertam" para a vida....

Ás vezes há parasitas internos nos Sarcos que os comem de dentro para fora e o coral apresenta esse comportamento que tu dizes, mas em 7 meses já devias ter manchas ou buracos externos no tronco do Sarco. Se quiseres ir mais a fundo, corta um dos sarcos pelo pé/tronco e inspeciona a ver se encontras buracos ou tuneis no tronco. Entretanto, após isso ganhas +1 Sarco... ;) :D.

E se tiver, qual o procedimento?

Depende do que encontrares... se não for muito grave, retiras manualmente todos os bichos, depois dás um banho de água doce por uns minutos (ou uma solução tipo Coral Rx) e voltas a colocar o coral no aqua.

Se for muito grave e vires que está todo tipo "podre" por dentro e a cheirar mal eu tirava todos do aqua... inspecionava um a um com esse procedimento e depois aproveitava só o que estivesse bom. Podes aproveitar apenas um bocadinho do "chapéu" do Sarco, ele depois volta a ganhar o pé.

Todos os outros corais estão bem? Se não..., já testaste niveis de cobre no aqua?

Marco Madeira Escreveu:
Depende do que encontrares... se não for muito grave, retiras manualmente todos os bichos, depois dás um banho de água doce por uns minutos (ou uma solução tipo Coral Rx) e voltas a colocar o coral no aqua.

Se for muito grave e vires que está todo tipo "podre" por dentro e a cheirar mal eu tirava todos do aqua... inspecionava um a um com esse procedimento e depois aproveitava só o que estivesse bom. Podes aproveitar apenas um bocadinho do "chapéu" do Sarco, ele depois volta a ganhar o pé.

Todos os outros corais estão bem? Se não..., já testaste niveis de cobre no aqua?

Obrigado Marco pelas dicas/ sugestões.

Relativamente aos corais, igualmente aos Sarco's tive uma encontrava-se uma Sinularia, que também há não se encontra nesse aquario. Quando a transferi para o outro aquario começou novamente a reagir a abrir os pólipos. Os restantes corais estão todos óptimos com a excepção de uma Acropora Milleapora que perdi recentemente (STN).

Vou seguir o teu conselho e cortar os Sarco's, inspecciona-los e transferi-los para o aquario em quarentena.

Julgo que o problema não vai estar nos Sarcophyton's, mas sim no meu aquario. Não é normal o Sarco estar no aquario de um amigo meu com os pólipos distendidos, quando entra no meu aquario retrai os pólipos durante uns meses e assim que transfiro para outro aquario reage positivamente e volta a distender os pólipos.

Não tenho o teste para verificar os níveis de cobre, nem me ocorreu essa possibilidade. Mas não também não adiciono nada no aquario que possa estar a aumentar os níveis de cobre (julgo eu ;) )

Pedro Vigario Escreveu:
Tens mudado as lâmpadas?

Tamanho do aquário?

Adicionas zeoback e zeostart?

Oi Pedro,

Sim, adiciono Zeoback e Zeostart. Mas a adição destes produtos é mais recente que a reacção negativa dos Sarcophyton's.

É um pequeno aquario de aprox. 100L líquidos

Mudei as lâmpadas ainda este ano, têm menos de 6 meses de uso.

Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Os sarcos são daqueles corais tramados para morrerem em situações normais... mas um fungo, que poderia desenvolver-se caso houvesse parasitas virava-o em 3 tempos...

Que tipo de água usas nas mudas? Água natural ou usas sal sintético?

Pedro Vigario Escreveu:
Os sarcos são daqueles corais tramados para morrerem em situações normais... mas um fungo, que poderia desenvolver-se caso houvesse parasitas virava-o em 3 tempos...

Que tipo de água usas nas mudas? Água natural ou usas sal sintético?

Infelizmente, devido à distância que me encontro do mar, uso maioritariamente sal sintético. Só usei água do mar 2 ou 3 vezes. Mas gostava de inverter esta prática

Voltar para Discussão Geral