Marco Madeira Escreveu:
Depende do que encontrares... se não for muito grave, retiras manualmente todos os bichos, depois dás um banho de água doce por uns minutos (ou uma solução tipo Coral Rx) e voltas a colocar o coral no aqua.
Se for muito grave e vires que está todo tipo "podre" por dentro e a cheirar mal eu tirava todos do aqua... inspecionava um a um com esse procedimento e depois aproveitava só o que estivesse bom. Podes aproveitar apenas um bocadinho do "chapéu" do Sarco, ele depois volta a ganhar o pé.
Todos os outros corais estão bem? Se não..., já testaste niveis de cobre no aqua?
Obrigado Marco pelas dicas/ sugestões.
Relativamente aos corais, igualmente aos Sarco's tive uma encontrava-se uma Sinularia, que também há não se encontra nesse aquario. Quando a transferi para o outro aquario começou novamente a reagir a abrir os pólipos. Os restantes corais estão todos óptimos com a excepção de uma Acropora Milleapora que perdi recentemente (STN).
Vou seguir o teu conselho e cortar os Sarco's, inspecciona-los e transferi-los para o aquario em quarentena.
Julgo que o problema não vai estar nos Sarcophyton's, mas sim no meu aquario. Não é normal o Sarco estar no aquario de um amigo meu com os pólipos distendidos, quando entra no meu aquario retrai os pólipos durante uns meses e assim que transfiro para outro aquario reage positivamente e volta a distender os pólipos.
Não tenho o teste para verificar os níveis de cobre, nem me ocorreu essa possibilidade. Mas não também não adiciono nada no aquario que possa estar a aumentar os níveis de cobre (julgo eu

)
Pedro Vigario Escreveu:
Tens mudado as lâmpadas?
Tamanho do aquário?
Adicionas zeoback e zeostart?
Oi Pedro,
Sim, adiciono Zeoback e Zeostart. Mas a adição destes produtos é mais recente que a reacção negativa dos Sarcophyton's.
É um pequeno aquario de aprox. 100L líquidos
Mudei as lâmpadas ainda este ano, têm menos de 6 meses de uso.
Obrigado